Engenharia de Produção

Pesquisador

Mateus Pereira Martin

Bacharel em Engenharia de Produção pela FCA/UNICAMP (mar/2009-dez/2013), mestre em Engenharia Elétrica pela FEEC/UNICAMP (mar/2014-mar/2016) e doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar (mar/2016-dez/2019). Realizou intercâmbio acadêmico na Universitat Politècnica de València-Espanha (fev-jul/2012) durante a graduação, e doutorado sanduíche na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (out/2018-set/2019). Realizou pós-doutorado em Pesquisa Operacional, vinculado ao PPG-PO da UNIFESP/ITA (abr/2020-dez/2021).

Ana Carolina Ribeiro Duarte Hashimoto

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2012), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (2014) e doutorado em Engenharia Metalúrgica na área de Processamento e Caracterização de Materiais também pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atuou como docente no Centro Universitário Geraldo Di Biasi nos cursos de Engenharia de Produção e Administração de 2015 a 2020. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Engenharia de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Marcelle Feitoza Bassi Costa

Professora substituta do magistério superior na área de Engenharia da Qualidade no departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (PDE/UFF). Especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Engenharia na área de Gestão, Produção e Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do GT ABENGE de Educação Empreendedora. Experiência profissional nas áreas de Planejamento, Gestão de Projetos e Gestão Econômica.

Douglas de Souza Rodrigues

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2015), Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Startups, Sustentabilidade, Gestão do Conhecimento, Planejamento Estratégico, Marketing, Gestão de Pessoas, Projetos, Pesquisa Operacional e Qualidade, atuando principalmente no seguinte tema: Governança Corporativa e Responsabilidade Social, Finanças e Industria de Materiais Cerâmicos.

Rodrigo Arcuri Marques Pereira

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (TEP-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF (TPP-UFF). Pesquisador e co-fundador do ResiliSUS - Grupo de Estudos em Tecnologias de Gestão, Sociais e da Informação para a Resiliência em Saúde Pública, sediado no Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/FIOCRUZ).

Diogo Ferreira de Lima Silva

Possui graduação (2016), mestrado (2018) e doutorado (2021) em Engenharia de Produção pela UFPE. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (TEP - UFF) e atua no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (TPP - UFF). Seus principais interesses de pesquisa incluem: Decisão Multicritério, Análise de Decisão, Aprendizado de Máquina e Otimização.

Dalton Garcia Borges de Souza

Professor Adjunto A - Nível 1 da Universidade Federal Fluminense (UFF), junto ao Departamento de Engenharia de Rio das Ostras (desde 2021, até o momento). É Engenheiro (2014), Mestre (2016) e Doutor (2019) em Engenharia de Produção pela Universitade Federal de Itajubá (UNIFEI), com período sanduíche em 2014 pela Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR-Canadá) durante a graduação, e em 2017 pela Politecnico di Milano (POLIMI-Itália) durante o doutorado.

Andrei Bonamigo

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Pós-doutorando na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da Universidade de São Paulo (USP). É Professor Adjunto A nível 2 na Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFF. É coordenador Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Serviços - GEPES.

Ana Carolina Maia Angelo

Professora do Departamento de Engenharia de Produção e do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção à Distância da UFF pelo Consórcio Cederj. Docente do Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).

Ricardo Luiz Fernandes Bella

Professor do Departamento de Engenharia do Instituo de Ciência e Tecnologia do Campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador na área de Gestão e Negócios. Possui doutorado com ênfase em Comportamento Organizacional e Mestrado em Gestão de Projetos, ambos pela Escola de Engenharia do Campus Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Engenheira de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Maracanã.

Bruno Guimarães Torres

Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021), Mestre em Engenharia de Produção na mesma universidade (2017) e formado na graduação em Engenharia de Produção na UFF no ano de 2015. Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2013/2014 na Universidad de Salamanca - Salamanca, Espanha via programa de Mobilidade Internacional. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, sendo monitor da matéria Pesquisa Operacional - Modelos Determinísticos no ano de 2011 e 2012.

Túlio Sérgio de Almeida

Possui Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica na Subárea de Mecânica dos Sólidos, Fabricação e Projetos Mecânicos pela Universidade Federal Fluminense- UFF , Volta Redonda - RJ (2015), Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense- UFF, Volta Redonda (2012); . Atualmente é Professor Substituto na Universidade Federal Fluminense, Professor Assistente II na Universidade Severino Sombra, e Professor Assistente no Centro Universitário Geraldo Di Biasi.

Valdecy Pereira

Possess a degree in Production Engineering (UERJ / 2006), Master in Production Engineering (UFF / 2008), Specialization in Construction Planning and Assembly (UFF / 2008), qualification as Planning and Construction Engineer (PROMINP / 2008) and PhD in Production Engineering (UFF / 2012). Currently Adjunct Professor at the Federal Fluminense University and works mainly on the following topics: Operations Research, Production Planning and Control, Multivariate Data Analysis, Multicriteria Methods, Machine Learning, Deep Machine Learning and Artificial Intelligence.

Diego Martinez Prata

Possui Graduação (Laureado) em Engenharia de Produção com Ênfase em Qualidade Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e Mestrado e Doutorado em Engenharia Química na COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005, 2009). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Polimerização e Produção de Eteno e Propeno. Estuda com afinco os temas de Reconciliação de Dados, Estatística Robusta, Detecção de Erros Grosseiros, Controle Ótimo, Otimização, Ecoeficiência (Sustentabilidade) e Intensificação de Processos.

Albino Lopes D'Almeida

Engenheiro de Produção (UFRJ,1980), Mestre em Engenharia de Produção (1994) e Doutor em Engenharia de Produção (2000), ambos pelo Programa de Engenharia de Produção, Área de Pesquisa Operacional da COPPE/UFRJ. Engenheiro de Petróleo (Petrobras,1981), Analista de Sistemas (PUC-RJ,1987), Engenheiro Econômico e Administrador Industrial (UFRJ,1988), cursos no Euromoney (Londres,2003) e Insead (Fontainebleau,2011). Atuou na Petrobras de 1981 a 2014 no Departamento de Perfuração, no E&P (Exploração e Produção) e na Diretoria Financeira (Project Finance).

Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Engenharia de Produção pela Delft University of Technology (2005) e graduado em Engenharia de Produção também pela Delft University of Technology (2004). Professor Adjunto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sergio Jose Mecena da Silva Filho

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). 
Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense e Presidente do Instituto Initiare de Inovação, Órgão gestor do Parque Tecnológico da Vida, onde o professor foi Coordenador, no período de 2009 a 2016.

Emmanuel Paiva de Andrade

Graduado, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (respectivamente 1979, 1985 e 1997). Foi engenheiro da Companhia Siderúrgica Nacional e Secretário de Planejamento do Município de Volta Redonda. Atua desde 1992 na Universidade Federal Fluminense em Niterói, onde foi Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Diretor da Escola de Engenharia, Pró-Reitor de Planejamento e Vice-Reitor.

Ricardo César da Silva Guabiroba

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ). Pós-doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP).

Carlos Frederico de Oliveira Barros

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) , mestrado em Engenharia de Produção - COPPE/UFRJ-(2005) e doutorado no Programa de Engenharia de Produção-COPPE/UFRJ-Coordenação dos Programas Pós Graduação e Pesquisa em Engenharia(2010) na área de concentração de Avaliação de Projetos Industriais e Tecnológicos,tendo desenvolvido tese que aborda parques tecnológicos.Atualmente é Coordenador do LABRISK-Laboratório de Engenharia de Alta Complexidade do Depto.Engenharia-ICT da Universidade Federal Fluminense-UFF, focado em Gestão de Riscos, Auto

Fernando Oliveira de Araujo

Pós-Doutorado em Engenharia de Produção e Transportes pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Mestre em Sistemas de Gestão e Engenheiro de Produção pela UFF - Universidade Federal Fluminense. Possui formação em Negociação e Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho pela FGV - Fundação Getulio Vargas.

Ailton da Silva Ferreira

Fazendo Pós Doutoramento em Engenharia de Reservatórios pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Concluiu o Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009),Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Pós Graduado em Tecnologia de Petróleo pela Universidade Salgado de Oliveira (2007), MBA em Docência Superior pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (2005), Graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (2002) e Granduado em Engenharia d

Jamile Eleutério Delesposte

Professora assistente do curso de Engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais pela Universidade Federal Fluminense e graduada em Engenharia de Produção pela mesma universidade. É analista de projetos e colaboradora do Laboratório de Empreendimentos Inovadores (LEI/UFF). Atua como avaliadora do Prêmio Nacional de Inovação (SEBRAE/CNI) edição 2018-2019 e atua na equipe de coordenação do projeto Desenvolvimento de Metodologia para Manutenção Baseada em Condição para BOP.

Daniel Leite da Silva

Graduado em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestre (2011) e doutor (2015) em Química Orgânica pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor ADJUNTO-A do Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica) da Universidade Federal Fluminense - Niterói desde 2018. Atuou como tutor de diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química (2010-2012), modalidade a distância, da UFMG. É também Bacharel em Engenharia de Produção (2020) pela Universidade Federal Fluminense e funcionário da Petrobras (2013-Atual).

Níssia Carvalho Rosa Bergiante

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2005), MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho (2008), Gerenciamento de Projetos (2009) e Planejamento e Implementação de EAD (2011). Com Mestrado em Engenharia de Produção por esta mesma Universidade (2008). Doutora em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2013). Realizou estágio pós doutoral no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2017). Atualmente é professora Adjunta IV do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense.

Fernando Toledo Ferraz

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Subscrever Engenharia de Produção