Infância

Publicação

Pesquisador

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Márcia Maria e Silva

Márcia Maria e Silva é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formou-se doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Maracanã), na linha de Infância, Juventude e Educação. Cursou mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular. Tem Especialização em Literatura Infantil ( UFF). Possui graduação em Pedagogia (UFF) e Letras (UERJ), tendo trabalhado como Professora e Pedagoga na educação básica por anos.

Cristiana Callai de Souza

Possui Graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense - INFES/UFF. Participou da implementação do PPG em Ensino e atuou como vice coordenadora no período de 2015 a 2017. É professora e orientadora no Mestrado em Ensino e no curso de Pedagogia. É membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino. Tem interesse em pesquisas no Cotidiano Escolar da Educação Infantil; Criança e Natureza; Formação Estética; Escritas acadêmicas outras.

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Maristela Barenco Corrêa de Mello

Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua (Infes/UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente (PPG-MA/UERJ). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Andréa Cardoso Reis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente está na categoria professor associado II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, ciências na educação infantil, educação inclusiva, narrativas, imaginário, cultura oral, formação de professores.

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

Maria Lívia do Nascimento

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professa titular da Universidade Federal Fluminense. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Exclusão Social, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Renata Alves de Paula Monteiro

é Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora (2011) e mestre (2006) pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui graduação em Psicologia (2003) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora permanente do Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ) e pesquisadora do Observatoire Jeune et Société (INRS/Canada). Membro do NAV - Núcleo de Atenção à Violência.

Bernardina Maria de Sousa Leal

Docente da Universidade Federal Fluminense, servidora requisitada pela Defensoria Pública da União, Coordenadora do Núcleo de Tradução da Assessoria Internacional. Graduada em Licenciatura Letras Inglês pela Universidade de Brasília (1983), mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1997), doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e pós-doutora em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (2014).

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