Ciências Médicas

Pesquisador

Rodrigo Poubel Vieira de Rezende

Possuo graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2005), residência em Clínica Médica e Reumatologia (dois anos cada), título de especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (2011) e mestrado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Desde 2016 atuo como professor de reumatologia na Universidade Federal Fluminense. Neste momento, desenvolvo linhas de pesquisa nos campos da epidemiologia e vacinação em doenças reumáticas autoimunes.

Fernando de Barros

Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2005), Residência Médica em Cirurgia Geral (2006 a 2008) e em Videolaparoscopia (2008 a 2009) no Hospital Orêncio de Freitas (HOF). Mestrado em Ciências Médicas (Linha de pesquisa em Cirurgia do Fígado, Vias Biliares e Pâncreas) pela Universidade Federal Fluminense (UFF 2010). Doutorado pela UFF (2016 - Linha de pesquisa em Cirurgia Bariátrica).

Livia de Almeida Alvarenga

Formada em nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Especialista em Nutrigenômica e Nutrigenética na Pratica Clínica pela Faculdade Unyleya. Mestre em Saúde e Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP, no Programa de Pós Graduação em Saúde e Nutrição, na linha de pesquisa Bioquímica e Fisiologia da Nutrição. Doutoranda do Programa de Pós graduação em Ciências Médicas-linha de pesquisa: Doenças Crônicas não Transmissíveis, pela Universidade Federal Fluminense, com período sanduíche de 6 meses na Wayne State University.

Gabriel Costa de Araújo

Professor de Cirurgia da Mão (Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense). Mestrado em Ciências Médicas. Residências Médicas em Cirurgia da Mão e em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Antônio Pedro - UFF. Atuou na equipe de Ortopedia da unidade de Brasília da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, com ênfase em cirurgia da mão, tumores e na coordenação do programa de treinamento médico especializado. Trabalhou como cirurgião do Centro de Trauma do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO.

Ricardo Pinheiro dos Santos Bastos Filho

Professor Adjunto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado em Ciências Médicas Pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Claude-Bernard Lyon 1 (2013). Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010). Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2001). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, HUCFF, UFRJ (2004). Ortopedista e investigador na Clínica do Dragão, Espregueira-Mendes Sports Center - FIFA Medical Center of Excellence.

Anna Christina Pinho de Oliveira

Professora de Pneumologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), concluído dezembro 2017.

Fabiana Resende Rodrigues

Médica (1992), com Pós-doutorado no INCA (2019), doutorado (2012) e mestrado (2005) em Patologia (Anatomia Patológica) pela UFF. Foi chefe da Seção Integrada de Tecnologia em Citopatologia - SITEC (2016-2021). Atualmente é médica patologista do INCA e professora associada do Departamento de Patologia da UFF. Área de atuação: citopatologia geral e específica, patologia mamária e ginecológica.

José Antonio Caldas Teixeira

Graduado em Medicina pela UFF (1980), residencia médica em Clinica Medica (HUAP/UFF), mestrado em Cardiologia pela UFF (1993) e mestrado em Educação Física pela UFRJ (1990). Doutor em Ciências Médicas pelo PGCM da UERJ. Atualmente é prof. Adjunto 1, 20h da UFF, administrando a Disciplina de Semiologia Médica, Coordenador da da disciplina optativa de Med.

Albino Fonseca Júnior

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996-2001), Residência médica (2002-2005) e Mestrado acadêmico (2005-2006), em Medicina (Anatomia Patológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela Universidade Federal Fluminense (2016-2019). Atualmente é Professor Associado de Anatomia Humana da Universidade Federal Fluminense - Departamento de Morfologia (MMO). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Morfologia Humana, Patologia Geral e Anatomia Patológica.

Cristiane Alves de Oliveira

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) e Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na mesma instituição (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora adjunta de Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Experiência na área de Medicina, com ênfase em obstetrícia, ginecologia, medicina fetal e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

Cristina Asvolinsque Pantaleão Fontes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1986); Mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professora de Radiologia da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Cláudio Santos de Souza Lima

Mestre e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2010/2017). Título de Especialista em Oftalmologia pela UFF e da Associação Médica Brasileira/Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Professor Adjunto de Oftalmologia da Universidade Federal Fluminense. Responsável pelo Setor de Estrabismo do Serviço de Oftalmologia da UFF/Hospital Universitário Antônio Pedro. Coordenador do Modulo de Oftalmologia da Disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado IVA (TCS IVA) da Faculdade de Medicina da UFF.

Jorge Henrique Martins Manaia

Jorge Henrique Martins Manaia é Brasileiro, Natural do Rio de Janeiro, Casado. Formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1982-1988). Prestou Serviço Militar Obrigatório no Exército Brasileiro como Segundo Tenente Médico R2 (Reserva não Remunerada) em 1989. Fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) - UFF (1990-1992), tendo sido aprovado em primeiro lugar.

Rachel Leite Ribeiro

É Professora Adjunta do Departamento de Patologia (MPT) da Faculdade de Medicina (FCM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FCM/UFF. Realizou seu Pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Laboratório de Apoio Biotecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2018). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999), Mestrado em Microbiologia pela UERJ (2002) e Doutorado em Ciências Médicas pela UERJ (2008).

José Kawazoe Lazzoli

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1988) e mestrado em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia e em Medicina do Exercício e do Esporte

Marcelo Sanmartin de Almeida

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (2000) e Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal Fluminense ( 2019). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia e pesquisa, com ênfase em Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Endodontia, Trauma, Retratamento, Padronização e Cirurgia.

Luciane Marie Bedran

Doutorado em Ciências Médicas com ênfase em Radiologia Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), HUAP (2018). Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2000).
Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na disciplina de Oclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: desordens da articulação temporomandibular (ATM) e imagens de ressonância magnética da ATM.

Carlos Alberto Araujo Chagas

PhD student in Medical Sciences UFF. Full Member ACAMERJ - Academy of Medicine of Rio de Janeiro Chair 37 Professor Mario Negreiro Pardal, Full Member FBAM - Brazilian Federation of Academies of Medicine. Adjunct Professor IV Department of Morphology, Fluminense Federal University UFF, Leader of the Capes Medical Science Research Group - Cnpq link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1987466988831840, Secretary of the Regional ABMLPM Rio de Janeiro 2015/2016 Scientific Director of the ABMLPM RJ 2017/2018. Vice President of ABMLPM RJ 2019-2020.

Caroline Alves de Oliveira Martins

Atualmente é Professora Adjunta de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, médica responsável pelo ambulatório de Patologia do Trato Genital Inferior do Hospital Federal de Bonsucesso e atua como ginecologista/colposcopista em consultório particular. Fellow da Sociedade Internacional para o estudo das Doenças VulvoVaginais (ISSVD). Membro da Sociedade Brasileira de Genitoscopia (ABPTGIC). Doutorado em Ciências Médicas na Universidade Federal Fluminense concluído em Maio/2017. Mestrado em Saúde da Mulher pela FIOCRUZ concluído em Março/10.

Leonardo dos Santos Antunes

Possui graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo -FONF (2002), especialista em Endodontia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2012). Atualmente é professor Adjunto pela Universidade Federal Fluminense, atuando na disciplinas de Endodontia, Odontologia do Esporte e TCS IV. Professor dos Programas de Pós graduação em Odontologia de Niterói (mestrado e doutorado) e Nova Friburgo (mestrado) da Universidade Federal Fluminense.

Veronica Alcoforado de Miranda

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (1980) , Especialização em Medicina do Trabalho (UFF), Geriatria e Gerontologia (UFF) Homeopatia (UNIRIO), Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração Epidemiologia/ Bioestatística pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2013. Professora convidada junto ao Instituto de Pós graduação/ Universidade Castelo Branco- Instituto Qualittas,.

Ruiz Simonato Alonso

Graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Christiane Mello Schmidt

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) , Residência Médica em Pediatria com área de concentração em Pneumologia Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (2019). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (2008) . Médica do Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro. Professora Adjunta em Pediatria do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense.

Maria Auxiliadora Nogueira Saad

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1987), Especialização com Residência Médica na área de Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (1990) e Mestrado em Medicina (Endocrinologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é Professora Adjunta de Semiologia/TCS III/ Clinica Medica da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Ciências Médicas da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Ciências Médicas