Agronomia

Pesquisador

Débora Candeias Marques

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2003) em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) e doutorado(2009) em Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo) pela Universidade Federal de Lavras. Realizou seus estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde, também, trabalhou como professora substituta (2007-2009) e (2013). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal Fluminense.

Rodolpho de Almeida Torres Filho

Graduado em Engenharia Agronômica, com Mestrado e Doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenou o programa de melhoramento genético de frangos da Linha Colonial da empresa GLOBOAVES, Ingressou na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense em 2008 como Professor de Genética e Melhoramento Animal, desde então desenvolve projetos em conjunto com empresas do setor privado relacionados ao desenvolvimento e avaliação de produtos indicados para a avicultura alternativa.

Artur Valente de Andrade

Possui formação acadêmica na cadeira Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (ESAPP) São Paulo, graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente - São Paulo, graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialização em Tecnologia Educacional pela Associação Educacional Plinio Leite - Niterói - Rio de Janeiro e especialização em Administração e Economia Rural pela Universidade Federal Viçosa, Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural

Itaynara Batista

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Agronomia (Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é docente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo, invertebrados, qualidade do solo, manejo e fauna do solo.

Fabiana Soares dos Santos

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: metais pesados, contaminaçao ambiental, remediação e manejo conservacionista.

Angelita Pereira Batista

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, sendo graduada em Agronomia, na mesma instituição. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando de forma multidisciplinar na Escola de Engenharia. Tem experiência na área de Economia, com foco em Economia industrial, Mudança Tecnológica e Economias Agrárias e dos Recursos Naturais.

Adriano Portz

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: mandioquinha-salsa, produção, fertilidade, nutrição, resíduos.

Alexandre Jose Firme Vieira

Professor Adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Análise GeoAmbiental da UFF, do curso de bacharelado em Ciência Ambiental, na cátedra de AGRICULTURA URBANA, onde leciona "Gestão do Ambiente Agrário" e "Agroecologia", além de ministrar "Conservação e Manejo da Biodiversidade" e "Introdução à Ciência Ambiental". É líder de Grupo de Pesquisa "Núcleo Pacha Mama", desenvolvendo linhas de estudo no campo e na cidade, através de investigações sobre os "Quintais".

Gabriel Nuto Nóbrega

Professor do Departamento de Geoquímica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Solos e Nutrição de Plantas, linha de pesquisa Pedogênese e Geografia de solos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP; Conceito CAPES 7). Mestre em Agronomia/Solos e Nutrição de plantas, linha de pesquisa Caracterização e Gênese dos Solos e Pedologia Aplicada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC; Conceito CAPES 4), atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeoquímica, Gênese de solos, Dinâmica de Carbono, Contaminação de solos e Áreas úmidas costeiras.

Patrícia Martins da Silva

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Área extensão rural e cooperativismo / Faculdade de Veterinária / Departamento MZO. Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas (2000). Especialização em Docência UCPEL (2002). Mestrado em Agronomia, PPG - Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2010). Doutorado em Agronomia, linha de pesquisa Desenvolvimento Rural Sustentável, PPG -Sistemas de Produção Agrícola Familiar/UFPEL (2015).

Dirlane de Fátima do Carmo

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental (2000) e doutorado em Hidráulica e Saneamento (2004) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem experiência em extensão rural, tendo trabalhado como Extensionista Agropecuário II na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (2005 a 2009) e na área de Meio Ambiente, com ênfase em Tratamento de resíduos, agricultura familiar e agroecologia.

Carlos Rodrigues Pereira

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), Mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, lotado no Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente.

Fábia Trentin

FÁBIA TRENTIN é professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) e do Bacharelado em Turismo. Atualmente, exerce a chefia do Departamento de Turismo e Coordena o Laboratório de Política, Governança e Turismo (LabPGTUR).

Débora Candeias Marques de Moura

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), mestrado (2003) em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) e doutorado(2009) em Engenharia Agrícola (Engenharia de Água e Solo) pela Universidade Federal de Lavras. Realizou seus estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro onde, também, trabalhou como professora substituta (2007-2009) e (2013). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal Fluminense.

Valter Lucio de Oliveira

Possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ), com estágio sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris-França), mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq no Depto de Sociologia da UFRGS.

Subscrever Agronomia