século XIX

Pesquisador

Douglas Guimarães Leite

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Direito e Mestre em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Integrante do Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG/UFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça Administrativa. Experiência docente na área de Direito, com ênfase em História do Direito.

Lygia Baptista Pereira Segala Pauletto

É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Cultura e Territorialidade.

Ana Lucia Vieira dos Santos

Ana Lucia Vieira dos Santos é arquiteta (FAU/UFRJ), mestre em Arquitetura (PROArq/FAU/UFRJ) com a dissertação ? Habitação Escrava nas Propriedades Rurais da Província do Rio de Janeiro? (2000), e doutora em História (PPGHis/ IHT/UFF) com a tese ?A Casa Carioca - estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro - 1750-1850? (2005). 
Iniciou sua prática profissional em escritório próprio, trabalhando com projetos de arquitetura, construção civil e perícias judiciais.

Marcus Fabiano Gonçalves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio doutoral realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). Conclui atualmente Doutorado em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS - Paris.

André Cabral de Almeida Cardoso

Possui graduação em licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em português e inglês, bacharelado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), com especialização em tradução, mestrado em literatura brasileira pelo Departamento de Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Literatura Comparada pelo Departamento de Literatura Comparada da New York University (2009).

Lucelinda Schramm Corrêa

Doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2003). Especialização em Geografia (UFRJ) e em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em Geografia, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (1977). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração, Brasil, ensino superior, geografia e século XIX. No atualidade está desenvolvendo pesquisa na área da Geografia da Saúde.

Marcelo Werner da Silva

Possui graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná (1992), especialização em ?Urbanismo, Ciudad, Historia?, pela Universidad Politecnica de Cataluña (1995), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Rio Claro (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Já exerceu o magistério superior na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Federal de Pelotas e na Universidade Gama Filho.

Débora El Jaick Andrade

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. É Professora Associada da área de Teoria e Metodologia da História na Universidade Federal Fluminense -RJ (UFF), desde 2010. Tem experiência na área de História Contemporânea e Brasil Império, com ênfase em Teoria da História, Metodologia e Historiografia. É coordenadora do Laboratório de História Política e Cultura (UFF) e membro do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (UFRRJ).

Subscrever século XIX