memória

Pesquisador

Marcelo de Abreu Maciel

Psicólogo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/1991). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1994) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2011). Trabalhou como psicólogo na rede de saúde pública entre 1991 e 2013 (IPUB/UFRJ, IFF/FIOCRUZ e HEAPN/RJ), sempre em setores infanto-juvenis.

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pelo IBCFF/ UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Valéria de Queiroz Pagnin

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Neurobiologia e clinica dei disturbi affettivi - Università Degli Studi di Pisa (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Janaína Martins Cordeiro

Professora Adjunta de História Contemporânea do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História pela UFF (2012), com estágio de doutoramento pelo Centre d Histoire de Sciences Politiques de Paris (2009-2010, Bolsa CAPES-COFECUB) e Mestra pela mesma instituição (2008). Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa (Bacharelado - 2006; Licenciatura - 2005).

Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz

Professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). Foi Coordenadora do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia - ABA (2016/2018). Professora no Mestrado em Antropologia Visual da FLACSO-Equador. Fez o Pós-Doutorado em Antropologia Visual na Universidade de São Paulo (2008/2010).

Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro

Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral (Curso de Ciências Econômicas). Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Rosana da Camara Teixeira

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Licenciada (1988) e Bacharel (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre (1998) e Doutora (2004) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional-UFRJ, 2016). Dissertação de mestrado agraciada em 1999 com o Prêmio Carioca de Monografia pela Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF).

Renata Flavia da Silva

Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2013/2014), com bolsa CAPES. Professor Associado III de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história e ficção, memória, infância, identidade e pós-colonialismo.

Claudio Araujo de Souza e Silva

Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Imaginação e do Pensamento Político- Social no Sul do Mundo (Imagina-Sul/UFF) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF).

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 na UFMG e, em 2020, na University of California, UC Berkeley (Professora Visitante - Print/Capes; com período final de atividades na UFRGS). Pesquisadora integrante da equipe de coordenação do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI-UFF).

Ana Maria Mauad de Sousa Andrade Essus

Ana Maria Mauad, doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado no Museu Paulista da USP. Atualmente é professora titular do Departamento de História, pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF, desde 1992, do CNPq desde 1996 e Cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013, Pesquisadora Visitante, Cátedra Celso Furtado, St. John's College, Universidade de Cambridge (2018).

Beatriz Corsino Pérez

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Campos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014), com bolsa de Doutorado Sanduíche da FAPERJ na Université Paris Diderot - Paris 7. Mestre em Psicologia pela UFRJ (2009) e graduada nos cursos de Formação de Psicólogo (2007) e Licenciatura em Psicologia (2011) na mesma instituição.

Samantha Viz Quadrat

possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora associada de História da América Contemporânea da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) e no Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras (NUPHED).

Felipe Berocan Veiga

Possui Pós-Doutorado (2015 e 2011), Doutorado (2011) e Mestrado (2002) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense - UFF e Graduação em Comunicação - Jornalismo (1997) pela Universidade de Brasília - UnB. É Professor Adjunto do Departamento de Antropologia - GAP/ICHF-UFF (desde 2015) e Professor Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - PPGA-UFF (desde 2017). Foi Chefe do Departamento de Antropologia da UFF por dois mandatos seguidos, ao longo de quatro anos (2017-2021).

Rosimere Mendes Cabral

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Adjunta DE da UFF - Departamento de Ciência da Informação. Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, atuando nos seguintes temas: Alexandria - bibliotecas, memória e esquecimento, projeto político.
Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Silvia Patuzzi

Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Leciona e pesquisa História Moderna na Universidade Federal Fluminense, na condição de professora adjunta. Tem experiência na área de História, com ênfase na tradição humanista, entre Antigos e Modernos.

Rosilda Nascimento Benácchio

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); Graduação em História, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal Fluminense (1993). Atualmente possui vínculo estatutário como Professora Associada II, nas áreas de História da Educação, Metodologia do Ensino de História e Educação do Campo/Quilombola na Universidade Federal Fluminense, atuando no Instituto de Educação de Angra dos Reis.

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF/CURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Adriana Russi Tavares de Mello

Pós-doutora em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (2018-2019) vem investigando as interfaces entre museus, coleções e povos indígenas. Doutora em Memória Social pela UNIRIO (2010-2014), artista plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP com mestrado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2006 é docente da Universidade Federal Fluminense - UFF no Departamento de Artes e Estudos Culturais, campus Rio das Ostras. Atuou por mais de uma década como arte/educadora no ensino básico e na formação de educadores.

Andréa Lúcia da Silva de Paiva

Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais ? Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

Renata de Rezende Ribeiro

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF) e professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Comunicação e mestre em Comunicação, Imagem e Informação, ambos pela UFF. Realizou pesquisas de pós-doutorado na Université René Descartes - Sorbonne/ Paris V (FRA), com bolsa CAPES, entre 2017 e 2018, e também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), entre 2013 e 2015.

Subscrever memória