Ideologia

Publicação

Pesquisador

Rodrigo Delpupo Monfardini

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestrado em Economia na Universidade Federal Fluminense (2010) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2014). Hoje atua na Universidade Federal Fluminense como Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas de Campos. É pesquisador do NIEP-Marx (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Marx e Marxismo). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, Filosofia da Ciência Econômica, História Econômica do Brasil e Desenvolvimento Econômico.

Marco André Feldman Schneider

Bolsista de Produtividade CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Pesquisador titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Professor associado do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói-RJ). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/ECO-UFRJ e do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano - PPGMC-UFF. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP-2008).

Natalia dos Reis Cruz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2004). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, intolerância, racismo, anti-semitismo e exclusão. É profª adjunta de história contemporânea e História do Brasil República da Universidade Federal Fluminense.

Wanise Cabral Silva

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Foi Professora Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense (UFF). Estágio Pós Doutoral na Universidad Castila-La Mancha (2014)

Bernardo Kocher

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestre em História (1987) e Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Terceiro Mundo, Oriente Médio e Política Externa Brasileira. Possui também experiência em pesquisa, orientação e ensino em Economia Política, notadamente a Economia Brasileira.

Pedro da Luz Moreira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo na FAU-UFRJ (1983), cursou mestrado em Urbanismo no PROURB FAU-UFRJ (1999) e doutorado em Urbanismo pelo PROURB FAU-UFRJ (2007). Foi sócio fundador do escritório Archi 5 arquitetos associados, atuando em projetos urbanos e arquitetônicos, dentre os quais destaca-se; HOSPITAL GERAL DE JACAREPAGUÁ, RIO CIDADE DE VILA ISABEL, FAVELA BAIRRO PARQUE ROYAL, FAVELA BAIRRO COMPLEXO DO SAPÊ, CENTRO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO, PARQUE VALE DOS CONTOS EM OURO PRETO MG.

Irene Correa de Paula Sayão Cardozo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Mestrado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal do Fluminense (2003), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (2008); Pós-Doutorado em Literaturas Francófonas pela Universidade Federal Fluminense (2015); Pós-Doutorado em Teoria da Psicanálise pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021-2022).

Wilson Madeira Filho

Possui graduação na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e Doutorado em Letras, com bolsa CNPq, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com um período de estudos comparados, financiado pelo DAAD, na Universidade de Colônia, na Alemanha. É professor Titular de Teoria do Direito com Dedicação Exclusiva. Foi Diretor da Faculdade de Direito da UFF entre jan 2016-jan 2020.

Bethania Mariani

É professora titular (40H - DE), concursada desde 1992, do Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Desde 2018, é editora-chefe da revista Gragoatá, responsável pelos números de Linguagem. Tem graduação em Letras (1982) pela PUC do Rio de Janeiro, mestrado (1989) e doutorado (1996) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2001, fez pós-doutorado na Stanford University, USA, e em 2018 na UFRGS. É bolsista 1C do CNPq e foi bolsista Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) em dois períodos.

Carla Appollinario de Castro

Doutora e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Graduada em Direito. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense.

Luis Moreira de Barros

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela UFRJ e doutorado em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. É professor associado IV no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, com orientação psicanalítica, trabalha na área de Psicologia Clínica com enfase atual em Técnicas e Processos Psicoterapeuticos, Intervenções Terapeuticas e nas conexões entre psicanálise e história cultural, das ideologias e das mentalidades.

Antônio do Nascimento Moreno

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001 ? Tese: Cinema, Ideologia e Infância, a recepção das ideologias em filmes espanhóis de crianças e com crianças, 1953-1975), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995 ? Dissertação: A Personagem Homossexual no Cinema Brasileiro) e Graduado em Comunicação Social Jornalismo (1979) e Comunicação Social Cinema (1977) pela Universidade Federal Fluminense.

Carlos Henrique Aguiar Serra

possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1997). Desde maio de 2006, por concurso, provas e títulos, é professor do departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Até o presente momento é Professor Associado IV.

Marcio Jose Melo Malta

Professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF, Relações Internacionais). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Política Internacional (Lepin/Uff) e do Imaginasul (UFF). Doutor em Ciência Política no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF). Atua nas áreas de Relações Internacionais, pensamento social brasileiro e pensamento político latino-americano. Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Susana Maria Maia

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014); Especialista em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2011) e Especialista em Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Superiores - Jesuítas (2003); Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001).
Professora do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras.

Subscrever Ideologia