ERGONOMIA

Pesquisador

Ricardo Luiz Fernandes Bella

Professor do Departamento de Engenharia do Instituo de Ciência e Tecnologia do Campus de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador na área de Gestão e Negócios. Possui doutorado com ênfase em Comportamento Organizacional e Mestrado em Gestão de Projetos, ambos pela Escola de Engenharia do Campus Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Engenheira de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Campus Maracanã.

Jorge Ricardo Freund

Doutor em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ com tese interdisciplinar entre Ergonomia e Audio-visual: A videografia ergonomica. Possui Mestrado em CIÊNCIA DA ARTE pela Universidade Federal Fluminense (2007) e graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975).

Linda Nice Gama

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado UFRJ. Doutorado UFF. Linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde e Tecnologias aplicadas em Saúde Mental. Interesse em redes cooperativas de informações e pesquisas interdisciplinares (network) em desenvolvimento de tecnologias em Saúde.

Carmen Lúcia Campos Guizze

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Especialização em Ergonomia pela COPPE/UFRJ e em Psicopedagogia, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ (2011). Atualmente é professor colaborador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO SUPERIOR EM ERGONOMIA, da COPPE/UFRJ e professor associado da Universidade Federal Fluminense no Curso de Engenharia de Produção.

Denise Alvarez

Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto (2017-2018), sob a supervisão da Profa Marta Santos. Pós-doutorado em Ergologia na Aix- Marseille Université (2009/2010), sob a supervisão do Prof. Yves Schwartz. Pós-doutorado no Conservatoire des Arts et Métiers (CNAM) Equipe Clinique de l'activité (2009-2010), sob a supervisão do Prof. Yves Clot. Pós-doutorado em Saúde Coletiva (2009) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) sob a supervisão da Profa Jussara Brito.

Luiza Helena Boueri Rebello

Possui graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), graduação em Comunicação Visual - Programação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), também na área de Engenharia do Produto e Gerência da Produção.

Sueli Soldati Abranches

Docente Associado em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Christine Kowal Chinelli

Christine Kowal Chinelli é Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2011), com Pós Doutorado pela Faculty of Built Environment (University of New South Wales - UNSW - Sydney-2020), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (1987), possuindo especialização em Projetos, Política e Estratégia pela ADESG. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Hélder Pordeus Muniz

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Fez estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008-2009) e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2016-2017). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense trabalhando na graduação e na Pós-graduação em Psicologia.

Dierci Marcio Cunha da Silveira

É Professor Associado na Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). É Professor do curso de mestrado profissional em engenharia de produção da UFF. É o coordenador geral do Laboratório de Sistemas de Produção e Energia - LABSE. Possui graduação (B.Sc.)em Engenharia Mecânica pela Fundação Souza Marques (1982), Mestrado(M.Sc.) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e Doutorado (Ph.D.

Júlio César Bispo Neves

Possui graduação em Desenho Industrial Pp pela EBA/UFRJ (1999), mestrado (2002) e doutorado (2014) em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Gestão de Ergonomia em grandes empresas atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, segurança do trabalho, projeto, gestão, simulação e lógica fuzzy.

Paulo Sergio Soares da Silva

Graduação Eng Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977). Mestrado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorado Eng Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-Grad Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Experiência na área de Eng Produção, ênfase em Ergonomia, Segurança do Trabalho e Logística, atuando principalmente nas seguintes áreas: ergonomia, organização, logistica, projeto e consultoria, sistemas de armazenagem e distribuição.

Fernando Toledo Ferraz

Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão da mesma Universidade. Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Subscrever ERGONOMIA