Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1997). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino, língua portuguesa, metodologia de ensino, análise do discurso; linguística (história e ideologia); política linguística.
Possui Pós doutorado pela UERJ (2020), Doutorado em Estudos Linguisticos (UFF-2003) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF- 1997) e Especialização em Ciências humanas e Psicanálise pela UCAM (2017). Atualmente é professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Atua na graduação e na Especialização na área de Letras, com ênfase em tradução, língua francesa e literaturas. Área de interesse: ensino FLE, avaliação, FOS, literatura francesa e tradução.
Docente da Graduação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) e da Pós- Graduação (Estudos de Linguagem) do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense-UFF, desde 2010. Graduação em Letras (Licenciatura em Português-Francês, UFRJ, 1987), Especialização em língua e literatura francesa (UFRJ , 1989), Mestrado em Letras (UERJ, 2002, sob a orientação da Profa. Mônica Savedra). Doutorado em Letras (PUC-Rio 2006, orientada pelo Profº Jürgen Heye). Foi bolsista CAPES/PDEE na Université de Provence, (2005-2006, sob a orientação do Prof. Louis-Jean Calvet).
Professora adjunta de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Letras e licenciada em Letras - Português/Inglês pela UFF. É líder do grupo de pesquisa (Meta)cognição e Práticas Discursivas UFF. Integra também, como vice-líder, o GEPLEA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita acadêmica, na Faculdade de Educação da mesma universidade. É vice-coordenadora do programa de extensão e ensino Laboratório de Letramentos Acadêmicos - LabLA-UFF.
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida (1993-1997), é especialista no método áudio-fonatório Perdoncini de estimulação de linguagem e educação auditiva para surdos pela AIPEDA onde atuou como estagiária, e, após formada, como fonoaudióloga e professora de cursos da instituição.
Possui aperfeiçoamento em Neurociências, Linguagem e Cognição pelo CEFAC (2006-2007), mestrado em Letras - área de concentração: Linguística, pela UERJ (2005-2007) e tem especialização em Voz pelo CEFAC (2009-2011).
Professor Associado de Língua Espanhola da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, com Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, onde é líder do Grupo de Pesquisa Cognição e Línguas.