psicanálise

Pesquisador

Renata Theophilo da Costa Moura

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense desde 2017, coordena do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política - NUPP e é membro do Núcleo Diretor da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFF- ACNUR- ONU. 
 Possui pós-doutorado em Teoria e Clínica Psicanalítica pela UERJ (2003-2004), doutorado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université de Paris 7 -Denis Diderot (1996-2001), mestrado (1994) e graduação (1990) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Cidiane Vaz Gonçalves

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO). Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Cursou a especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e graduou-se em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Carlos Alberto Ribeiro Costa

Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, campus de Niterói. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia "Estudos da Subjetividade - UFF". Doutor e mestre em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2011) e (2006). Possui especialização em Psicanálise e laço social UFF (2006). Graduado em Psicologia pela UFF de Niterói (2004).

Danieli Machado Bezerra

Professora Adjunta do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Docente bolsista do consórcio CECIERJ do curso de Tecnólogo em Segurança Pública CEDERJ/ EAD/UFF. Lidera o Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música (PSICMÚSICA). Entusiasta das artes e da música como instrumento de transformação social e pessoal do sujeito. Acredita que a arte redime o ser humano e a psicanálise o revoluciona! Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Valmir Cândido Sbano

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado V da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Interface Filosofia-Psicologia-Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e seu ensino, sistemas psicológicos, aplicações à psicologia do desenvolvimento e ensino de ciências.

Rogerio Robbe Quintella

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicólogo pela Universidade Federal Fluminense. É Editor Executivo do Periódico Científico ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade (UFF). É autor dos livros "O Supereu Canibal: compulsão, impulsão e o desmentido dqa privação na atualidade" (Ed. Appris), "A Loucura sem avesso: Saúde Mental no Brasil" (Ed. Prismas) e "Subjetividade, Clínica e Política" (EDUFF).

Bárbara Breder Machado

Professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Instituto das Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional em Campos dos Goytacazes; Coordenadora do Laboratório de Psicanálise, Política, Cultura e estudos de gênero(UFF/ESR).

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Explora o diálogo entre psicanalise e cultura ? arte, cinema e literatura ?, interessada principalmente em recolher e desdobrar propostas de delineamento do sujeito na cultura em nível micropolítico, tentando contribuir para se pensar questões de gênero e de descolonização do pensamento.

Fernanda Ferreira Montes

Professora associada II da UFF/FEUFF.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Membro do Grupo Alteridade Psicanálise e Educação - GAP(E) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância, Bebês e Crianças Pequenas (GERAR), inscritos no CNPQ pela UFF.

Roberto de Oliveira Preu

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Adjunto de Psicologia Geral do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense em Volta Redeonda.

Ana Paola Frare

Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (2005) e doutorado em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora da área de Saúde Coletiva e Psicopatologia da Universidade Federal Fluminense. Professora colaboradora do Mestrado Profissional em Atenção Psicossocial no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB). Membro do GT da ANPEPP - Psicanalise, Política e Clínica.

Cláudia Henschel de Lima

FORMADA EM PSICOLOGIA PELA UFRJ, COM PÓS- DOUTORADO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ATUALMENTE:
1. É PROFESSORA ASSOCIADA II DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- CAMPUS DE VOLTA REDONDA (ÁREA DE PSICANÁLISE). 
2. É MEMBRO DA DIRETORIA E PESQUISADORA DA ASSOCIAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PESQUISA EM PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL (AUPPF).
3. É DOCENTE PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA UFRJ (PPGP. UFRJ), ONDE ORIENTA 8 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 2 TESES DE DOUTORADO.

Bianca Novaes de Mello

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010).Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, linguagem, saúde mental e gênero.

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Giselle Falbo Kosovski

é graduada em Psicologia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), tem Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003).

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, projeto Gestão coletiva dos sonhos, sob supervisão do Prof. Dr.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018).

Paula Glenadel Leal

Realizou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciatura em português-francês (1985), mestrado em Letras Neolatinas (1989) e doutorado em Letras Neolatinas (1996). Realizou pós-doutorado na Université de Paris VIII (2002). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ-1D do CNPQ.

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Augusto Cesar Freire Coelho

Possui Doutorado em Teoria Psicanalítica - Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica IP - UFRJ (2001) e Mestrado em Teoria Psicanalítica - Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica IP - UFRJ (1998). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. É editor da Revista Ayvu, do Departamento de Psicologia da UFF-VR.

Flavia Lana Garcia de Oliveira

Professora Adjunta A do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói). Fez Pós-Doutorado (2018-2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ, com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Foi Professora Substituta (2018-2019) do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói), setorizada nas áreas de Psicologia Clínica e Psicanálise. Graduada (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Subscrever psicanálise