Universidade Federal do Paraná

Pesquisador

Dibe Salua Ayoub

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da coordenação do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), e integrante do grupo de pesquisa Gênero e Ruralidades e do Collective of Agrarian Scholar-Activists from the South (Casas).

Valéria Pereira Ferrer

Atualmente é Profa Adjunto A no Departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Jovem Cientista do Nosso Estado. Coordena o Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Tumores (LBMT). As linhas de pesquisa envolvem a investigação de novas terapias e biomarcadores para alguns tipos de cânceres e o mecanismos de ação de toxinas de venenos animais e a investigação de novas moléculas bioativas nesses venenos.

Gabriela Caramuru Teles

Professora Adjunta de Direito do Trabalho da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 2021), Mestra em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2017) e Mestra em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, 2017). Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2015), foi bolsista internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal, 2013). Atuou como pesquisadora convidada junto à Universidad Castilla-La Mancha (Espanha, 2013).

Troner Assenheimer de Souza

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2005), com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

Fernanda Ester Sánchez García

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001). Coordena o Laboratório GPDU - Grandes Projetos Urbanos, da EAU Universidade Federal Fluminense e outro-pesquisadora associada ETTERN-IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense.

Marcio Luiz Miotto

Possui licenciatura e formação em Psicologia (UFPR), Especialização em Psicologia do Trabalho (UFPR), Mestrado em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFPR (Dissertação finalista do prêmio Anpof 2005) e Doutorado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela UFSCAR (tese finalista do Prêmio Capes 2011). Professor Adjunto de Fundamentos Filosóficos da Psicologia (UFF-RPS)

André Gusso

É Bacharel em Física pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestre (1998) e doutor (2002) em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica da UNESP. Atualmente é professor associado I, tendo chefiado o Departamento de Ciências Exatas no biênio 2012-2013. Foi bolsista de Produtividade do CNPq (PQ-2) o período 2008-2013 . Tem experiência na área de Física, tendo se doutorado na área de física de partículas e campos. Mudou sua áera de interesse e agora atua nos seguintes temas: 1) modelagem teórica de micro e nanodispositivos.

Arno Fritz das Neves Brandes

possui graduação em Ciências Biológicas realizada na Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Botânica realizados no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia (LAMAD).

Raquel Pereira de Souza

Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.

Luciana Tricai Cavalini

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008). Professora Associada I (20 horas) do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Convidada do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Nilton Silva dos Santos

Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009.

Alexandre Grezzi de Miranda Schmidt

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (1998) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da UNESP (2002). Durante 3 anos (2002-2005) foi pos-doc no departamento de Física da UFPR. Atualmente é professor associado-IV da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo Marques

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em História pela Emory University (2013). Professor de História da América Colonial na Universidade Federal Fluminense.

Alessandro Gaio Chimenton

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Foi Professor Agregado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, unidade Volta Redonda.

Ana Paola Frare

Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva e Psicopatologia da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Emanuel França de Brito

Emanuel França de Brito nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná, em 2005. Fez Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado na Universidade de São Paulo, com períodos na Università per stranieri di Siena (2008), Università di Roma "La Sapienza" (2013/14) e na Università degli studi di Pisa (2016/17). Desde 2017 é Professor de Língua e Literatura Italianas na Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente com a obra de autores do baixo Medievo e primeiro Humanismo nas letras italianas (séculos XIII-XVI).

Patricia Savio de Araujo Souza

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1997), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Bioquímica pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado realizado no Instituto Nacional de Câncer-RJ (INCA). Professora do Departamento de Imunobiologia da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do INCA no periodo de 2009-2017, atualmente está no Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná.

Ana Paula Bragaglia

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Stricto Sensu - Mestrado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase na ética publicitária e do marketing em geral e em estudos críticos sobre comunicação de massa, indústria cultural e consumo, em torno de seu projeto de pesquisa mais amplo intitulado Produção e recepção midiáticas na sociedade de consumo sob a perspectiva da Ética.

Marcelo Werner da Silva

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1992), especialização em ?Urbanismo, Ciudad, Historia?, pela Universidad Politecnica de Cataluña (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Já exerceu o magistério superior na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Federal de Pelotas e na Universidade Gama Filho.

Rafaela Elvira Rozza-de Menezes

Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 2008), mestre e especialista em Estomatologia (Processo CFO 29200/2013) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2011), doutora em Patologia, com habilitação para ensino e pesquisa em Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia, pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2014). Atualmente é professora adjunta III (classe C) do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF, localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói.

Subscrever Universidade Federal do Paraná