Patologia

Pesquisador

João Paulo Lima Daher

Em construção.

Aline Silva de Aguiar

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Foi Pesquisador Mineiro FAPEMIG (2016-2021). Foi Professora da Escola de Nutrição da UFOP (2008-2010), Curso de Nutrição da UFJF (2010-2021). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da Universidade Federal Fluminense.

Thalia Medeiros Tito Avelar

Biomédica formada com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2013). Possui mestrado em Ciências Médicas (UFF, 2016) e doutorado em Patologia (UFF, 2020) com período sanduíche no Kidney Research Centre, University of Ottawa, Canadá (2018-2019). Realizou Pós-doutorado no Laboratório Multiusuário de Apoio à Pesquisa em Nefrologia e Ciências Médicas (LAMAP/HUAP/UFF), sendo bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq (2021-2021). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Istéfani Luciene Dayse da Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (2021-Atual). Doutora em Patologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017), com estágio de doutorado sanduíche realizado no Instituto de Investigaciones Biomédicas "Alberto Sols", UAM - CSIC, Madrid - Espanha. Mestre em Biomedicina com ênfase em Biologia Molecular pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2013). Graduada em Biomedicina pela Faculdade Itabirana de Saúde em Dezembro de 2010.

Nathália Silva Carlos Oliveira

É recém-doutora (2019) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado (2015) em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ) e graduação em Farmácia (2012) pela UNIABEU. Atuou como técnica especializada em Biologia Molecular na UFF (2013 ? 2020), sendo atualmente Professora Adjunta I do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF e colaborada externa do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFF.

Kátia Martins Lopes de Azevedo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1983), Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias pelo Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF, mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Medicina Clínica/ Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Luciana Pantaleão

Possui graduação em Medicina pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (2001), residência médica pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado em Anatomia Patológica Humana pela Universidade Federal Fluminense (2007) e Doutorado em Anatomia Patológica pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia cirúrgica, dermatopatologia, melanoma e regressão.

Marcela Freire Vallim de Mello

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF; 1995), Mestrado em Medicina Veterinária pela UFF (2000) e Doutorado em Patologia pela UFF (2005). É Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária. Professora Associada do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária e do Curso de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde - Anatomia Patológica Veterinária da Universidade Federal Fluminense.

Mônica Diuana Calasans Maia

Possui Especialização e Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Concluiu o II Curso Nacional de Capacitação em Pesquisa Clínica pelo Ministério da Saúde. Possui certificação em Bioética e Boas Práticas Clínicas pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. Atualmente é professora Titular da Disciplina de Cirurgia Oral Menor da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFF.

Aline Muniz de Oliveira

Graduou-se em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1994 -1997). Pós-graduou-se (Nível Especialização) em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e cursou o Mestrado em Odontologia com área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Em 2007 iniciou o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Patologia e na área de concentração de Patologia Buco-dental, tendo concluído o curso em 2009.

Israel Figueiredo Junior

Departamento Materno Infantil ? Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutorado em Patologia pela UFF, Mestrado em Medicina (Área de Concentração Pediatria e Neonatologia) pela UFF. Residência Médica no HUAP/UFF. Especialista em Pediatria pela SBP. Especialista em Neonatologia pela SBP. Especialista em Educação a Distância EAD - UFRJ/UFPr/UNIREDE (FEAD ? Formação em EAD - 2003) e pela UFF (ANTIC - Formação em EAD para Professores). Professor Associado do Departamento Materno Infantil da UFF. Médico do Hospital Universitário Antônio Pedro.

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Paralelo a minha qualificação como imunologista busquei me qualificar como educadora. Sou professora da Universidade Federal Fluminense desde 1982. Diretora do Espaço UFF de Ciências desde 1999, um programa de formação inicial e continuada de professores e de divulgação científica.

Terezinha de Jesus Sirotheau Corrêa

Possui graduação em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Morfologia do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: matriz extracelular, imunohistoquímica, condrogênese, osteogênese, reações teciduais, embrião de Gallus.

Christiane Fernandes Ribeiro

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1989) , Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Patologia pelo Programa de Pós-graduação em Patologia da UFF. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil da Universidade Federal Fluminense.Membro do Colegiado de Curso e do Nucleo Docente Estruturante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Membro do Comitê de mortalidade materna do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Niterói.

Danielle Castex Conde

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente Professora Adjunta de Patologia Oral da Universidade Federal Fluminense, Patologista Oral do Hospital Central da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e Professora de Patologia Oral da Universidade Veiga de Almeida e Professora colaboradora da Pós graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense.

Paula Nascimento Almeida

Possui doutorado em Patologia (2016) pela Universidade Federal Fluminense, no Programa de Pós-Graduação em Patologia e mestrado em Genética e Biotecnologia (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Ciências Biológicas (2010) tanto em bacharelado quanto em licenciatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalhou como professora substituta de Patologia Geral na Universidade Federal Fluminense durante 3 semestres e também atuou como professora substituta de Genética da mesma Universidade no segundo semestre de 2014.

Claudia Marcia Borges Barreto

Professora Associada da UFF, graduada em Medicina Veterinária, mestre e doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado com ênfase na avaliação do ensino e aprendizado de Imunologia. Atua como docente da graduação no ensino de Imunologia e Iniciação à docência e da pós-graduação no mestrado profissional de Diversidade e Inclusão. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com alunos de graduação (bolsistas) e pós-graduação envolvendo a criação e uso pedagógico de materiais educativos, lúdicos, artísticos e tecnológicos, no ensino básico e superior.

Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), especialização em microbiologia e análises clínicas, mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Pós-doutorado na University of California, San Francisco. SF. EUA. (2017-2018). Professor Associado II das disciplinas de Microbiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo / Universidade Federal Fluminense.

Karin Soares Gonçalves Cunha

Realizou estágio pós-doutoral em 2010 na Harvard University (Massachusetts General Hospital - Neurofibromatosis Clinical Research Team, coordenado pelo Prof. Scott Plotkin). Possui doutorado (2008) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado (2002) em Patologia Bucodental pela Universidade Federal Fluminense, especialização (2000) em Estomatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação (1998) em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sérgio Setúbal

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença (1978), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é Professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças Infecciosas, Aids, Demanda, Terapêutica e Diagnóstico.

Bruna Lavinas Sayed Picciani

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Grande Rio, especialista em Estomatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais pela ABORJ, Mestre e Doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Odontologia do Departamento de Formação Específica e da Pós-graduação em Odontologia de Nova Friburgo (Vice coordenadora), e do Programa de Pós-graduação em Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Ismar Araujo de Moraes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Medicina Veterinária (Cir. e Clínica Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2004). Atualmente é Professor Titular de Fisiologia Veterinária do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense.
 Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase em Fisiologia e Reprodução Animal atuando no ensino presencial e na geração de instrumentos aplicáveis ao ensino à distância.

José Carlos Carraro Eduardo

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1975), mestrado em Medicina/Nefrologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é Professor Titular de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Medicina Clínica, especialidade Nefrologia.

Consuelo Lozoya Lopez

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Patologia (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2020). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Patológica, atuando principalmente nos seguintes temas: placenta, doença trofoblástica gestacional, necropsia, ensino e HIV.

Juliana Tristão Werneck

Graduada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (agosto de 2003). Realizou diversos cursos de atualização em cirurgia. Implantodontista pela Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (abril de 2007). Trabalhou durante dois anos na CLIVO (Centro Livre de Odontologia) onde realizava cirurgias de implantes e enxertos ósseos, e trabalhos protéticos. Além disso, foi professora colaboradora do curso de Especialização em Implantodontia no CLIVO durante dois anos (2007-2009).

Rafaela Elvira Rozza-de Menezes

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2008), mestre e especialista em Estomatologia (Processo CFO 29200/2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2011), doutora em Patologia, com habilitação para ensino e pesquisa em Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2014). Atualmente é professora adjunta III (classe C) do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF, localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói.

Subscrever Patologia