Planejamento Energético

Pesquisador

Carolina Grottera

É professora adjunta da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, mestrado pela mesma instituição e bacharelado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Barbara Franz

Possui doutorado em Planejamento Ambiental (UFRJ, 2011), mestrado em Geociências (UFF, 2004), especialização em Gestão Pública (AVM/UCAM, 2010), graduação em Oceanologia (FURG, 2002) e em Química Licenciatura (UNIVERSO,2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de ciências ambientais, atuando nos temas: gestão de resíduos sólidos, gestão de desastres naturais e gerenciamento costeiro.

Guilherme Rodrigues Lima

Professor Substituto do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Atualmente faz doutorado em Programa de Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É mestre em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental e Bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ). Possui extensão acadêmica pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Portugal. Durante a graduação integrou o Grupo de Economia do Meio Ambiente (GEMA/IE/UFRJ).

Ricardo Abranches Felix Cardoso Júnior

Possui Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF - (2005), Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME - (2007), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho - UFF - (2009) e Doutorado em Planejamento Energético / Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ (2014). 
Atualmente é Professor Adjunto 20h do Departamento De Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente. 
Foi Professor Convidado da FGV (MBA em Gestão de Projetos do Setor Elétrico).

Marcia Marques de Queiroz Carvalho

Doutora em Planejamento Energético pelo PPE, COPPE, UFRJ na linha de pesquisa Energia e Meio Ambiente (2011), mestrado em Arquitetura pelo PROARQ, UFRJ na linha de pesquisa Conforto Ambiental (2001) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAUSS (1988). É autora do livro AutoCAD 2016 para iniciantes - Comandos básicos e exercícios de referência. Desde 2002 é professora da Universidade Federal Fluminense e leciona disciplinas de desenho técnico na prancheta e em softwares de desenho para alunos de graduação em Desenho Industrial, Arquitetura e Engenharia.

Louise Land Bittencourt Lomardo

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Pós-doutorado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE de Freiburg, Alemanha e PPE/COPPE/UFRJ (2012/2013). É Cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e foi Pesquisadora 2 do CNPq (2015/17).

Bruno Soares Moreira Cesar Borba

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente exerce o cargo de Professor Associado da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia Elétrica. Possui experiência na área de Planejamento Energético, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes renováveis de energia, modelagem energética e veículos elétricos.

Subscrever Planejamento Energético