Ciência Política

Pesquisador

Ricardo Bruno da Silva Ferreira

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de concentração em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Pesquisa os seguintes assuntos: Liberalismo Político, Ensino de Ciência Política e História do Segundo Reinado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e Ensino.

Andrea Oliveira Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis(UFF).Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Pesquisadora do INCT Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP/UERJ). Pesquisadora visitante no Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) entre março e novembro de 2015. É também co-coordenadora do Grupo de Investigación Estado, Instituciones y Desarrollo da ALACIP.

Juan Vicente Bachiller Cabria

Possui doutorado em Ciência Política, Graduação em História e Diploma de Estudos Avançados (Mestrado), também em História, pela Universidad de Salamanca (Espanha). Os seus interesses de pesquisa estão focados na área de Estrutura e Transformação do Estado, Gestão Pública e Políticas Sociais. Na atualidade é Professor Adjunto no Curso de Políticas Públicas da UFF (IEAR-Angra dos Reis).

Mariele Troiano

Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e pesquisadora associada ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsista Fapesp), mestrado (Bolsista Fapesp) e doutorado (Bolsista Fapesp) em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Foi pesquisadora visitante na University of Hull, Inglaterra ( Bepe/ Fapesp). Suas áreas de interesse são Democracia, Relação Executivo-Legislativo, Comissões e Audiências Públicas.

Claudio de Farias Augusto

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1978); graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UEG (atual UERJ) (1972), bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/LNEC/Portugal (1974); mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996), bolsista CAPES na Universidade de Lisboa/PT (2001); doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP (2003).

Alessandro André Leme

possui graduação em Ciências Sociais Bacharelado pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e mestrado em Ciências Sociais (área de concentração: Relações Sociais, Poder e Cultura) pela Universidade Federal de São Carlos (2002). É Doutor em Ciência Política pela UNICAMP. Fez Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNICAMP na área de Sociologia do Desenvolvimento. Foi Professor Bolsista do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas de 2003 a 2006, e professor da PUC-Campinas no primeiro semestre de 2007.

Paulo Roberto dos Santos Corval

Doutor em Ciência Política na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Graduado em Direito na PUC-Rio. Professor de Direito Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da UFF, no Município de Niterói, Estado Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC). Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Estado, Finanças e Tributação (GEIEFT).

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Doutor em Ciência Política (2015), Mestre em Ciência Política (2009) e jornalista (2006) formado pela Universidade Federal Fluminense. 
Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. 
Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu (MBA - Especialização) em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Marianna Restum Antonio de Albuquerque

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp -Uerj). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uer)j. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, é professora substituta do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST-UFF) e pesquisadora e coordenadora adjunta do Observatório Político Sul-Americano (OPSA).

Marcio Rocha

Doutorado em Ciência Política (UFF). Mestre em Ciências Aeroespaciais (UNIFA). Graduado em Economia UFRN. Graduado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea (AFA). Proponente e Primeiro Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências Aeroespaciais (PPGCA) da Universidade da Força Aérea (UNIFA). Coordenador do PPGCA no período de 2004 a 2011. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no biênio 2012-2014.

Roberto da Silva Fragale Filho

Roberto Fragale Filho é doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier I (1997) e Professor Titular em Sociologia Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD). É Juiz do Trabalho Titular da 1ª Vara do Trabalho de São João de Meriti (RJ). Entre março de 2015 e fevereiro de 2021, atuou como Juiz Auxiliar da Escola Judicial do TRT-RJ.

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e ao Grupo de Pesquisa Futuros da Proteção Social do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz - CEE/Fiocruz.

Soraia Marcelino Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (2012), foi bolsista do CNPQ, bolsista de doutorado sanduíche CAPES-Fundação Carolina na Universidade de Salamanca e bolsista de apoio acadêmico da FAPERJ na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Priscila Erminia Riscado

Professora Adjunta no curso de Políticas Públicas (Bacharelado) do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora e Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PGCP/UFF), além de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professora nos cursos de pós-graduação Lato Sensu "Gestão em Administração Pública" e "Gestão Pública Municipal", organizado pela Universidade Federal Fluminense (CEAD).

Luís Alves Falcão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano.

Andre Saldanha Costa

Professor Doutor de Ciência Política, Sociologia e Filosofia da Universidade Cândido Mendes; Professor substituto de Ciência Política do departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense (ano 2018). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com área de concentração em Fundamentos da Teoria Política. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem como principal área de interesse problemas relacionados a Teoria Política Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito e Segurança Pública.

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da UFF. Coordena na UFF o Laboratório de Estudos sobre Pensamento Político e Literatura ? LEPEL e o Laboratório de Estudos sobre Política e Violência ? LEPOV. É autor e organizador do livro ?Unidades de polícia pacificadora: debates e reflexões? (ISER, 2012) e autor de ?Homicídios na Baixada Fluminense ?

Eduardo Rodrigues Gomes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1974, tornou-se Mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) - atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) - em 1979, com a dissertação ?Campo contra cidade - o Ruralismo e a crise oligárguica no pensamento político brasileiro, 1910-1935?.

Cassio Luis Casagrande

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), com habilitação específica em Direito do Trabalho (1989). Mestre em Relações Internacionais (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Ciência Política (2007) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010, ministrando aulas na graduação e no mestrado (PPGDC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito e Política dos Estados Unidos da América.

Andre Luiz Varella Neves

É Doutor em Ciência Política pela FFLCH ? Programa de Pós Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), 2010; Mestre em Ciências Sociais com ênfase na área de Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP), 2004; Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), 1992. Realizou o Pós Doutoramento no Programa do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2012..

Fátima Priscila Morela Edra

Sou Doutora em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa, Portugal), Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA) e em Ciência Política pela Faculdade Paraíso (FAP) e Graduada em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Carlos Sávio Gomes Teixeira

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFF (1997). Possui dois mestrados: um em Ciência Política obtido na USP (2004) e outro em Comunicação, Imagem e Informação obtido na UFF (2000). Doutor em Ciência Política pela USP (2009). Professor Associado I do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais. De 2002 a 2006 foi comentarista político da TV Educativa. De 2007 a 2009 exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Erly Maria de Carvalho e Silva

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (1970) e mestrado em Mestrado em Educação - State University of New York at Buffalo (1976),Bacharelado em Direito - Universidade José Rosário Velano - Alfenas (1998), Doutorado em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal (2014). É professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF, Relações Internacionais). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de Relações Internacionais, pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Theresa Alves da Cunha Kalil

Professora Adjunto do Departamento de Odontoclínica (MOC) da Faculdade de Odontologia de Niterói da Universidade Federal Fluminense (FOUFF). Atualmente é coordenadora das Disciplina de Fonoaudiologia e de Trabalho de Conclusão de Curso II. É professora da Disciplina Clínica de Desordem Temporomandibular e Dor Orofacial.

Subscrever Ciência Política