Brasil

Pesquisador

Andrea Oliveira Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis(UFF).Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Pesquisadora do INCT Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP/UERJ). Pesquisadora visitante no Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) entre março e novembro de 2015. É também co-coordenadora do Grupo de Investigación Estado, Instituciones y Desarrollo da ALACIP.

Fernando Faleiros de Oliveira

Psicólogo (2002), Mestre (2007) e Doutor (2021) em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS/BR), e Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior (2010) pela UNIDERP (MS/BR). Atuou em empresas como SICREDI, Mercedes-Benz e Embrapa com: (i) Implantação de unidade de Gestão de Pessoas, (ii) Gestão Estratégica de RH por indicadores, (iii) Elaboração e gestão de Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, (iv) Ações em saúde do trabalhador, e (v) Comitês de Avaliação de Projetos de Pesquisa e de Avaliação de Desempenho, Progressão e Promoção.

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Adonai Teles de Siqueira e Sousa

Professor da Universidade Federal Fluminense nas áreas de tecnologia da informação e estratégia aplicadas a negócios na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Colaborador do colegiado do Mestrado em Turismo da UFF (PPGTUR). Leciona nos cursos de bacharelado em Turismo, tecnologia em Hotelaria. Doutor em Administração e Mestre em Gestão Empresarial pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Trabalhou com pesquisa sobre economia do turismo no Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH) da EBAPE-FGV (2003-2008).

Lúcia Maria Capanema Álvares

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University of Illinois at Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pertence ao corpo permanente de sua Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Daniel Neto Francisco

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA/UFRRJ), área de concentração em Políticas Públicas Comparadas. Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (2014).

Larissa Moreira Viana

Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do NUPEHC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em História Cultural). Possui mestrado em História pela UFF (1998) e doutorado em História obtido na mesma instituição (2004). Tem experiência na área, com ênfase em História das Américas e do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão e liberdade nas Américas, história social da cultura, ensino de história.

Aline Moura Costa da Silva

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005). Atuou como assistente de pesquisa na área contábil na Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ(2006-2007). É professora adjunta da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (servidora da instituição desde 2010).

José Simões de Belmont Pessôa

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), especialização em conservação e restauração de monumentos e sítios, UFBA (1984), doutorado em Pianificazione Territoriale - Istituto Universitario Di Architettura Di Venezia (1992) e pós-doutorado sobre Invariantes Urbanísticas nos Centros Históricos Portugueses, Universidade de Coimbra (2007). Professor Titular da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); possui formação como guia de turismo (regional, nacional - CIETH, 2002).

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e ao Grupo de Pesquisa Futuros da Proteção Social do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz - CEE/Fiocruz.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Lívia Gonçalves Magalhães

Professora Adjunta de História do Brasil República do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Mestre em Estudios Latinoamericanos pelo Centro de Estudios Latinoamericanos da Universidad Nacional de San Martín, Argentina (2008). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Douglas Ribeiro Barboza

Doutor e Mestre em Serviço Social pelo PPGSS/ CCS/ UERJ . Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (SSN). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR - UFF). Coordenador do Grupo de Estudos Marxismo e Realidade Brasileira (GEMARB - UFF). Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Extensão Sobre Projetos Societários, Educação e Questão Agrária na Formação Social Brasileira (NEPEQ - UFF).

Vivian Gilbert Ferreira Paes

Pesquisadora associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia 'Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos" (INCT-InEAC). É vinculada ao Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD), UFF.

Doutora em Sociologia e Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-IFCS-UFRJ). Em 2017, foi professora visitante no Collège Doctoral COMUE Nord Pas de Calais, França.

Fátima Priscila Morela Edra

Sou Doutora em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa, Portugal), Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA) e em Ciência Política pela Faculdade Paraíso (FAP) e Graduada em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Subscrever Brasil