retina

Pesquisador

Karinne Cristinne da Silva Cunha

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atuou como professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2012-2019), onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar- UNIRIO(2016-2018) e foi coordenadora de Curso do Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar- UNIRIO(2013-2016).

Carla Valéria Vieira Guilarducci

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2001), Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professora associada do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmacologia com ênfase em Neuroquímica da retina desenvolvimento do SNC e em Farmácia clínica.

Ronald Marques dos Santos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Ciências pelo IBCCF da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual já ocupou os cargos administrativos de Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (2006-2008) e Coordenador do Curso de Graduação em Biomedicina (2011-2019).

Aline Araujo dos Santos Rabelo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado II do departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biofísica Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: retina, sistema colinérgico, células ganglionares, sobrevida neuronal e proliferação celular.

Roberto Paes de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Realizou seu pós-doutorado com os Drs. Ruben Adler e Solomon Snyder na Johns Hopkins University nos Estados Unidos de 1987 a 1989 tendo sido Fogarty International fellow.

Karin da Costa Calaza

Karin da Costa Calaza possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Participou do programa de Doutorado Sanduiche com estágio na Cornell University (2000-2001) sob a supervisão do prof.

Adriana da Cunha Faria Melibeu

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) . Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense ( Depto Neurobiologia, Inst Biologia), aonde chefia o Laboratório Neurobiologia do Desenvolvimento e participa como professora permanente do Programa de Pós-graduação em Neurociências.

Carla Valéria Vieira Guilarducci-Ferraz

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2001), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Farmacologia com ênfase em Neuroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: retina, citocinas e desenvolvimento do SNC.

Marcelo Cossenza Pettezzoni de Almeida

Possui graduação em Farmácia Industrial pela UFF (1996), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho. Foi professor de farmacologia e toxicologia pela UNESA e pós-graduação na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). Foi pesquisador em propriedade industrial pelo INPI com delegação de competência conferida pelo estado para decidir sobre processos de patente na divisão de química II, no grupo de fármacos para o Sitema Nervoso Central.

Subscrever retina