Informática

Pesquisador

Georgia Regina Rodrigues Gomes Poly

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006).
Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas.

Carlos Alberto Malcher Bastos

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1981), mestrado em Engenharia Elétrica (1983) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998). É professor associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em ICT, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, serviços de telecomunicações, integração de serviços, redes híbridas, infraestrutura de cidades digitais.

Artur Alves Pessoa

graduado em Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), obteve mestrado e doutorado em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999 e 2003) e passou o ano de 2018 em estágio pós-doutoral no Instituto de Matemática da Universidade de Bordeaux.

Mauricio Kischinhevsky

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) sob orientação de R.R. dos Santos e S.L.A. de Queiroz; Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) sob orientação de P.J. Serpa Paes-Leme. Realizou estágios pós-doutorais na Purdue University-EUA (Dep. Matemática), sob supervisão do Prof. Jim Douglas Jr, e na University of British Columbia-Canadá (Dep.Ciência da Computação), sob supervisão do Prof. Uri Ascher.

Lauro Eduardo Kozovits

Lauro Eduardo Kozovits é professor Associado do Departamento de Computação da Universidade Federal Fluminense, UFF e pesquisador na área de desenvolvimento de software em computação móvel e jogos, incluindo jogos educacionais. Também trabalha com Sistemas Embarcados, Nanomateriais e Desenvolvimento de VANTs (drones). É o coordenador do Projeto de Extensão "Fábrica de Software para a Educação".

Luciana Cardoso de Castro Salgado

Luciana Cardoso de C. Salgado is an Assistant Professor at the Computer Science Department (DCC) of Fluminense Federal University (UFF), where she teaches and researches in the field of Human-Computer Interaction (HCI). She is the head of SERG.uff, a Semiotic Engineering Research Group affiliated with SERG (PUC-Rio).

Rodolfo Alves de Oliveira

Possui graduação em Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua. Membro do Grupo de Pesquisa ANOTi/INFES/UFF: www.anotilab.com.

Geórgia Regina Rodrigues Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (1989), Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2006).

José Viterbo Filho

José Viterbo é graduado em Engenharia Elétrica (com ênfase em Computação) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui Mestrado em Computação, pela Universidade Federal Fluminense, e doutorado em Informática, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (IC/UFF). É um dos coordenadores do Núcleo de Análise de Dados para a Cidadania (D4Ctz) e pesquisador colaborador no Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente (ADDLabs), ambos na mesma universidade.

Bruno Lopes Vieira

Professor na Universidade Federal Fluminense (IC/UFF) e pesquisador no FR∀M∃ Lab. Já fui pesquisador visitante no Deduc˫eam/INRIA. Minha principal linha de trabalho é na área de lógica para sistemas concorrentes mas também tenho trabalhado no desenvolvimento de provadores de teoremas extensíveis, normalização para sistemas de dedução natural, ontologias, formalização de sistemas multi-agentes e teoria da prova para lógicas.

Isabel Leite Cafezeiro

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da UFRJ. É Professora Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da UFRJ.

Sergio Crespo Coelho da Silva Pinto

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense UFF. Coordenador do Programa de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão da UFF. Líder do grupo de pesquisa CNPq: TeCEADI+: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Eduardo Uchoa Barboza

Graduação em Engenharia de Computação (UNICAMP 1993), mestrado em Ciência da Computação (UNICAMP 1997) e doutorado em Informática (PUC-Rio 2001). Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da UFF, onde é coordenador do Núcleo de Logística Integrada e Sistemas (LOGIS). Trabalha com Otimização, com especialidade em Programação Inteira, atuando principalmente nos seguintes tipos de problemas: Escalonamento de Tarefas, Projeto de Redes (incluindo o clássico Problema de Steiner) e Roteamento de veículos.

Adriana Pereira de Medeiros

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atuou em empresas como Analista de Sistemas de 1995 a 1999, trabalhando no desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Atua no curso de Graduação em Ciência da Computação.

Marcelo da Silva Corrêa

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase em Lógica para Ciência da Computação, atuando principalmente em teoria da prova. Tem interesse em temas da área de Ensino de Matemática e de Educação a Distância. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática a Distância UFF/CEDERJ/UAB de novembro de 2010 a início de junho de 2019.

Simone de Lima Martins

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Heurísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: metaheurísticas e paralelização de aplicações.

Alexandre Plastino de Carvalho

Alexandre Plastino é Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível II. Possui Graduação em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1988), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 1990) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000).

Esteban Walter Gonzalez Clua

professor da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D, cientista do Nosso Estado em 2019, pela FAPERJ, jovem cientista do nosso Estado em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs, Simulação e Data Science.

José Henrique Carneiro de Araujo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Princípios Variacionais e Métodos Numéricos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, fluidos viscoelásticos, escoamentos de líquidos e gases.

Dalessandro Soares Vianna

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1996), Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1999) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2004).

Cristina Nader Vasconcelos

Possui graduação no curso de Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado (2009 ) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: visão computacional (área principal), processamento de imagens, realidade aumentada e computação gráfica.

Celso da Cruz Carneiro Ribeiro

É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico no grau de Comendador e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (1978), especialização em sistemas hidrotérmicos pela University of Waterloo (Canadá, 1979), doutorado em Informática pela École Nationale Supérieure des Télécommunications (1983) e habilitação para orientar pesquisas pela Université Paris XIII (Paris-Nord) (1990).

Anselmo Antunes Montenegro

possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003).

Carlos Bazilio Martins

possui Bacharelado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (1997), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (lotado no Campus Universitário de Rio das Ostras) e professor bolsista do curso de Tecnólogo em Computação do Cecierj/CEDERJ (Consórcio de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro para o Ensino à Distância).

Debora Christina Muchaluat Saade

possui graduação em Engenharia de Computação (1992), mestrado em Informática (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). É professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou o corpo docente do Departamento de Engenharia de Telecomunicações até maio de 2009 e desde então faz parte do corpo docente do Instituto de Computação. É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) de 2009-2011 pela FAPERJ.

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense e está lotada no Departamento de Ciências da Natureza da UFF/Rio das Ostras. Atuou principalmente nos seguintes temas: Novas Tecnologias no Ensino, Álgebra Linear, Teoria das Categorias e Educação Matemática e Ensino a Distância.

Regina Célia Moreth Bragança

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1985) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica Matemática, nos seguintes temas: sequent calculus, s5, teorias matemáticas, gramáticas universais e interpolation.

Fernando Náufel do Amaral

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Informática (Teoria da Computação) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Representação de Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: lógicas de descrição, ontologias e visualização de informações.

Christiano de Oliveira Braga

Possui graduação em Engenharia de Computação (1992), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante seu doutoramento, foi International Fellow (1998-2000) no Computer Science Laboratory do Stanford Research Institute (SRI International). Desenvolveu pesquisa pós-doutoral na University of Illinois at Urbana-Champaign (2002), Universidad Complutense de Madrid, no grupo FADoSS de pesquisa em métodos formais (2006-2008) e na PUC-Rio (2016).

Isabel Cristina Mello Rosseti

Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas, hibridização de heurísticas com mineração de dados e com métodos exatos.

Subscrever Informática