Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual foi Chefe de 2016 a 2018. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Doutora e mestre pelo mesmo programa, onde desenvolveu pesquisa de pós-doutorado com bolsa CAPES/PNPD na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Atuou como pesquisadora visitante / pós-doc na Universidade de McGill, em Montreal, no Departamento de Art History and Communication Studies de 2019 a 2020.
Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense . Foi chefe de departamento (2013-2014), vice-coordenador (2013-2015), coordenador do Programa de Pós Graduação, PPGCOM/UFF, entre 2016 e 2017.
Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com estágio de doutorado na Université de Provence (França). Pós-doutorado na Kingston University (Reino Unido). Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, polo de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes campos: Psicologia de Grupos, Intervenção Psicossocial, Atenção Primária à Saúde, CAPS-ad, Saúde da Família, Saúde do Homem, Veganismo e Movimentos Sociais.
Graduação em Música - Bacharelado - Conservatório Brasileiro de Música-RJ/Centro Universitário (1986). Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Mestrado em Lingüística Interdisciplinar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente na área de Língua e Literatura Alemã.
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011).
Ana Lucia Vieira dos Santos é arquiteta (FAU/UFRJ), mestre em Arquitetura (PROArq/FAU/UFRJ) com a dissertação ? Habitação Escrava nas Propriedades Rurais da Província do Rio de Janeiro? (2000), e doutora em História (PPGHis/ IHT/UFF) com a tese ?A Casa Carioca - estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro - 1750-1850? (2005). Iniciou sua prática profissional em escritório próprio, trabalhando com projetos de arquitetura, construção civil e perícias judiciais.
Possui Graduação em Pedagogia; Especialização em Educação Infantil; Mestrado em Educação nas Ciências; Doutorado em Educação. É professora Associada da Universidade Federal Fluminense - INFES/UFF. Participou da implementação do PPG em Ensino e atuou como vice coordenadora no período de 2015 a 2017. É professora e orientadora no Mestrado em Ensino e no curso de Pedagogia. É membro titular do Colegiado do curso de Pedagogia e do Mestrado em Ensino. Tem interesse em pesquisas no Cotidiano Escolar da Educação Infantil; Criança e Natureza; Formação Estética; Escritas acadêmicas outras.
Professora Adjunta do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense. Docente bolsista do consórcio CECIERJ do curso de Tecnólogo em Segurança Pública CEDERJ/ EAD/UFF. Lidera o Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música (PSICMÚSICA). Entusiasta das artes e da música como instrumento de transformação social e pessoal do sujeito. Acredita que a arte redime o ser humano e a psicanálise o revoluciona! Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Doutoranda em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP, 2020-2024), mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2006), especialista em Ecoturismo e também em Lazer & Animação Sociocultural - ambas pelo Senac (2002) e possui graduação em Hotelaria - Senac (2000). É docente em cursos superiores desde 2001 e já teve experiência em funções administrativas e como coordenadora de cursos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de bacharelado em Turismo e de tecnologia em Hotelaria.
Charleston José de Sousa Assis é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, onde concluiu o mestrado, orientado pela Dra. Márcia Motta, e o doutorado, orientado pela Dra. Laura Maciel, ambos em História Social. Uma de suas pesquisas foi convertida em livro publicado com o título "Classes populares, cultura política e revolta no Rio de Janeiro (1984-1987)". Entre 2016 e 2018 realizou estágio pós-doutoral no Programa de História da Universidade Salgado de Oliveira, sob supervisão da Dra. Marly Vianna.
Doutora em Antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ, mestre em Sociologia pela mesma institução, bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ. Fez pós-doutorado no PPGAS/UFRN. Atualmente é Profa. Associada III no INEST//UFF. É docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES. Tem atuado na área de Antropologia e Sociologia. Pesquisou relações de gênero, corpo, religião e ensino de Sociologia na Educação Básica. Desenvolve pesquisa na área de Relações Humano-Anima há mais de dez anosl.
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Licenciada (1988) e Bacharel (1989) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre (1998) e Doutora (2004) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Antropologia Social (Museu Nacional-UFRJ, 2016). Dissertação de mestrado agraciada em 1999 com o Prêmio Carioca de Monografia pela Secretaria Municipal das Culturas do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Laboratório de Educação e Patrimônio Cultural (Laboep-UFF).
Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2013/2014), com bolsa CAPES. Professor Associado III de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história e ficção, memória, infância, identidade e pós-colonialismo.
Atualmente é professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (Campos dos Goytacazes). Coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Sociais na mesma Universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas da Imaginação e do Pensamento Político- Social no Sul do Mundo (Imagina-Sul/UFF) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais (LAPECS/UFF).
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em Enfermagem (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc pela USP com bolsa CNPq-Pesquisador Senior (2016). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (2003 - Atual). Membro do corpo editorial do Online Brazilian Journal of Nursing, Einstein e revisora de 7 periódicos. Coordenou o Projeto de Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste (2002-2006).
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2001. Realizou o mestrado em Antropologia pela UFF, concluindo-o em 2003; doutorou-se em Antropologia pela mesma instituição em 2009. Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Université de Paris X e no CEMS e GSPM da EHESS no período de 2006-2007. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Antropologia/UFF e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFF).
Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do departamento de Estudos Culturais e Mídia, ambos da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science, LSE (2017), onde foi co-coordenador da rede de "visiting fellows" do Departamento de Mídia e Comunicação.
Professora do Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense. Foi professora de Literaturas de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR. Foi pesquisadora de pós-doutoramento na Kyoto University of Foreign Studies (2018-2019) e no Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra (2009-2012).
Possui graduação em Letras - Habilitação em Português / Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). É professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, atuando especialmente na Prática de Pesquisa e Ensino em Letras Língua Portuguesa e Língua Espanhola. É professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFF.
Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).
Vanise Medeiros: Professora associada da Universidade Federal Fluminense, com pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle Paris III, bolsista 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). É líder do grupo Discursividade, língua e sociedade (CNPq), coordenadora do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF), que integra pesquisadores de diversas universidades e instituições brasileiras e universidades internacionais, e uma das coordenadoras do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS/UFF).
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e vice-coordenador do curso de Jornalismo. Tem pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985), com ênfase nas obras de não-ficção apuradas e redigidas por jornalistas brasileiros.
Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Leciona e pesquisa História Moderna na Universidade Federal Fluminense, na condição de professora adjunta. Tem experiência na área de História, com ênfase na tradição humanista, entre Antigos e Modernos.
Bacharel, Licenciado e Mestre em Filosofia pela UNIOESTE (2007, 2009, 2011), Doutor em Filosofia pela PUCPR (2015). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Filosofia da Educação e Epistemologia das Ciências da Educação. Desenvolve duas frentes de pesquisa: (1) Filosofia Africana e Afrodiaspórica, em especial acerca dos temas da identidade, liberdade, emancipação e negritude; e (2) Doutrinas de identidade pessoal no pensamento de Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.
Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestrado (2006) e Doutorado em Geografia na Universidade Federal Fluminense (2011) É professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Integra a Rede de Pesquisadores em Geografia (Socio)ambiental. Coordena o Núcleo de estudos sobre território, ações coletivas e Justiça- NETAJ.
É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.
Possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ), com estágio sanduíche na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris-França), mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR-UFRGS) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Foi bolsista de Pós-Doutorado do CNPq no Depto de Sociologia da UFRGS.