Biologia Celular e Molecular

Pesquisador

Maria Fernanda de Souza Costa Silva

Possui graduaçfoão em Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula (2001-2004). Durante esse período foi realizado estágio no Departamento de Virologia do Instituto de Microbiologia da UFRJ (2002-2003) e no Laboratório de Farmacologia Aplicada - Farmanguinhos/FIOCRUZ (2002-2004). Graduada nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz.

Valéria Pereira Ferrer

Atualmente é Profa Adjunto A no Departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Jovem Cientista do Nosso Estado. Coordena o Laboratório de Biologia Celular e Molecular de Tumores (LBMT). As linhas de pesquisa envolvem a investigação de novas terapias e biomarcadores para alguns tipos de cânceres e o mecanismos de ação de toxinas de venenos animais e a investigação de novas moléculas bioativas nesses venenos.

Nathália Silva Carlos Oliveira

É recém-doutora (2019) em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado (2015) em Biologia Celular e Molecular (FIOCRUZ) e graduação em Farmácia (2012) pela UNIABEU. Atuou como técnica especializada em Biologia Molecular na UFF (2013 ? 2020), sendo atualmente Professora Adjunta I do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF e colaborada externa do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFF.

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

Adelmo Henrique Daumas Gabriel

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996), Residência em Clínica Médica e Hematologia Clínica (2000) e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2004). Atualmente é Professor Adjunto de Hematologia da UFF e é professor convidado do curso de Medicina na UFRJ Macaé. Tem experiência na área de Onco-hematologia, com ênfase em doenças mieloproliferativas crônicas e linfohistiocitose hemofagocítica.

Fabio Aguiar Alves

Professor Associado de Bioquímica e Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense. Docente no Programa de Pós Graduação em Patologia e Docente no Programa de Pós Graduação em Microbiologia e Parasitologia. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz, com Doutorado sanduiche na Universidade de Liverpool (Inglaterra). Pós-doutoramento no programa FOGARTY (NIH) para doenças infecciosas, pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) (2004-2006).

Isabela Resende Pereira

Possui graduação em Biomedicina com habilitação em análises clínicas pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Biologia Celular e Molecular com área de concentração em Farmacologia e Imunologia pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Pós-doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ). Atualmente é professora adjunto na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Atua nas áreas de patologia clínica, imunologia, cardiomiopatia chagásica, imunofenotipagem, desenvolvimento de vacinas e imunoterapias.

Rafael Braga Petito

Possui pós-doutorado (2014) e doutorado em Biologia Parasitária (2013) e mestrado em Biologia Celular e Molecular (2008) ambos pelo Laboratório de Hanseníase pela Fundação Oswaldo Cruz, e graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo CNPq (2014).

Jussara Machado Lagrota Candido

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Atualmente é professora Titular do departamento de Imunobiologia do departamento de Imunobiologia e é membro permanente da pós-graduação em Neurologia da Universidade Federal Fluminense.

Carmen Baur Vieira

Professora na Universidade Federal Fluminense, no cargo Adjunto I, Área de Virologia, no Departamento de Microbiologia e Parasitologia, no Instituto Biomédico. Pós-Doutorado pelo PDJ/CNPq desenvolvendo projetos em Virologia Ambiental, incluindo detecção, quantificação, caracterização molecular de vírus clássicos e emergentes associados a quadros gastroentéricos e avaliação de risco, no Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental - Laboratório de Referência Regional para Rotaviroses (LRRR), Ministério da Saúde, e centro colaborador OPAS/OMS para Saúde Pública e Ambiente.

Carolina Nascimento Spiegel

Possui bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tanto o mestrado (2001) como o doutorado (2005) foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é professora associada e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular.

Claudia Mara Lara Melo Coutinho

É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), lotada no Departamento de Biologia Celular e Molecular. Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pós-doutorado no Instituto Pasteur de Paris (12/1997 - 03/1998) e na Universidade de Portsmouth, na Inglaterra (08/2000-12/2002).

Maria Denise Feder

ProfessoraTitular do Departamento de Biologia Geral (GBG) da Universidade Federal Fluminense.Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz, doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora concursada na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Eliene Carvalho da Fonseca

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Campos (1986) e com mestrado em Biologia Celular e Molecular ( área de concentração em Imunologia) pelo Instituto Oswaldo Cruz (1991)-FIOCRUZ - RJ. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, de imunologia e imunopatologia para graduação e pós-graduação.
Foi responsável de 1994 a 2012, pelo laboratório de Imuno-histoquímica do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Antônio Pedro da UFF.

Ney Roner Pecinalli

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1988) e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). Atualmente é Professor adjunto na UFF e Professor adjunto na UNIGRANRIO. Tem experiência na área de Farmacologia e Fisiologia, atuando principalmente em cursos de graduação e pós-graduação de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Biomedicina e Nutrição.

Subscrever Biologia Celular e Molecular