Química de Produtos Naturais

Pesquisador

Rafael Ferreira da Silva

Professor adjunto do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018; IPPN/UFRJ) e mestrado em Química pelo Instituto de Química (PGQu) da mesma Universidade (2013). Graduou-se em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Desenvolveu pesquisas no Laboratório de Análise de Aromas (Laroma/UFRJ) e, em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, estudou óleos essenciais de plantas aromáticas do Cerrado e a química do odor de flores por headspace dinâmico in vivo.

Renato Crespo Pereira

Graduado em Ciências Biológicas (1981), Bacharel em Biologia Marinha (1981), Mestre em Botânica (1990) e Doutor em Química de Produtos Naturais (1995). Membro do Comitê de Avaliação da CAPES, Área Ciências Biológicas I, Subárea Oceanografia Biológica (2007-2012), Coordenador de Área da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2007-2012), Membro do Comitê de Oceanografia do CNPq (2013-2015). Revisor de artigos em 30 periódicos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Daniela de Luna Martins

Daniela de Luna Martins possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), tendo realizado o mestrado (2005) e o doutorado (2010) na área de Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPPN, atual IPPN). Atualmente, é professora associada I do Instituto de Química, Departamento de Química Orgânica na Universidade Federal Fluminense (UFF) e participante do Programa de Pós-Graduação em Química desta universidade.

Jose Luiz Pinto Ferreira

possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), pós-graduação (mestrado -1985 e doutorado - 2008) em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais e em microscopia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, Lippia alba, Cymbopogon citratus, Phyllanthus tenellus e estudo morfo-anatômico.

Maria Carolina Anholeti da Silva

Possui Graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2008), Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (2011) e Doutorado pelo Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Desde 2016 é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense onde ministra as disciplinas de Farmacognosia e Farmacobotânica. Atua na área de Plantas Medicinais, Quimiossistemática e Química de Produtos Naturais.

Debora Omena Futuro

Débora Omena Futuro possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Realizou pós-doutoramento no Instituto Nacional de Tecnologia (2017/2018) na área de Tecnologia de Materiais Poliméricos. Atualmente é professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Anna Claudia Cunha

Possui graduação em Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Realizou dois estágios de Pós-doutoramento com bolsas da FAPERJ e CNPq. Entre 1999 e 2001, no Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), sob supervisão do professor Eliezer Barreiro. Em 2008, no Laboratório de Síntese de Compostos Porfirínicos, em Aveiro, Portugal, trabalhando no grupo do Prof.

Deborah Quintanilha Falcão

# Bolsista de Produtividade da FAPERJ Edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE 2016) ##

Fernando Martins dos Santos Junior

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Especialista em Farmacologia pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (2011). Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) com estágio sanduíche (PDSE CAPES) no departamento de química da universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee (VU 2015) sob a orientação do professor Prasad L. Polavarapu.

Maria Abadia Freire Vera

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ e doutorado em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990. Atualmente é professora Associado III. Exerceu o cargo eletivo de Chefe do Departamento de Tecnologia Farmacêutica no período de 16/12/03 a 23/10/08. É professora de Fármacos e Química Industrial Farmacêutica no curso de graduação em Farmácia.

Eliane Souza Carvalho

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora Titular, ativo, permanente da Universidade Federal Fluminense.

Bettina Monika Ruppelt

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização para a Formação de Professores na Modalidade de Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná (2000), mestrado em Ciências (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Alessandra Leda Valverde

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É Profa. Associada III e Membro do colegiado do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal Fluminense. Recentemente fez pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2018).

Thelma de Barros Machado

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Especialista em Citologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Doutora em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense, sendo responsável pela disciplina Controle de Qualidade Físico-Químico de Medicamentos.

Subscrever Química de Produtos Naturais