História Social

Pesquisador

Ynaê Lopes dos Santos

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2012), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel e licenciada em História pela USP (2002). Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. Realiza Pesquisa na aérea de História da América, com ênfase em Escravidão Moderna e Relações Étnico-Raciais nas Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas , relações étnico raciais e ensino de história.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Graduada em Arquivologia (2015) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ivan Ducatti

Professor Adjunto de História Contemporânea junto à Escola de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Paulo Knauss de Mendonça

Licenciado em História (UFF, 1987), Mestre em História do Brasil (UFRJ,1990) e Doutor em História (UFF,1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). participa dos Grupos de Pesquisa inscritos no CNPq: Laboratório de História Oral e Imagem - UFF; Gênese Documental Arquivistica - UFF; Grupo de Estudos de Arte Pública - Brasil (Unicamp).Desenvolve pesquisa sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual, bem como, História, Memória e Patrimônio Cultural.

Margareth da Silva

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2003 a 2020.

Carolina Coelho Fortes

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011).

Alexandre Carneiro Cerqueira Lima

Professor Associado de História Antiga do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, atua no ensino e na pesquisa de práticas culturais da Grécia Antiga. É orientador de pesquisas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no PPGH UFF, membro permanente do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA ? UFF) e membro associado do da UMR8210 Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques (ANHIMA - Paris).

Carlos Eduardo Valencia Villa

Professor associado de História de América na Universidade Federal Fluminense em Campos

Sergio de Sousa Montalvão

Professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutor em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas (2011). Professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Departamento de Administração/UFF. Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd-UFF), na linha Estado, Organizações e Sociedade (EOS).

Joaci Pereira Furtado

Graduado (1988) em história pela Universidade Federal de Ouro Preto, é mestre (1994) e doutor (2001) em história social pela USP. Autor de livros didáticos e paradidáticos de história, organizou edição das "Cartas chilenas", de Tomás Antônio Gonzaga (Companhia das Letras). Sua dissertação de mestrado, "Uma república de leitores: história e memória na recepção das 'Cartas chilenas' (1845-1989)", publicada pela Hucitec, recebeu os prêmios Moinho Santista Juventude 1996 (hoje Prêmio Bunge Juventude) e Jabuti 1997.

Ana Célia Rodrigues

Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (2015) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha (2013-2014), com bolsa CAPES. Doutorado (2008) e Mestrado (2003) em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduação em História pelo Instituto Superior de Ciências, Letras e Artes de Três Corações (1988). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pela Escuela Nacional de Archiveros do Peru, OEA (1993).

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor titular de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em história intelectual, história política, história do livro, interpretação e materialidade de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro

Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral (Curso de Ciências Econômicas). Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Alejandra Luisa Magalhães Estevez

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), no qual debruçou-se sobre o estudo da Juventude Operária Católica (JOC) e da Ação Católica Operária (ACO). É doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), onde investigou a atuação de líderes católicos na Diocese de Volta Redonda/ Barra do Piraí (1966-2010) e sua relação com o movimento sindical.

Manuel Rolph De Viveiros Cabeceiras

Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); possui formação como guia de turismo (regional, nacional - CIETH, 2002).

Ronald José Raminelli

Ronald Raminelli possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou estágio pós-doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris (2002-2003), na Unicamp (2011-2012) e Unesp (2019). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense, coordenador da área de História da Faperj e associate Editor da Oxford University Press (New York). Recebeu da Universidade Federal Fluminense o Prêmio de Excelência 2018-2019, na modalidade Prêmio UFF de Excelência Científica categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Gabriel Passetti

Professor de História das Relações Internacionais na Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e Segurança (PPGEST-INEST-UFF). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2010), onde também concluiu o bacharelado (2002), a licenciatura (2003), o mestrado (2005) e o pós-doutorado (2013). Coordenador do LAHPIS - Laboratório de História da Política Internacional Sul-americana.

Samantha Viz Quadrat

possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professora associada de História da América Contemporânea da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) e no Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras (NUPHED).

Tâmis Peixoto Parron

Tâmis Parron é professor pesquisador do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), é coordenador do Núcleo de História Comparada Mundial (COMMUN, UFF) e membro do Centro UFF sobre Desigualdades Globais. Desenvolve e orienta pesquisas sobre escravidão, geopolítica e economia mundial no longo século 19 (1780-1945), nos campos da sociologia história, teoria crítica e economia política global.

Luciana Maria Almeida de Freitas

Luciana Maria Almeida de Freitas é docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, na Linha de Pesquisa Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução, e na Graduação em Letras, lecionando Pesquisa e Prática Educativa, tanto de Língua Portuguesa, quanto de Língua Espanhola e de outras línguas adicionais.

Adriene Baron Tacla

possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Arqueologia, com tese em Pré-história Européia, pela University of Oxford (2007).

Marcelo da Rocha Wanderley

MARCELO DA ROCHA WANDERLEY É PROFESSOR DE HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. ATUOU COMO COORDENADOR EXECUTIVO DA COMPANHIA DAS ÍNDIAS - NÚCLEO DE HISTÓRIA IBÉRICA E COLONIAL NA ÉPOCA MODERNA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA MESMA UNIVERSIDADE ENTRE 2013-14.
FOI AINDA PROFESSOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO ENTRE 2006-2009.CONCLUIU O DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2005.

Fábio Ferreira Ribeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), mesma instituição pela qual Fábio Ferreira obteve o título de Doutor em História, no ano de 2012. Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGHIS/UFRJ (2007). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibero-Americana (Política e Econômica) e Metodologia de Pesquisa.

Renata Rodrigues Vereza

Possui graduação em História pela UFF (1995), mestrado em História Social pela USP (1998) e doutorado em História Social pela UFRJ (2007). Atualmente é professora do Depto. História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, história iberica, história urbana e conflitos etnicos. Conta com experiência, também, em gestão univeristária, em especial, nas áreas de pesquisa e pós-graduação.

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado pela mesma instituição em 2006. Atualmente é professor de história da África na Universidade Federal Fluminense. Trabalha com pesquisa e docência na área de História, com ênfase em História da África, especialmente com viajantes e relatos de viagem e análise do discurso colonial.

Julio Cesar Medeiros da Silva Pereira

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2011).

Renato de Mattos

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação (GCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel (2006) e Licenciado (2007) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2009) e Doutor (2015) em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), ambos com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).Tem experiência na área de Arquivologia, com ênfase nos seguintes temas: Arquivos Pessoais e Arquivos Permanentes.

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente).

Subscrever História Social