Ciências da Comunicação

Pesquisador

Eliany Salvatierra Machado

Doutora em Ciência da Comunicação pela ECA-USP, Mestre em Ciência da Comunicação com Habilitação em Rádio e TV (2002), Especialista em Filosofia da Educação pela UFMS (1996) e Graduada em Artes Visuais, Licenciatura pela UFMS (1994). Professora da UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ, no Departamento de Cinema e Audiovisual - CINEVI/IACS.

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008).

Leandro José Luz Riodades de Mendonça

Desde 2009 é professor do Departamento de Arte e Estudos Culturais (PURO-UFF), do Programa de Pós-Graduação em Ciência das Artes (PPGCA-UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-UFRJ). No PPGCA é vinculado às linhas temáticas de Estudos Críticos das Artes e Estudos dos Processos Artísticos. Foi Produtor Cultural na mesma instituição entre 1982 e 2009. Possuí graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1984) e mestrado (2001) e doutorado (2007) em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Fernando Antônio Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha).

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Eduardo Guerra Murad Ferreira

Doutor em comunicação (ECA/USP). Mestre em comunicação (ECO/UFRJ). Especialista em Marketing (ESPM/RJ), Publicitário (IACS/UFF). Profissional de comunicação e marketing, atuante na área de sustentabilidade social corporativa, responsabilidade social, diálogo social, planejamento de comunicação e marketing, comunicação organizacional, Liderança, Team Buinding, Desenvolvimento de Pessoas e Oratória. Desenvolveu projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture.

Joao Luiz Leocadio da Nova

Professor no Departamento de Cinema e Vídeo (UFF) é Doutor em Ciências da Comunicação, na área do Cinema, e graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica. Após atuar nas áreas de Engenharia de Televisão e de Educação em Saúde, tem concentrado seus interesses de pesquisa e docência na área do Cinema e no seu encontro com a Educação.

Pablo Nabarrete Bastos

Professor do Departamento de Comunicação Social, do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Doutor em Ciências da Comunicação, linha de pesquisa de Comunicação, Cultura e Cidadania, pela ECA-USP. Pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE ? FAPERJ) ? Período 2021-2024.

Antonio Carlos Amancio da Silva

possui graduação em Comunicação Social Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema brasileiro, representação cinematográfica, estereótipos cinematográficos, análise cinematográfica e cinema latinoamericano.

Subscrever Ciências da Comunicação