democracia

Pesquisador

Mariana Bruce Ganem Baptista

Professora Adjunta em História da América III da Universidade Federal Fluminense. Doutora (2019), Mestra (2011) e Graduada em Licenciatura e Bacharelado (2008) pela mesma universidade. Agraciada com o 1° Lugar no Prêmio PRONEX - Cultura Histórica e Usos do Passado (Teses & Dissertações) e autora do livro "Estado e Democracia nos Tempos de Hugo Chávez (1998-2013)" (FGV, 2016). Foi professora de História e Sociologia da rede pública e privada de ensino de educação básica por mais de 10 anos.

Rafael Barros Vieira

Professor Adjunto de Direito do Curso de Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense. Mestre e Doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Realizou estágio de doutorado no Birkbeck Institute for the Humanities e na Birkbeck School of Law (University of London), através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior com bolsa da CAPES. Foi professor temporário na Universidade Federal Fluminense. Foi professor substituto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Pedro Chaves Valladares Pádua

possui graduação em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado teoria do estado e direito constitucional (2008) pelo Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em estudos da linguagem (2013) pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de pós-doutorado como fellow no "Center for the Study of Law, Language and Cognition" da Brooklyn Law School, em Nova Iorque (EUA) (2018).

Joana DArc Fernandes Ferraz

Possui Doutorado em Ciências Sociais pela UERJ (PPCIS), Mestrado em Ciência Política pela UFF (PPGCP) e Bacharel e Licenciada em História pela pela UERJ. Professora do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais (GSO) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Atualmente cursa Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFF. Foi bolsista PRODOC com pesquisa de Pós-Doutorado em Memória Social pela UNIRIO, (PPGMS).

Charleston Jose de Sousa Assis

Charleston José de Sousa Assis é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, onde concluiu o mestrado, orientado pela Dra. Márcia Motta, e o doutorado, orientado pela Dra. Laura Maciel, ambos em História Social. Uma de suas pesquisas foi convertida em livro publicado com o título "Classes populares, cultura política e revolta no Rio de Janeiro (1984-1987)". Entre 2016 e 2018 realizou estágio pós-doutoral no Programa de História da Universidade Salgado de Oliveira, sob supervisão da Dra. Marly Vianna.

Ariane Diniz Holzbach

Professora adjunta do curso de Estudos de Mídia, membro da Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, editora-chefe da revista Contracampo e, atualmente, coordenadora do GT Estudos de TV da Compós. Doutora e mestre em comunicação pelo PPGCOM UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social.

Frederico Carlos de Sá Costa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro - IUPERJ (2008). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Teoria Política.

George Gomes Coutinho

Professor Adjunto III da área de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense - Pólo de Campos dos Goytacazes, RJ. Graduado em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (ICHF/DCP/PPGCP).

Agatha Justen Gonçalves Ribeiro

Agatha Justen é professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (área: Administração Pública). Atualmente é coordenadora do curso de graduação em Administração Pública (Niterói) da mesma instituição. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da mesma instituição - PPGAd/UFF - na linha "Estado, Organizações e Sociedade".

Taiguara Libano Soares e Souza

Bacharel em Direito pela UFF (2008), mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio (2010), Doutor em Direito pela PUC-Rio (2015). Advogado criminalista, Professor de Direito Penal da UFF; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da UFF (PPGDC-UFF); Professor Titular de Direito Penal da Faculdade de Direito IBMEC-RJ, professor da Pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Criminologia da UCAM, professor de Direito Penal da EMERJ, professor de Direito Penal da Escola Superior da Polícia Militar.

Clarissa Bastos Craveiro

É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) /doutorado sanduíche na Universidade do Porto (FPCEUP) na área de Currículo e Formação de Professores. É mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Modalidades de Intervenção nos Processos de Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica.

Karla Guilherme Carloni

Professora do Departamento de História e do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. 
Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Cursou mestrado (2005) e doutorado (2010) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013) e pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2019).

Subscrever democracia