Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisador

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Márcio Eustáquio Maria

Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2016). Atualmente é docência no ensino superior da Universidade Federal Fluminense - Volta Redonda.

Danilo Vilela Avelar

Professor do Departamento de Análise da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente em Álgebras com Identidade Polinomiais e em Teoria de Números: Problema de Soma Zero.

Cláudia Rezende Vieira de Mendonça Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências (Microbiologia), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor da Universidade Federal Fluminense, desde 2006.

José Benjamim Picado Sousa e Silva

Benjamim Picado concluiu seu doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1998, com uma tese sobre o horizonte lógico da significação na filosofia do Pragmatismo. De 1991 até 2009, foi professor do quadro permanente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, atuando como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da mesma Instituição (PPGCCC/UFBa), a partir de 1998, no qual coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise da Fotografia (GRAFO).

Ana Maria Lima de Farias

possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica (Área de concentração: Teoria de Controle e Estatística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Foi chefe do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense por 10 anos, de maio de 2006 a julho de 2016.

Luiz Antonio Botelho Andrade

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Está como professor associado IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, biologia do conhecimento, biologia do desenvolvimento, ensino de ciências, divulgação científica e extensão universitária.

Lúcia Maria Capanema Álvares

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em City And Regional Planning - Memphis State University (1992), doutorado em Regional Planning - University of Illinois at Urbana Champaign (1999) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, IPPUR-UFRJ (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense e pertence ao corpo permanente de sua Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Túlio Cunha Rossi

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes, RJ e professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenador do Grupo de Estudos em Sociologia, Mídia e Imagens - GESMI (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0195531070561612) Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhào de julho de 2014 a fevereiro de 2017.

Marco Antonio Sloboda Cortez

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1998) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa e University of Vermont (doutorado sanduíche-CAPES) (2003). Atualmente é professor titular da Faculdade de Veterinária na Universidade Federal Fluminense.

Klarissa Almeida Silva Platero

Professora de Magistério Superior (Adjunto, 40h DE). Universidade Federal Fluminense. Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC). Departamento de Segurança Pública (DSP).

André Luís Rios Rodrigues

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado (1998) e doutorado (2004) em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - FMVZ - Botucatu). Foi professor no curso Zootecnia da FAZU (Uberaba) por 10 anos nas disciplinas de Fisiologia Animal e da Reprodução. Trabalhou na Sexing Technologies do Brasil no laboratório de sexagem de sêmen. Professor Associado na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense na Disciplina Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução do Macho.

Bruno Salviano Gripp

Possui graduação em Grego - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: épica, poética, grécia arcaica, bucolismo e lírica grega arcaica.

Elzira Lucia de Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor c professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Demografia, atuando principalmente nos seguintes temas: demanda habitacional, mercado de trabalho, royalties do petróleo, educação, saúde e projeção populacional.

Leonardo Marco Muls

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência de pesquisa na área de Desenvolvimento Econômico Local, Economia Regional e Urbana e Economia do Trabalho.

Maria da Anunciação Silva

Possui graduação em Enfermagem e Obstetríticia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) na Área de Concentração de Saúde Pública e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunto I 40 horas DE do Departamento Iterdisciplinar do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Fedral Fluminense.

André Dumans Guedes

Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Ciências Econômicas (UFMG), mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e doutor em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ). Foi ganhador do Prêmio ANPOCS 2012 de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Sociais. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa Fronteiras (UFF), e pesquisador do Núcleo de Antropologia da Política (NUAP) e do Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia (NuCEC).

Luiz Henrique Amarante

BACHAREL EM FARMÁCIA, com habilitação em BIOQUÍMICA-ANÁLISES CLÍNICAS (UFMG-1993), ESPECIALISTA EM TOXICOLOGIA OCUPACIONAL (UFMG-1998), PÓS-GRADUADO EM FARMÁCIA HOSPITALAR (AMF-1999) e DOUTOR EM CIÊNCIAS: FARMACOLOGIA (UFMG-2004). Sou Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, no Campus Universitário de Rio das Ostras, RJ, onde desenvolvo pesquisas em Farmacologia, Toxicologia e Saúde Cardiovascular e Renal e lidero o Grupo de Pesquisa em Farmacologia e Toxicologia Experimental e Clínica-UFF/CNPq.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

Eduardo Sá Barreto Cruz

É professor adjunto no Departamento de Economia e no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ) . Possui doutorado (2013) e mestrado (2009) em Economia pela Universidade Federal Fluminense e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atua principalmente nos seguintes temas: crise ambiental, crítica da economia política, história do pensamento econômico e filosofia da ciência.

Conny Cerai Ferreira

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense lotada na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR). Doutora em Ciências-Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou na síntese e avaliação de polímeros hidrossolúveis como aditivos para fluidos de perfuração de poços de petróleo, bolsista da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) através do Programa Químico de Petróleo, PRH-01 (2016).

Lidia Santos Soares

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da UFMG (1988). Especialista em Enfermagem do Trabalho (Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, 1990). Cursou o Mestrado (1997 - Área de concentração: Enfermagem e Mudança Social) e Doutorado (2000 - Área de concentração: A Enfermagem no contexto Social Brasileiro) ; ambos na EEAN/UFRJ. Realizou Estágio Pós-doutoral (2018-2020) desenvolvendo atividades no Grupo de Pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos/CNPq da EEAN/UFRJ.

Renata Silva Bergo

Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis- Universidade Federal Fluminense - IEAR/UFF. Professora Adjunta desta instituição, ministra disciplinas nas área de Educação Infantil e Estágio Supervisionado - Pesquisa da Prática Pedagógica. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, com período "sanduíche" no Museu Nacional- UFRJ.

Marcelo Pereira de Mello

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1984), com mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1988) e doutorado em Ciência Política (Ciências Humanas) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1996). Tem experiência nas áreas de pesquisa e ensino de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em teoria e metodologia. É um dos fundadores do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD).

Maria das Graças Fialho Vaz

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e bolsista de produtividade nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado-RJ (Faperj). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais com estágio sanduíche no ICMCB em Bordeaux, França. Realizou pós-doutorado na Universita Degli Studi Firenze, em Florença, Itália e estágio sênior na Universidade de Massachussetts/Ahmerst, Estados Unidos. Já orientou ou co-orientou várias teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Gustavo Henrique Naves Givisiez

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Universidade Federal Fluminense. A principal área de atuação é demografia aplicada a políticas públicas, demografia da habitação, projeções populacionais, surveys e ciência de dados. Em cursos de graduação tenho ministrado cursos de Estatística, Planejamento Urbano, Geografia da População e Demografia.

Daniel Schneider Tasca

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestre (2006) e doutor (2010) em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após seu doutoramento, trabalhou cinco anos como pesquisador pós-doutor no Max-Plank Institute for the science of light (2010), na Universidade de Glasgow (2011-2013) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2016). Desde 2016, é professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense em Niterói. Desenvolve pesquisa experimental na área de óptica nos regimes clássico e quântico.

Flavia de Paula Vitoretti

Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense, Departamento de Engenharia Mecânica (UFF/EEIMVR) onde desempenha atividades de ensino e pesquisas nas áreas de processos siderúrgicos que envolvem aglomeração e redução de minério de ferro, simulação de processos, programação linear, planejamento de experimentos através de softwares comerciais.

Claudete Aparecida Araújo Cardoso

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991-1996), residência médica em Pediatria e Infectologia Pediátrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000), mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001-2006) e pós-doutorado na School of Public Health at University of California, Berkeley (2013-2014).

Andre Henrique Guerra Cotta

Doutor em Musicologia pelo PPGM-UNIRIO (2009). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2000). Especialista em Musicologia Brasileira pela Escola de Música da UFMG (2001), onde também se graduou em Regência (1995). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervos de música, música brasileira, pesquisa em música, tratamento da informação.

Renato Júnio Franco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2011). É professor do Programa de Pós-graduação em História da UFF, pesquisador do Grupo de Pesquisa "Cia das Índias", da Red Columnaria (Polo Brasil). Desde 2018, é diretor da Eduff.

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutorado em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES de março de 2017 a julho de 2018. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Fernando Iemini de Rezende Aguiar

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante seu Doutorado realizou um estagio pelo período de um ano no Departamento de Física da Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália). Realizou um Pós-Doutorado pelo periodo de 1 ano na Scuola Normale Superiore (Pisa-Itália) e por 2 anos no ICTP (The Abdus Salam Centre for Theoretical Physics), em Trieste - Italia.

Lilian Felipe

Pos Doutora (2015) em Otoneurologia pela Universidade de Maastricht (The Netherlands). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Ciências da Saúde : Infectologia e Medicina Tropical (CAPES 7) pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Principais áreas de pesquisa: otoneurologia, tontura, potenciais evocados, audiologia. Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal Fluminense.

Napoleão Miranda

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Desenvolvimento Urbano por El Colégio de México (1981) e doutorado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1991). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) entre 2016-2021, foi Vice-diretor e Diretor em Exercício do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre 2011 e 2015, e foi Coordenador do curso de Graduação em Sociologia da mesma Universidade, entre 2012-2016.

Subscrever Universidade Federal de Minas Gerais