Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Pesquisador

Thomas Ferdinand Heye

Bacharel em História (1994) e Mestre em Relações Internacionais (1997) pela PUC-RJ. Doutor em Ciência Política (2005) pelo IUPERJ. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Decano do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST). Lidera o Laboratório de Integração Sul Americana (LISA) e é Coordenador do GT de Segurança Regional e Conselheiro do Fórum Universitário do Mercosul (FOMERCO). Membro do Conselho Científico do Multidisciplinary International Conference of Research Applied to Defense and Security.

Carmen Lucia Tavares Felgueiras

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ .Sou professora associada 4 da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando como docente e pesquisadora no Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Tenho como áreas de interesse o pensamento social brasileiro, a sociologia dos intelectuais e da cultura, e a teoria sociológica.

Marcial Alécio Garcia Suarez

Marcial Alécio Garcia Suarez é Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ e Professor Associado II do Departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense. Research Fellow (2006/2007) do International Security Program / Harvard University, John F. Kennedy School of Government, Estados Unidos. Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Curso de Mestrado / Doutorado). Coordenador do Grupo de Análise em Política Internacional.

Cesar Kiraly

Professor de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da UFF. Professor-Investigador visitante no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Coordenador do Laboratório de Estudos Hum(e)anos. Editor da Revista Estudos Políticos. Curador da Galeria IBEU. Autor, dentre outros, dos livros Ceticismo e Política e Os Limites da Representação.

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

Alex Jobim Farias

É Doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (2007), Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Foi professor da graduação da relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, entre 2010 e 2011, foi coordenador de Centro de Estudos e Pesquisas BRICS.

Andres Del Río

Atualmente, é Professor Adjunto de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). É Coordenador do Nucleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Politicas Publicas, NEEIPP da UFF. Foi pesquisador visitante do Departamento de Estudios Socio Políticos y Jurídicos (DESOJ), do ITESO, Universidad Jesuita de Guadalajara, Mexico (2019). Foi pesquisador visitante no Departamento de Ciências Políticas da Universidad de la Republica, Uruguai (2017).

Jussara Freire

Jussara Freire possui graduação em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1998), mestrado em Sociologia - Université Paris X, Nanterre (1999) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) com estágio de doutoramento (bolsa sanduíche) na Ecole des Hautes etudes en Sciences Sociales . Atualmente, realiza um pós-doutorado no Centre d'Etudes des Mouvements Sociaux da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. E professora associada I do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos).

Victor Leandro Chaves Gomes

Professor Associado de Teoria Política do Departamento de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais (DEI), vinculado ao Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (LEPIN/UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da UFF. Doutor em Ciência Política, no ano de 2008, pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).

Rogerio Dultra dos Santos

Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997), mestrado em Direito Público pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ (2006).

Vagner Camilo Alves

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (2005). É professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Leciona e pesquisa na área da Ciência Política, com ênfase nos Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa e de Defesa do Brasil, e Cultura e Relações Internacionais.

Cassio Luis Casagrande

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (FDC), com habilitação específica em Direito do Trabalho (1989). Mestre em Relações Internacionais (2001) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Ciência Política (2007) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2010, ministrando aulas na graduação e no mestrado (PPGDC). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Direito e Política dos Estados Unidos da América.

Jacqueline de Oliveira Muniz

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF em 1986. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1992. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, Universidade Candido Mendes (1999) com a tese Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da PMERJ. Professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da UFF.

Roberta Rodrigues Marques da Silva

Professora Adjunta do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF. Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, mestre em Relações Internacionais pela UFF e bacharel em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Napoleão Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Desenvolvimento Urbano por El Colégio de México (1981) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1991). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) entre 2016-2021, foi Vice-diretor e Diretor em Exercício do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2011 e 2015, e foi Coordenador do curso de Graduação em Sociologia da mesma Universidade, entre 2012-2016.

Subscrever Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro