Administração

Pesquisador

Catia Silva da Costa Moreira

PhD em Administração pelo COPPEAD/UFRJ (Capes 6). Seguiu a linha de pesquisa em Marketing / Comportamento do Consumidor. Especializou-se em Marketing pelo IAG PUC-Rio (2003) e graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente, é Pesquisadora do Centro de Estudos em Consumo e do Centro de Inovação e Sustentabilidade no COPPEAD. Coordena projetos com grandes empresas parceiras.

Debora Bogea da Costa Tayt-Son

Coordenadora da Graduação em Administração UFF/Niterói. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UFF, ministrando aulas na Graduação em Administração e membro do corpo docente do Mestrado em Administração (PPGAd - UFF). Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (PPGAd-UFF - de 2018 a 2020). Doutora em Administração pelo Coppead / UFRJ (2018) com período sanduíche na Kedge Business School - Bordeaux/França (2017).

Denise Medeiros Ribeiro Salles

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, com atuação no Programa de Pós Graduação em Administração - PPGAd e no Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão do Departamento de Engenharia de Produção - LATEC/UFF. Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - EBAPE, RJ (2009). Graduação em Psicologia, Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (1983) . Professora de cursos de MBA da Fundação Getulio Vargas. Foi professora colaboradora na Universidade Cândido Mendes-UCAM/Campos/RJ.

Isabella Chinelato Sacramento

é doutora em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Administração, Contabilidade e Turismo da UFF, com atuação no Programa de Pos Graduação em Gestão Empreendedora (PPGE-UFF) e do Coppead/UFRJ. Suas áreas de interesse incluem os seguintes temas: Aprendizagem ativa (active learning), técnicas de ensino ligadas à arte (art based methods), Comunicação e Negociação.

Adonai Teles de Siqueira e Sousa

Professor da Universidade Federal Fluminense nas áreas de tecnologia da informação e estratégia aplicadas a negócios na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Colaborador do colegiado do Mestrado em Turismo da UFF (PPGTUR). Leciona nos cursos de bacharelado em Turismo, tecnologia em Hotelaria. Doutor em Administração e Mestre em Gestão Empresarial pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Trabalhou com pesquisa sobre economia do turismo no Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH) da EBAPE-FGV (2003-2008).

Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Doutor em Administração pela FGV/EBAPE, mestre em Engenharia de Produção pela Delft University of Technology (2005) e graduado em Engenharia de Produção também pela Delft University of Technology (2004). Professor Adjunto do Departamento de Empreendedorismo e Gestão da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ernani Viana Saraiva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Marco Antonio Conejero

Marco Conejero atua em projetos e pesquisas de estratégia e marketing para MPE's, empresas familiares, cooperativas, associações empresariais, arranjos produtivos locais (APLs), clusters e regiões geográficas (IGs). Conejero é economista e doutor em administração pela FEA/USP. Mestre em administração de organizações pela FEA-RP/USP. Foi pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC, EUA, em 2006, e da Universidad de Buenos Aires, Argentina, em 2009.

Júlio Cesar Andrade de Abreu

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Foi coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda (PNAP/UAB/CEDERJ).

Daniella Munhoz da Costa Lima

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Administração pela EBAPE/FGV (2014). É Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ (1996), especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e Economista pela UFRJ (1992). É pesquisadora do Programa de Gestão e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense. Possui interesse de pesquisa nas áreas de: Administração Pública, Cultura e Poder nas Organizações, Pensamento Social Brasileiro, Empreendedorismo e Inovação

Márcio Moutinho Abdalla

Sou doutor em administração pela FGV-EBAPE, mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela UNESA, especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela UFLA e bacharel em administração pela Faculdade Machado Sobrinho. Sou professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda); professor permanente e atual coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA-UFF) - Mestrado Profissional em Administração. Atuei como professor-coordenador da especialização em Gestão Pública pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2010-2019.

Verônica Feder Mayer

Verônica Feder Mayer é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em marketing e mestrado em administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seu doutorado em administração (COPPEAD/UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa nos EUA sob a supervisão do Prof. Kent B. Monroe, da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign, aprofundando seus estudos sobre comportamento, psicologia dos preços e economia comportamental.

Gustavo da Silva Motta

Gustavo da Silva Motta é doutor (2012) e mestre (2009) em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Administração de Empresas (2001) e especialização em Gestão Estratégica de Marketing (2003). Atualmente é Professor da UFF-VR - Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Editor Associado da RAC.

Sandro de AZAMBUJA

Bacharel em Ciências Atuariais e em Estatística pela UFRJ, mestre em Informática pelo IM/UFRJ, doutor em Administração (linha de pesquisa Finanças) pelo COPPEAD/UFRJ, especialista e pesquisador em previdência complementar e, desde 2014, servidor público no cargo de Professor Adjunto do Departamento de Contabilidade da UFF. 

Periodicamente produz artigos científicos para revistas nacionais sobre previdência, atuária e contabilidade, além de elaborar textos para a publicação na imprensa.

Agatha Justen Gonçalves Ribeiro

Agatha Justen é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (área: Administração Pública). Atualmente é coordenadora do curso de graduação em Administração Pública (Niterói) da mesma instituição. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição - PPGAd/UFF - na linha "Estado, Organizações e Sociedade".

Américo da Costa Ramos Filho

Américo da Costa Ramos Filho é Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialista em Administração pela COPPEAD/UFRJ e Administrador e Engenheiro Eletricista de Sistemas de Potência pela Universidade Federal Fluminense. Certificado em Gerência da Qualidade e Excelência Organizacional (desde 2004) e em Engenharia da Qualidade (desde 1992) pela American Society for Quality.

Carla Fernanda Pereira Barros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com concentração em Antropologia Social e especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional/PPGAS/UFRJ. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutoramento pela University College London (UCL), Reino Unido, com bolsa de Estágio Sênior no Exterior da CAPES. Atualmente é Professora e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Oscar Camilo Silva Evangelista

Doutorando em em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2001). Professor colaborador do Instituto COPPEAD de Administração e professor colaborador da Escola Politécnica da UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Métodos Quantitativos.

Elaine Aparecida Araújo

Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ), da área de Economia e Finanças. Possui experiência e atuação de pesquisa principalmente com as temáticas: finanças corporativas, mercado financeiro, análise contábil-financeira, microfinanças, economia solidária, responsabilidade social e sustentabilidade. Doutora em Administração (2012), pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), tese de doutorado sobre gestão financeira e impacto social de instituições de microcrédito brasileiras.

Murilo Alvarenga Oliveira

Doutor em Administração pela FEA-USP. É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda). Realiza estágio de pós-doutorado da FEA-USP (2021) com a pesquisa ?Eficiência e Estudos do Futuro do Setor de O&G.? Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador.

Saulo Barroso Rocha

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001), Analista de Sistemas (1994) e Licenciatura em Matemática na UFF (em andamento). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Interessado nos seguintes temas: Matemática e Gestão, Educação Matemática para empreendedores, Métodos Ativos de Aprendizagem. Antes de ingressar na área acadêmica atuou como executivo da área de Tecnologia de Inofmração em organizações privadas no Brasil e no exterior.

Marcelo Fornazin

Marcelo Fornazin é Pesquisador na Escola Nacional de Saúde Pública "Sergio Arouca" (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Professor Adjunto no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Luis Filipe Rossi

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestrado em Economia pela EPGE - Escola de Pós-Graduação em Economia - FGV/RJ (1991) e doutorado em Administração - IAG - PUC/RJ (2004). Atualmente é professor 3o grau da Universidade Federal Fluminense, ex-professor Faculdades IBMEC - Rio de Janeiro, ex-professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro . Tem experiência nas áreas de Economia e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças Internacionais,Valuation, Fundos de Investimentos e Mercado de Capitais.

Joysinett Moraes da Silva

Professora da Universidade Federal Fluminense. International Successful School Principals Project (ISSPP) Member desde 2018. Professora convidada da The University of Nottingham (UK). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1996).

Subscrever Administração