Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992), Doutorado em Filosofía y Ciencias de La Educación pela Universidade de Santiago de Compostela (1997) e Pós-Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2006) e na Universidade do Minho (2007). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, no período compreendido entre os anos 2004 e 2006, e Coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd, no biênio 2008/2010.
Cursa doutorado em Educação na linha de pesquisa: Políticas, Educação, Formação e Sociedade ( PEFS) do Programa de Pós Graduação (PPGE) da Universidade Federal Fluminense( UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu " Especialização em Educação Infantil" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ( PUC- RIO) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Concepções de ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, narrativas, formação, educação e leitura.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Pós Doutorado em Ensino de Artes e Ciências, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,(2019). Atualmente é Professora Titular, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação: PPG-UFF.
Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-1987); Especialização em Alfabetização pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-Doutorado no IEL - UNICAMP (2014), com pesquisa sobre educação e cultura indígena. Pós-Doutorado em Linguística na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre Ensino de Língua Guarani.