linguagem

Pesquisador

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Tatiana Bagetti

Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Estudos da linguagem, linha de pesquisa Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui especialização e graduação em Fonoaudiologia pela UFSM.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É autor dos livros "O Supereu Canibal: compulsão, impulsão e o desmentido dqa privação na atualidade" (Ed. Appris), "A Loucura sem avesso: Saúde Mental no Brasil" (Ed. Prismas) e "Subjetividade, Clínica e Política" (EDUFF).

Silvia Helena Tedesco

É professora titular da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Nacional de Saúde Mental, Justiça e Direitos Humanos . Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Realizou pós-doutorado em Análise institucional na Université de Paris 8. Tem experiência na área de Linguagem, clínica e política, produção subjetividade.

Marisol Barenco de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (1990),Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da Linguagem, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Alfabetização e Estudos Bakhtinianos.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Bianca Novaes de Mello

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem, saúde mental e gênero.

Cláudio Oliveira da Silva

Possui Bacharelado (1991), Mestrado (1994) e Doutorado (2000) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde cursou também a Graduação em Português-Grego (1991-1994), embora não tenha concluído o curso. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, onde leciona desde 1994, e Membro Colaborador Externo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ, desde 2019. É membro do Conselho Editorial da Coleção Filô, da Editora Autêntica, onde dirige a série FilôAgamben.

Andrea Copeliovitch

Andrea Copeliovitch has a B.A. in Performing Arts at Universidade Estadual de Campinas (1992), concluded her M.A. in Performing Arts at Universidade de São Paulo (1998) and her PhD in Poetics at Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), with a Post doctorate at CEAQ (Université Paris V/ Sorbonne) and a second post-doctoral research at Universidade do Porto. She is an associate professor at the Fluminense Federal University (Dance and Performing Arts).

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