Ciência Política

Pesquisador

Christy Ganzert Gomes Pato

Christy Ganzert Pato é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Ciência Política, também pela USP. Iniciou seus estudos em Ciências Sociais na USP, em 1996, formando-se em 1999, após transferência para a UFSC. Cursou ainda, em paralelo ao mestrado, o bacharelado em Economia na Universidade de São Paulo (USP), curso este trancado quando de seu ingresso no doutorado. Atualmente é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ricardo Bruno da Silva Ferreira

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de concentração em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Pesquisa os seguintes assuntos: Liberalismo Político, Ensino de Ciência Política e História do Segundo Reinado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e Ensino.

Renato Soares Coutinho

Professor Adjunto de História do Brasil Republicano no Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Brasil Republicano - Pesquisadores em História Cultural e Política" (BR-PHCP). Foi editor da Revista Tempo/UFF (2019-2021). Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2013); mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); graduado em História (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal Fluminense (2004).

Mariele Troiano

Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e pesquisadora associada ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsista Fapesp), mestrado (Bolsista Fapesp) e doutorado (Bolsista Fapesp) em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Foi pesquisadora visitante na University of Hull, Inglaterra ( Bepe/ Fapesp). Suas áreas de interesse são Democracia, Relação Executivo-Legislativo, Comissões e Audiências Públicas.

Jaime Baron

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1982) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro. Foi professor da Universidade do Vale do Itajaí, tendo ministrando a disciplina Ciência Política. Há mais de 12 anos é professor da Universidade Federal Fluminense, atuando com ênfase nas seguintes áreas do conhecimento: Ética e Responsabilidade Social, Ciência Política e Comunicação Social aplicadas à Administração e às Organizações.

Maria Alice Chaves Nunes Costa

É socióloga, cientista política e urbanista. Possui Pós-Doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal); Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); estágio de doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Mestre em Ciência Política pela UFF; e Bacharel e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisadora visitante na De Montfort University (Inglaterra) e na Vanderbilt University (EUA).

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS).

Ari de Abreu Silva

possui graduação como Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1973), Mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1979), cuja dissertação defendida intitulou-se "Coordenação, Racionalidade e Política Pública: Uma Análise do Processo Decisório dos Municípios das Capitais - 1965/1975", sob a orientação do Prof. Dr.

Eduardo Heleno de Jesus Santos

Doutor em Ciência Política (2015), Mestre em Ciência Política (2009) e jornalista (2006) formado pela Universidade Federal Fluminense. 
Professor Adjunto do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense. 
Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu (MBA - Especialização) em Estudos Estratégicos e Relações Internacionais.

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Instituto das Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/ESR).

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Marianna Restum Antonio de Albuquerque

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp -Uerj). Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp-Uer)j. Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente, é professora substituta do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST-UFF) e pesquisadora e coordenadora adjunta do Observatório Político Sul-Americano (OPSA).

Arnaldo Provasi Lanzara

Graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr. Mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Também é pesquisador vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e ao Grupo de Pesquisa Futuros da Proteção Social do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz - CEE/Fiocruz.

Soraia Marcelino Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (2012), foi bolsista do CNPQ, bolsista de doutorado sanduíche CAPES-Fundação Carolina na Universidade de Salamanca e bolsista de apoio acadêmico da FAPERJ na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Priscila Erminia Riscado

Professora Adjunta no curso de Políticas Públicas (Bacharelado) do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora e Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PGCP/UFF), além de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professora nos cursos de pós-graduação Lato Sensu "Gestão em Administração Pública" e "Gestão Pública Municipal", organizado pela Universidade Federal Fluminense (CEAD).

Luís Alves Falcão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano.

Marcos Marques de Oliveira

Doutor em Educação Brasileira (UFF), com estágio pós-doutoral em Sociologia Política (UENF/Darcy Ribeiro).

Andre Saldanha Costa

Professor Doutor de Ciência Política, Sociologia e Filosofia da Universidade Cândido Mendes; Professor substituto de Ciência Política do departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense (ano 2018). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com área de concentração em Fundamentos da Teoria Política. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem como principal área de interesse problemas relacionados a Teoria Política Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito e Segurança Pública.

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da UFF. Coordena na UFF o Laboratório de Estudos sobre Pensamento Político e Literatura ? LEPEL e o Laboratório de Estudos sobre Política e Violência ? LEPOV. É autor e organizador do livro ?Unidades de polícia pacificadora: debates e reflexões? (ISER, 2012) e autor de ?Homicídios na Baixada Fluminense ?

Eduardo Rodrigues Gomes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1974, tornou-se Mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) - atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) - em 1979, com a dissertação ?Campo contra cidade - o Ruralismo e a crise oligárguica no pensamento político brasileiro, 1910-1935?.

Carlos Eduardo Machado Fialho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É também avaliador de projetos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Thais Soares Kronemberger

Doutora em Ciências pelo Programa Binacional Brasil e Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, com área de concentração em Políticas Públicas Comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2015). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2010). Graduada - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense Volta Redonda no Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF, Relações Internacionais). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de Relações Internacionais, pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Subscrever Ciência Política