Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda.
Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense.