literatura brasileira

Publicação

Pesquisador

Wilson Madeira Filho

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva. Foi Diretor da Faculdade de Direito da UFF entre jan 2016-jan 2020.

Flávia Vieira da Silva do Amparo

Professora Associada de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professora Titular de Português e Literaturas do Colégio Pedro II. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da UFF e no Mestrado Profissional (MPPEB-CPII) do Colégio Pedro II. É coordenadora da disciplina Literatura Brasileira III do curso de graduação em Letras EAD da UFF.

Johannes Kretschmer

É professor associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense (Setor de Alemão.) Mestrado em Letras Românicas e Germânicas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos literários, tradução, literatura alemã, teoria da literatura. Presidente da Associação brasileira de estudos germanísticos (2018-2021)

Ceila Maria Ferreira Batista

Possui graduação em Português-Latim pela Faculdade de Letras da UFRJ (2000); graduação em Português-Literaturas também pela Faculdade de Letras da UFRJ (1988); mestrado em Linguística-Filologia Românica pela UFRJ (1993) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela FFLCH-USP (2002). No doutorado, fez pesquisas na Biblioteca Nacional de Portugal e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo sob a orientação de Ivo Castro. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense.

Adalberto Müller Junior

Graduado em Letras e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Doutorado em Letras (Francês) pela Universidade de São Paulo-FFLCH-DLM (2002) e Pós-Doutorado (PDE-CNPq) na Universidade de Münster (WWU, Institut für Kommunikationswissenschaft, supervisão de Siegfried J. Schmidt) e Pós-Doutorado Sênior (CAPES) na Yale University, Film Studies Program, sob supervisão de Dudley Andrew. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2009 e ex-Professor de Literatura Francesa na Universidade de Brasília (UnB) de 2003-2009.

Stefania Rota Chiarelli

Professora Associada de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração.

Subscrever literatura brasileira