Ciência da Informação

Pesquisador

Rosana Portugal Tavares de Moraes

Formada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2007), mestre e doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFF, anos de 2014 e 2018 respectivamente. Foi bibliotecária documentalista na UFRJ, período de 2008-2011, e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, período 2011-2020. Atualmente, é docente no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Julietti de Andrade

Doutora e Mestre em Ciência da Informação - Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação ECA-USP. Doutorado Sanduíche - Faculdade de Tradução e Documentação na Universidade de Salamanca-Espanha. Bacharel em Biblioteconomia ECA-USP. Licenciada em Letras Língua Portuguesa Universidade Bandeirante de São Paulo, Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo Universidade São Judas Tadeu.

Sandra Lucia Rebel Gomes

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Ciencia da Informacao pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Realizou pós-doutorado na USP, no período 2012-2013. Atualmente é professora associada nível II da Universidade Federal Fluminense.

Natália Bolfarini Tognoli

Professora Adjunta C1 no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autora do livro "A construção teórica da Diplomática: em busca da sistematização de seus marcos teóricos como subsídio aos estudos arquivísticos". 
Líder do Grupo de Pesquisa: Arquivos, Bibliotecas e Organização do Conhecimento.
Presidente do Capítulo Brasileiro da ISKO (2020-2021 / 2022-2023). Coordenadora do PPGCI/UFF (2021-)

Temas de interesse: Diplomática. Arquivologia.

Marco Antonio Santos Brandão

Pós-doutorado em Estudios de la Información (UNAM), Doutor em Engenharia de Produção (UFRJ) e Mestre em Ciência da Informação (UFBA) com graduação em Pedagogia (UNEB) e em Ciências Naturais (UFBA). É colaborador, professor, pesquisador e técnico em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), atuando nos temas educação científica, educação mediada por computadores e gestão da tecnologia de informação.

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Doutora em Ciências - Área: História Social pela Universidade de São Paulo (2011). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (2006). Presidiu a Associação dos Arquivistas Brasileiros por cerca de 10 anos.

Suellen Oliveira Milani

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, atuando nos cursos de Graduação em Biblioteconomia e Documentação e Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora de Tutoria do Curso de Biblioteconomia modalidade a distância da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Biblioteconomia (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista. Foi bolsista FAPESP ao longo da sua formação acadêmica: Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Marielle Barros de Moraes

Professora Adjunta C1 do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF). Atua como membro do Colegiado e como Docente no Curso de Biblioteconomia modalidade Educação à Distância na UFF, pelo consórcio Conselho Federal de Biblioteconomia e Universidade Aberta do Brasil desde o ano de 2020.É membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFF.

Regina de Barros Cianconi

Professor associado da Universidade Federal Fluminense, atua na graduação e pós-graduação. Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1971), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (1989) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT (2003). Foi Coordenadora da Pós-graduação ( PPGCI/UFF) de 2013 a 2015.

Nilson Theobald Barbosa

Possui graduação em Informática, especialização em programação de computadores e análise de sistemas, e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. Analista de suporte de sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando presentemente na área de curadoria digital.

Bruno Henrique Alves

Docente do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF), nos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia/Documentação. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP-Marília. Trabalha, principalmente, nos seguintes temas: Estudos Métricos da Informação, Bibliometria, Cientometria, Colaboração Científica, Coautoria, Sociologia da Ciência, Sociologia de Pierre Bourdieu e Gestão da Informação e de Bibliotecas.

Esther Hermes Lück

É professor-associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Jóice Cleide Cardoso Ennes de Souza

Mestre em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFF e Doutora em Ciência da Informação pelo Convênio IBICT/UFRJ. É licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1986 e graduada em Museologia pela UNIRIO em 1985. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UFF e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF).

Subscrever Ciência da Informação