Movimentos Sociais

Pesquisador

Katia Iris Marro

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Nacional de Rosario - Argentina (2001), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004); doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora Associada do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário Rio das Ostras e coordenadora do "Grupo de estudos e pesquisa Lutas Sociais e Classes Subalternas".

Jacqueline Botelho

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Assistente Social, graduada pela UERJ. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS(UERJ). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Educação do Campo, Política Educacional, Educação Antirracista, Questão Étnico- Racial no Brasil, Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais. Coordenadora do NEPEQ (Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira).

Inny Bello Accioly

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luiz Jardim de Moraes Wanderley

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ-FFP. Geógrafo, com graduação em Bacharel e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006/2007), Mestrado (2008) e Doutorado em Geografia na mesma instituição (2015), com estágio de bolsa sanduíche na Vrije Universiteit Amsterdam - VU (2012/2013).

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais- Licenciatura(2020-2021).

Jacqueline Aline Botelho Lima Barboza

Professora da Escola de Serviço Social da UFF/Niterói. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo PPFH/UERJ. Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas sobre Questão Agrária no Brasil, Trabalho, Educação, Questão Racial e Movimentos Sociais.Coordenadora do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo e Movimentos Sociais).

Glauco Bruce Rodrigues

Graduação em Geografia na Universidade Federal Fluminense, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutor em Geografia pela UFRJ. Atualmente é professor adjunto do departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Atua nos campos da História do Pensamento Geográfico, Geografia Histórica, Ativismos e Conflitos Sociais. É Coordenador do Núcleo de Estudos sobre o Território e Conflitos Sociais.

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF). Coordena também o LEPECS- Laboratório em Ciências Sociais, Educação e Saberes, o Grupo de Pesquisa Cidades, Sociabilidades e Cidadania.

Javier Walter Ghibaudi

Professor Associado da Faculdade de Economia, Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF). Doutor e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), possui graduação em Economia pela Universidad de Buenos Aires (2001).

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 na UFMG e, em 2020, na University of California, UC Berkeley (Professora Visitante - Print/Capes; com período final de atividades na UFRGS). Pesquisadora integrante da equipe de coordenação do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI-UFF).

Reginaldo Scheuermann Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação (2015) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em pesquisa na área de políticas públicas, educação popular, movimentos sociais, ONGs e favela. Foi professor do Departamento de História da UERJ (2016-2017). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na Ecole des Hautes etudes en Sciences Sociales . Atualmente, realiza um pós-doutorado no Centre d'Etudes des Mouvements Sociaux da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. E professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Adilson Vaz Cabral Filho

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, com atuação no Departamento de Comunicação Social e no Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq - nível 2 (2021-2024). Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ (2022-2025). Docente do Programa de Estudos pós-graduados em Política Social (PPGPS) de 2008 a 2019. Coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - UFF (2016-2020).

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Subscrever Movimentos Sociais