Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador

Carlos Manuel Guzmán Jiménez

Possui graduação em Matemática pela Universidade Nacional de Trujillo - Peru (2008), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2012), doutorado em Matemática pela UFMG (2016) e pós-doutorado pela UFMG (2017-2018). No mestrado, foi bolsista do departamento de Ciências Exatas da UFMG pela Capes, avaliado com 100% de aproveitamento na prova de qualificação. No doutorado, foi bolsista pela Capes Reuni e autor da melhor tese de doutorado de Matemática da UFMG 2016. Atualmente, trabalha como professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense.

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Mateus Rocha Menezes

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEPCON/FACE/UFMG (2014) . Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes (2011), tendo sido premiado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) como melhor aluno do curso. Atualmente, é Professor Adjunto I da Faculdade Novos Horizontes e Professor Assistente III do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Danilo Vilela Avelar

Professor do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente em Álgebras com Identidade Polinomiais e em Teoria de Números: Problema de Soma Zero.

Maria Carmen Morais

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Física Nuclear, com ênfase em Reações Nucleares e Espalhamento Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Reações de Transferência e Astrofísica Nuclear.

Juliana de Oliveira

Juliana de Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Residência Médica em Clínica de Pequenos Animais pela Escola de Veterinária da UFMG (2001), Mestrado em Medicina Veterinária, com área de concentração em Clínica Médica de Pequenos Animais, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado em Ciência Animal, com área de concentração em Patologia e Ciências Clínicas, também pela UFMG (2007).

Elyzabeth da Cruz Cardoso

Médica Veterinária formada na UFRRJ (1983), Mestre em Medicina Veterinária pela UFMG (1989) Doutora em Ciências Biológicas pela UFPA (1997). Especialista em análise de minerais pelo Animal Science da University of Florida. Trabalhou na Amazônia por 23 anos com produção e nutrição mineral, ênfase em bubalinocultura. Atualmente é Professora Titular da UFF, responsável pelas disciplina de fisiologia humana para os cursos de odontologia e fonoaudiologia e fisiologia dos minerais para o curso de Biomedicina do instituto de Saúde de Nova Friburgo.

Luiz Antonio Botelho Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Está como professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária.

Rodrigo de Almeida Ferreira

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento -SSE/FE-UFF). Doutor em Educação (UFMG, 2014 - com período Sanduíche/CNPq na Escola de Comunicação e Artes da USP). Mestre em História (UFMG, 2004). Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História ProfHistória/UFF, onde também é docente. Integra a equipe de coordenação do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFF). Participa Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI. Membro da Rede Brasileira de História Pública (RBHP).

Adriana Cristina de Oliveira Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense (2009). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense desde 2006, atuando nas Disciplinas de Inspeção de Leite e Derivados e Tecnologia de Leite e Derivados. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fraudes em Leite Fluido e no desenvolvimento de novos produtos a base de Leites Fermentados.

Rodrigo Castro Rezende

Professor de História da África, da Universidade Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes. Doutor em História Contemporânea I pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com tese sobre os processos de crioulizações, analisando especialmente Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. Tem experiência docente em história da África, tráfico de escravos e diáspora africana em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Atua também em pesquisas sobre demografia histórica, mitologias dos povos do continente africano e processo de crioulização.

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Ernani Viana Saraiva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Klarissa Almeida Silva Platero

Professora de Magistério Superior (Adjunto, 40h DE). Universidade Federal Fluminense. Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Departamento de Segurança Pública (DSP).

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Elzira Lucia de Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor c professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: demanda habitacional, mercado de trabalho, royalties do petróleo, educação, saúde e projeção populacional.

Luiz Fernando Lima Braga Júnior

Licenciado em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - Muriaé/MG), Mestre em Estudos Literários: Teoria da Literatura (UFMG) e Doutor em Literatura Comparada (UFMG: conceito CAPES 7), iniciou o percurso pelo magistério em Muriaé, ampliando-o posteriormente em instituições públicas e privadas de Belo Horizonte, sempre conciliando atividades docentes do Magistério Superior às da Educação Básica. Atualmente, é professor (EBTT) efetivo de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense (unidade COLUNI - Niterói - RJ).

Gerlinde Agate Platais Brasil Teixeira

Graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestre em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutora em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003). Paralelo a minha qualificação como imunologista busquei me qualificar como educadora. Sou professora da Universidade Federal Fluminense desde 1982. Diretora do Espaço UFF de Ciências desde 1999, um programa de formação inicial e continuada de professores e de divulgação científica.

Felipe Zandonadi Brandão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense (1999), Mestrado em Medicina Veterinária (Reprodução Animal) pela Escola de Veterinaria da Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciência Animal (Reprodução Animal) também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Possui pós-doutoramento (2017) na Universidad de la Republica - Uruguay.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Douglas Mosar Morais Resende

Professor adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da mesma universidade. Co-coordenador do Laboratório Kumã da UFF, onde participa de uma pesquisa no campo das pedagogias do cinema, e dos projetos de extensão Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos e Programa de Formação em Cinema: capacitação, preservação e educação.

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e nos Cursos de Graduação. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 na UFMG e, em 2020, na University of California, UC Berkeley (Professora Visitante - Print/Capes; com período final de atividades na UFRGS). Pesquisadora integrante da equipe de coordenação do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI-UFF).

Fernando Antônio Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha).

Conny Cerai Ferreira

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense lotada na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). Doutora em Ciências-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo, bolsista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do Programa Químico de Petróleo, PRH-01 (2016).

Carlos Augusto dos Santos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005).

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

Luiz Altamiro Garcia Nogueira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Ciência Animal Reprodução Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994)..Pós-doutorado na Universidade Veterinária de Budapest
É Professor Titular na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense.Foi Coordenador Técnico do Programa Rio Genética - Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2016 .Atua na Medivina Veterinária, com ênfase em Reprodução An

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto, Pesquisador e Extensionista da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Docente do quadro permanente do Mestrado em Turismo (Ppgtur) da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com doutorado sanduíche na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Claudete Aparecida Araújo Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991-1996), residência médica em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000), mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001-2006) e pós-doutorado na School of Public Health at University of California, Berkeley (2013-2014).

Andre Henrique Guerra Cotta

Doutor em Musicologia pelo PPGM-UNIRIO (2009). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2000). Especialista em Musicologia Brasileira pela Escola de Música da UFMG (2001), onde também se graduou em Regência (1995). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervos de música, música brasileira, pesquisa em música, tratamento da informação.

Guilherme Nunes de Souza

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1998), Especialização em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2001), Mestrado em Medicina Veterinária na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2001) e Doutorado em Ciência Animal na Área de Concentração em Epidemiologia Veterinária pela UFMG (2005).

Maria Jussara Abraçado de Almeida

Jussara Abraçado é professora titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense. Sua formação inclui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais, Sob a orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Oliveira; Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a orientação da Profa. Dra. Cecília Mollica; e realização de estágios de pós-doutoramento em Linguística Cognitiva na Universidade Católica de Braga, sob a supervisão do Prof. Dr. Augusto Soares da Silva; e na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a supervisão da Profa. Dra.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Wagner Batista De Almeida

Natural de Juiz de Fora, MG, possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF (1978), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (1982) , Doutorado em Química (Ph.D.) - University of Manchester, Inglaterra (1991), Pós-doutorado (Visiting Professor Felowship, American Chemical Society) - Quantum Theory Project, Unversity of Florida, Estados Unidos (1996) e Pós-doutorado (Bolsa da CAPES) - University of Florida, Estados Unidos (1998). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1992 (nível 1A: 2003-2022).

Tania Afonso Chaves

Atualmente, exerço a docência no cargo de Professor Adjunto IV do Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense e integro o Grupo de Pesquisa NuPIFono - Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares em Fonoaudiologia do CNPq.

Daniel Leite da Silva

Graduado em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestre (2011) e doutor (2015) em Química Orgânica pela pela Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor ADJUNTO-A do Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica) da Universidade Federal Fluminense - Niterói desde 2018. Atuou como tutor de diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química (2010-2012), modalidade a distância, da UFMG. É também Bacharel em Engenharia de Produção (2020) pela Universidade Federal Fluminense e funcionário da Petrobras (2013-Atual).

Tatiana das Chagas Almeida

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), atribuições tecnológicas obtidas através da Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutorado em Ciências e Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017).

Fernando Iemini de Rezende Aguiar

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu Doutorado realizou um estagio pelo período de um ano no Departamento de Física da Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália). Realizou um Pós-Doutorado pelo periodo de 1 ano na Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália) e por 2 anos no ICTP (The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics), em Trieste - Italia.

Lilian Felipe

Pos Doutora (2015) em Otoneurologia pela Universidade de Maastricht (The Netherlands). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Ciências da Saúde : Infectologia e Medicina Tropical (CAPES 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Principais áreas de pesquisa: otoneurologia, tontura, potenciais evocados, audiologia. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense.

Subscrever Universidade Federal de Minas Gerais