Ciências Sociais

Pesquisador

Bóris Maia e Silva

Professor substituto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Pós-doutorado FAPERJ/INCT-InEAC. Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (PPGA-UFF). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (ICHF/UFF). Pesquisador do Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (NUFEP/UFF) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

Olivia von der Weid

É Professora Adjunta no Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense (GAP/UFF). Doutora em Antropologia Cultural pelo PPGSA/UFRJ (2014). Mestre em Sociologia (com concentração em antropologia) também pelo PPGSA/UFRJ (2008) e bacharel em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). De 2015 a 2018 realizou estágio pós-doutoral na UERJ. Suas principais áreas temáticas de pesquisa são: gênero e sexualidade.

Christy Ganzert Gomes Pato

Christy Ganzert Pato é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Ciência Política, também pela USP. Iniciou seus estudos em Ciências Sociais na USP, em 1996, formando-se em 1999, após transferência para a UFSC. Cursou ainda, em paralelo ao mestrado, o bacharelado em Economia na Universidade de São Paulo (USP), curso este trancado quando de seu ingresso no doutorado. Atualmente é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ricardo Bruno da Silva Ferreira

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui o Bacharelado e a Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua na área de concentração em Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro. Pesquisa os seguintes assuntos: Liberalismo Político, Ensino de Ciência Política e História do Segundo Reinado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e Ensino.

Raquel Giffoni Pinto

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2015. Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ (2010). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ (2007).

Danilo Sales do Nascimento França

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do AFRO-CEBRAP (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2017), com período sanduíche na Brown University (EUA). Fez pós-doutorado no NEPO-Unicamp (Núcleo de Estudos de População ?Elza Berquó?

Maria Claudia Martinelli de Mello Pitrez

Professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais de Campos dos Goytacazes,da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Ciências Sociais no PPCIS/Uerj/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Sociologia e Antropologia no PPGSA/IFCS/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais IFCS/Universidade do Rio de Janeiro.
Desenvolve trabalhos na área de educação e cultura, envolvendo campos de pesquisas na educação formal e não formal; festividades e ritual; arte, ritmo e pertencimento.

Isabelle de Araujo Lima e Souza

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como professora do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB). No mestrado pesquisou a estrutura de participação da fala-em-interação em aulas de química para Surdos, com foco na interação em LIBRAS, sob a orientação da professora Wânia Terezinha Ladeira.

Fabio Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X (atualmente Universidade Paris Nanterre) e no CEMS e no extinto GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Associado do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Dibe Salua Ayoub

Professora adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro da coordenação do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), e integrante do grupo de pesquisa Gênero e Ruralidades e do Collective of Agrarian Scholar-Activists from the South (Casas).

Rolf Malungo de Souza

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é expert consultant - Syracuse University, coordenador adjunto da Universidade Federal Fluminense e professor da Universidade Federal Fluminense.

Mariele Troiano

Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Ciência Política e pesquisadora associada ao Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (Bolsista Fapesp), mestrado (Bolsista Fapesp) e doutorado (Bolsista Fapesp) em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos. Foi pesquisadora visitante na University of Hull, Inglaterra ( Bepe/ Fapesp). Suas áreas de interesse são Democracia, Relação Executivo-Legislativo, Comissões e Audiências Públicas.

Lisis Fernandes Brito de Oliveira

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, integrante do departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais- 2007, Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017). Participou de eventos e congressos com artigos aprovados nas seguintes áreas: Educação, Gênero, Formação de Professores, Educação Sexual. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas áreas da Educação e das Ciências Sociais.

Vania Noeli Ferreira de Assunção

Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1993), mestre (1999) e doutora (2005) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da UFF - Rio das Ostras. Atuou como professora convidada nos cursos de pós-graduação lato sensu em História, Sociedade e Cultura (Cogeae/PUC-SP) e Ciências Sociais: economia-mundo, arte e sociedade (Cufsa). Lecionou também na pós-graduação da Unicastelo (Gestão Educacional) e da Fac. Paulista de Serviço Social (Promoção Social).

Flavia Mateus Rios

Doutorou-se na Universidade de São Paulo (USP, 2014), na qual obteve os títulos de bacharelado(2005) e de licenciatura em Ciências Sociais(2006) e mestre em Sociologia(2009). Durante o estágio doutoral, foi Visiting Student Researcher Collaborator em Princeton University, com bolsa Sanduíche da FAPESP (2013).Integrou o quadro docente da Universidade Federal de Goiás(2016-2017) onde coordenou o PIBID-Ciências Sociais. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense(UFF), onde foi coordenadora do curso de Ciências Sociais- Licenciatura(2020-2021).

Jorge Nassim Vieira Najjar

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

Professora Adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutora em Ciência da Informação (2012) pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Sua Tese intitulada Arquivologia e a construção de seu objeto científico: trajetórias, concepções, contextualizações, foi a vencedora do II Prêmio Maria Odila Fonseca, oferecido pela AAB - Associação dos Arquivistas Brasileiros. Graduada em Arquivologia (2015) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Carlos Abraão Moura Valpassos

Carlos Abraão Moura Valpassos é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais, no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela Uenf (2004), mestrado em Antropologia (2006) pelo PPPGA-UFF e doutorado em Antropologia Cultural pelo PPGSA/IFCS/UFRJ (2011).

Maria Antonieta Parahyba Leopoldi

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1968), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência Politica na Faculty of Social Studies - University of Oxford (1984).

Ana Paula Massadar Morel

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), onde realizou pesquisa sobre educação autônoma no movimento zapatista. Atuou como educadora e pesquisadora na área de Educação e Saúde na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Tem como principais áreas de interesse: Educação Popular em Saúde, Antropologia e Educação e Movimentos Sociais e Autonomia.

Claudio de Farias Augusto

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1978); graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UEG (atual UERJ) (1972), bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian no Laboratório Nacional de Engenharia Civil/LNEC/Portugal (1974); mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (1996), bolsista CAPES na Universidade de Lisboa/PT (2001); doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP (2003).

Natália Silva Pereira

Cientista Social com Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Mestrado, e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFF, e Professor Docente I de Sociologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Professora Substituta da disciplina Organização da Educação no Brasil, na Universidade Federal Fluminense

Maria Alice Chaves Nunes Costa

É socióloga, cientista política e urbanista. Possui Pós-Doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal); Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); estágio de doutoramento na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Mestre em Ciência Política pela UFF; e Bacharel e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Foi pesquisadora visitante na De Montfort University (Inglaterra) e na Vanderbilt University (EUA).

Marilene Cabral do Nascimento

Graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado (1997) e doutorado em Saúde Coletiva (2002) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atualmente, é professora associada no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, com ênfase nos seguintes temas: medicina tradicional, terapias complementares, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina integrativa, racionalidades médicas, educação na saúde, estratégia de saúde da família, uso racional de medicamentos.

Marildo José Nercolini

Marildo J. Nercolini.
Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciência da Literatura, na área de Literatura Comparada, pela UFRJ, defendendo a tese: ?A Construção Cultural pelas Metáforas: A MPB e o Rock Nacional Argentino repensam as fronteiras globalizadas.?

Ana Claudia Cruz da Silva

Professora Associada II do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Cosmopolíticas ? Núcleo de Antropologia.

Brand Arenari

Doutor em sociologia pela universidade Humboldt de Berlim, Alemanha. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003) e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Foi Diretor do IPEA, e atualmente é professor na Universidade Federal Fluminense (UFF) no departamento de Ciências Políticas e consultor na área de pesquisa e projetos de políticas públicas e assessoria política.

Carolina Zuccarelli Soares

Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), Pós-graduação em Políticas Públicas e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e Doutorado em Sociologia (PPGSA/UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), é pesquisadora do Grupo de estudos sobre desigualdades estruturantes (DesEstrutura) e integra o Programa de pós-graduação em sociologia (PPGS/UFF).

Ana Paula Poll

Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural), em 2008, pelo PPGSA do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituição onde também concluiu o mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e o bacharelado em Ciências Sociais (1999). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense/ Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda (ICHS).

Raquel Brum Fernandes da Silveira

Raquel Brum Fernandes é Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). É Mestre (2010) e Doutora (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uerj. É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e atua como coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. É coordenadora de núcleo do Programa Residência Pedagógica e líder do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (Lapecs) da UFF Campos.

Ana Maria Motta Ribeiro

Possui Doutorado em Ciencias Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA (2008), Mestrado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974).

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Edilson Márcio Almeida da Silva

Graduação em Ciências Sociais (1995), pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2000), mestrado em Antropologia (2000) e doutorado em Antropologia (2007), todos cursados na Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Professor Associado I do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, do qual foi coordenador entre os anos de 2014 e 2018.

Antônio Carlos Rafael Barbosa

Professor Associado III do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /Museu Nacional (2005). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia Simétrica e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos minoritários; ilegalismos; políticas públicas sobre drogas; sistema penitenciário.

Maria Raquel Passos Lima

Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal Fluminense (2018). Doutora em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociologia (com ênfase em Antropologia) pela mesma instituição. Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ. Professora Substituta do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ entre 2015 e 2017. Realizou Pós-Doutorado em Sociologia pelo PPGSA da UFRJ (2017).

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Lígia Maria de Souza Dabul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), especialização em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional da UFRJ, mestrado em Artes Visuais - Área Antropologia da Arte - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte.

Ari de Abreu Silva

possui graduação como Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1973), Mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1979), cuja dissertação defendida intitulou-se "Coordenação, Racionalidade e Política Pública: Uma Análise do Processo Decisório dos Municípios das Capitais - 1965/1975", sob a orientação do Prof. Dr.

Alessandra Siqueira Barreto

Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mesma instituição onde realizou o seu Mestrado em Antropologia Social (2001). Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal ) com bolsa do CNPq (2008/2009). Atualmente, é Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF (ICHF/UFF). Coordena também o LEPECS- Laboratório em Ciências Sociais, Educação e Saberes, o Grupo de Pesquisa Cidades, Sociabilidades e Cidadania.

Geovana Tabachi Silva

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes (COC-UFF). Doutora em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS-UENF), com período de doutorado sanduíche (PDSE-CAPES), na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro em Rede de Investigação em Antropologia - UNL-FCSH-CRIA (2019). Mestre em Antropologia, na Universidade Federal Fluminense (2003). Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1997).

Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro

Professora Associada, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense, atuando no Departamento de História nas Disciplinas História do Brasil Republicano e História Econômica Geral (Curso de Ciências Econômicas). Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graduação em História, Especialização em História do Brasil, Mestrado em História Social e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Rosana da Camara Teixeira

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Licenciada (1988) e Bacharel (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre (1998) e Doutora (2004) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional-UFRJ, 2016). Dissertação de mestrado agraciada em 1999 com o Prêmio Carioca de Monografia pela Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF).

Christina Vital da Cunha

Professora Associada do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. É mestre em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Rio (PPGSA/IFCS). Cumpriu seu doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? PPCIS/UERJ e no Centre de Recherche sur le Brèsil Contemporain na École de Hautes Études en Sciences Sociales (estágio de doutoramento) com financiamento da CAPES. Coordena o LePar ?

Simone Maria Andrade Pereira de Sá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 
É Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, no curso de Estudos de Mídia e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde coordena o LabCult - Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação.
Foi professora visitante no Departamento de Música do King's College, London,U.K.

Lenin dos Santos Pires

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2010), é professor do Departamento de Segurança Pública e diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos da UFF (InEAC/UFF) quadriênio 2017-2021. Pesquisador de Produtividade 2 do CNPq (2020/2023) e e Jovem Cientista de Nosso Estado da FAPERJ (2019-2022). Atua como professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia, de Justiça e Segurança, bem como de Sociologia e Direito todos na Universidade Federal Fluminense.

Érica Tavares da Silva Rocha

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais (NESA/UFF Campos) e do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ).

Daniel Ganem Misse

Professor Adjunto DE de Pensamento Social Brasileiro, Justiça Criminal e Seguranca Publica do Departamento de Segurança Pública do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor adjunto DE de Sociologia e Segurança Pública do Departamento de Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF). Coordenador do Núcleo de Estudos em Conflito e Sociedade e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança.

Natalia dos Reis Cruz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, intolerância, racismo, anti-semitismo e exclusão. É profª adjunta de história contemporânea e História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense.

Claudio Araujo de Souza e Silva

Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Imaginação e do Pensamento Político- Social no Sul do Mundo (Imagina-Sul/UFF) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF).

Marcos Alexandre Verissimo da Silva

Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pelo mesmo programa. Especialista em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisador associado ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC).

André Augusto Pereira Brandão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É professor titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social.

Joana Miller

É professora associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2008). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Realiza pesquisa com os Mamaindê (Nambiquara) desde 2002.

Fabio Reis Mota

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).

Joao Batista de Abreu Junior

Professor titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre, e graduação em Jornalismo e Ciências Socais pela UFF. Autor dos livros "As manobras da informação - análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil" (Eduff/ Mauad, 2000) e "Batalha sonora - o rádio na Segunda Guerra Mundial", organizado em conjunto com a professora Cida Golin (UFRGS).

Luciane Patrício Barbosa Martins

Possui Doutorado em Antropologia (2011) pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Antropologia (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Especialização em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

Cristiano Fonseca Monteiro

Professor Associado do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também concluiu o Mestrado em Sociologia e o Bacharelado em Ciências Sociais. Foi membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Sociologia (2019-2021).

Maria Aparecida Alves

Possui mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001), com ênfase em Sociologia do trabalho. Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008), na área de concentração: Educação, Sociedade, Política e Cultura vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas à Educação. Atua principalmente nos temas: Reforma do Ensino Médio, trabalho do professor, educação e trabalho, formação profissional, sociologia da educação, sociologia do trabalho.

Lucas Correia Carvalho

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007), possui mestrado (2010) e doutorado (2015) em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve pesquisas nas áreas de Pensamento social no Brasil, Teoria Sociológica e Big Data.

Elza Maria Marinho Lustosa da Costa

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, especialização em História do Brasil pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Histoire et Civilisations pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Trabalhou como professora da disciplina de Sociologia nas Universidades Santa Úrsula e Candido Mendes entre 2001 e 2007. Foi professora do Iuperj em 2011 e 2012, ministrando as disciplinas de Marginalidade Social e Prática de Pesquisa.

Frederico Policarpo de Mendonça Filho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ-2003), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (PPGA/UFF-2007), Doutorado em Antropologia pela mesma universidade(PPGA/UFF-2013), com bolsa-sanduíche na University of California, Hastings College of the Law/EUA (CAPES/2011-2012). É Professor Adjunto de Antropologia no Departamento de Segurança Pública, do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito, na Universidade Federal Fluminense.

Rolf Ribeiro de Souza

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (2010), mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Sociais (1996) na mesma universidade.

Tem Pós-doutorado Júnior (CAPES) no InEAC (Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos) da UFF (2012/2013)

É professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Célia Letícia Gouvea Collet

Professora (Associada) da Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Especialização em Terapia através do movimento: corpo e subjetivação pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2019).

Daniel Veloso Hirata

Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (GSO-UFF), do Programa de Pós Graduação em Sociologia (PPGS/UFF) e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD-UFF). 

Coordenador do Núcleo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI-UFF).

Pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ) e do Núcleo de Pesquisas em Economia e Cultura (NUCEC-UFRJ).

Nilton Silva dos Santos

Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA), desde 2009.

Soraia Marcelino Vieira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do estado do Rio de Janeiro (2012), foi bolsista do CNPQ, bolsista de doutorado sanduíche CAPES-Fundação Carolina na Universidade de Salamanca e bolsista de apoio acadêmico da FAPERJ na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Helena Catão Henriques Ferreira

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em Turismo - PPGTUR e do Bacharelado em Turismo da Faculdade de Turismo e Hotelaria-FTH, da Universidade Federal Fluminense/UFF. Coordena o Grupo de Pesquisa Laboratório de Turismo e Antropologia-LATA (CNPq). Doutorado e Mestrado em Ciências Sociais CPDA/UFRRJ. Bacharelado em Ciências Sociais IFCS/UFRJ. Trabalhou como Técnico de Nível Superior na Diretoria de Planejamento da Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro- TURISRIO, com foco em Turismo e Unidades de Conservação da Natureza.

Priscila Erminia Riscado

Professora Adjunta no curso de Políticas Públicas (Bacharelado) do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). Doutora e Mestra em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PGCP/UFF), além de Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Professora nos cursos de pós-graduação Lato Sensu "Gestão em Administração Pública" e "Gestão Pública Municipal", organizado pela Universidade Federal Fluminense (CEAD).

Rodrigo de Araujo Monteiro

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia Política do IUPERJ-UCAM. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

Luís Alves Falcão

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2008), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ, com ênfase em teoria política moderna e período sanduíche (2013-2014) na Università degli Studi di Milano.

Verônica Toste Daflon

Verônica é professora adjunta do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da mesma instituição. É doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-Uerj) e mestre em Sociologia pelo IUPERJ. Foi bolsista de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, IFCS-UFRJ) e foi pesquisadora visitante no Instituto de Estudos Avançados de Princeton (IAS).

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

George Gomes Coutinho

Professor Adjunto III da área de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense - Pólo de Campos dos Goytacazes, RJ. Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (ICHF/DCP/PPGCP).

Cleber Junior Silva de Andrade

Professor-Assistente I (efetivo) da Universidade Federal Fluminense, Polo Universit'ario de Campos dos Goytacazes: UFF-PUCG: Departamento de Ci^encias Sociais; Área: Ciência Política; Curso: Ciências Sociais. Ministra, atualmente, as disciplinas obrigatórias de Teoria Política I e II, além de optativas na área de filosofia política do Renascimento e Relações Internacionais.

Agatha Justen Gonçalves Ribeiro

Agatha Justen é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (área: Administração Pública). Atualmente é coordenadora do curso de graduação em Administração Pública (Niterói) da mesma instituição. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição - PPGAd/UFF - na linha "Estado, Organizações e Sociedade".

Marina Bay Frydberg

Professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, no curso de Produção Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (2003), Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (2005), Mestre em Antropologia Social (2006) e Doutora em Antropologia Social (2011), toda formação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2009).

Rosana Soares de Lima Temperini

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. É

Carla Fernanda Pereira Barros

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com concentração em Antropologia Social e especialização em Antropologia Social pelo Museu Nacional/PPGAS/UFRJ. Doutora em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutoramento pela University College London (UCL), Reino Unido, com bolsa de Estágio Sênior no Exterior da CAPES. Atualmente é Professora e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Hernan Armando Mamani

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1990), mestrado em Sociologia - Programa de Pós-graduação em Sociologia (1996) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área Sociologia do trabalho, Sociologia urbana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia informal, desenvolvimento urbano, circulação urbana e regional.

Andre Saldanha Costa

Professor Doutor de Ciência Política, Sociologia e Filosofia da Universidade Cândido Mendes; Professor substituto de Ciência Política do departamento de Ciência Politica da Universidade Federal Fluminense (ano 2018). Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com área de concentração em Fundamentos da Teoria Política. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Tem como principal área de interesse problemas relacionados a Teoria Política Moderna e Contemporânea, Filosofia do Direito e Segurança Pública.

André Luiz de Jesus Rodrigues

Doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ. Atualmente é professor adjunto de pensamento político da Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF). É membro do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Políticas Públicas - NEEIPP da UFF. Coordena na UFF o Laboratório de Estudos sobre Pensamento Político e Literatura ? LEPEL e o Laboratório de Estudos sobre Política e Violência ? LEPOV. É autor e organizador do livro ?Unidades de polícia pacificadora: debates e reflexões? (ISER, 2012) e autor de ?Homicídios na Baixada Fluminense ?

Afonso de Albuquerque

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado 4 da Universidade Federal Fluminense.

Ranieri Carli de Oliveira

Professor associado do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campus de Rio das Ostras. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Laboratório de Estudos em Teoria Social (LETS), que estuda as principais obras da teoria social inaugurada por Marx.

Eduardo Rodrigues Gomes

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1974, tornou-se Mestre em Ciência Política pelo antigo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) - atual Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) - em 1979, com a dissertação ?Campo contra cidade - o Ruralismo e a crise oligárguica no pensamento político brasileiro, 1910-1935?.

Carlos Henrique Aguiar Serra

possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Desde maio de 2006, por concurso, provas e títulos, é professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Até o presente momento é Professor Associado IV.

Manoela da Silva Pedroza

Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), com mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), especialização em História do Século XX pela Universidade Cândido Mendes (2005), doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP (2008) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2018). Sua primeira tese de doutorado "Engenhocas da Moral" recebeu 2o lugar no Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 2009, e foi publicada pelo Arquivo Nacional em 2011.

Flávio Marcos Silva Sarandy

possui graduação em ciências sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e mestrado em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/ UERJ). Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Sociologia.

Ana Paula Mendes de Miranda

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1993) e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002 - doutorado direto). Docente do ensino superior, desde 2000, e Professora do Departamento de Antropologia desde 2009 (Associada III). Integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e é docente colaboradora do Mestrado Acadêmico em Justiça e Segurança, ambos da Universidade Federal Fluminense.

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes

Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes é Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/UFRJ) e Doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo, tendo realizado pós-doutorado em Paris-X, Nanterre (2000-2001) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (GSPM, 2011 - 2012).

Sidnei Clemente Peres

Professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Movimentos Sociais, Trabalho e Identidade (LEMSTI). Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ. É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu pesquisa sobre movimento indígena no Rio Negro, Amazonas, onde atuou como assessor de organizações indígenas e agências não governamentais.

Carlos Eduardo Machado Fialho

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É também avaliador de projetos da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco).

Cezar Teixeira Honorato

Professor Titular em História Econômica e Social do Instituto de História da UFF, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1994).

Thais Soares Kronemberger

Doutora em Ciências pelo Programa Binacional Brasil e Argentina em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, com área de concentração em Políticas Públicas Comparadas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2015). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2010). Graduada - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense Volta Redonda no Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Jacqueline de Oliveira Muniz

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF em 1986. Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1992. Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ, Universidade Candido Mendes (1999) com a tese Ser policial é, sobretudo, uma razão de ser: cultura e cotidiano da PMERJ. Professora adjunta do Departamento de Segurança Pública e do Mestrado de Justiça e Segurança Pública (DSP), Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (IAC) da UFF.

Michelle Lima Domingues

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e professora adjunta nesta universidade, com experiência de pesquisa nos seguintes temas: Classes Trabalhadoras; Cooperativismo e Organização Comunitária; Direito à Moradia; Movimentos Sociais.
Atuação como Expert consultant na Syracuse University, no projeto de pesquisa intitulado Helping the Poor Stay Put: Affordable Housing and Non-Peripheralization in Rio de Janeiro, Brazil, entre os anos de 2016 e 2021.

Dedico-me à analise de processos de organização e mobilização coletiva de trabalhadores para a su

Marcos Otavio Bezerra

Antropólogo, professor titular na Universidade Federal Fluminense. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1987) e possui mestrado (1993) e doutorado (1998) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Realizou estágios de pós-doutorado na École normale superieur (Paris) (2003) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2014). É professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Andréa Lúcia da Silva de Paiva

Graduada em Bacharel e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo programa em Pós-Graduação em Memória e Documento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi coordenadora do curso de Ciências Sociais ? Licenciatura (2014-2018). É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos dos Goytacazes.

Carlos Sávio Gomes Teixeira

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFF (1997). Possui dois mestrados: um em Ciência Política obtido na USP (2004) e outro em Comunicação, Imagem e Informação obtido na UFF (2000). Doutor em Ciência Política pela USP (2009). Professor Associado I do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, onde coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais. De 2002 a 2006 foi comentarista político da TV Educativa. De 2007 a 2009 exerceu o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Jose Colaço Dias Neto

José Colaço é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional de Campos dos Goytacazes e subcoordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança (PPGJS/UFF). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005), Mestre (2007) e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2012), tem se dedicado ao estudo de povoados pesqueiros e conflitos em áreas de interesse ecológico.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF, Relações Internacionais). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de Relações Internacionais, pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado na London School of Economics and Political Science. Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Análise de Políticas Sociais - NAP-UFF. Trabalha com políticas sociais no Brasil e em nível internacional.

Napoleão Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Desenvolvimento Urbano por El Colégio de México (1981) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1991). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) entre 2016-2021, foi Vice-diretor e Diretor em Exercício do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2011 e 2015, e foi Coordenador do curso de Graduação em Sociologia da mesma Universidade, entre 2012-2016.

Subscrever Ciências Sociais