Universidade Gama Filho

Pesquisador

Alexandre Silva Pinheiro

Formação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1984) ,Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela UFRJ e Mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2010). 

Empresas de atuação: 
- C.B.Pneumáticos Michelin - Engenheiro Industrial (1985 a 1988)
- Vulcan Mast Plástico SA- Engenheiro Industrial (1988 a 1990)
- Armco Staco Ind.

Leonardo Oliveira da Silva

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho. Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto Municipal Philippe Pinel( ESAM/IPUB/UFRJ). Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Federal Fluminense. É preceptor na área de Psiquiatria da Infância e adolescência da Universidade Federal Fluminense

Paulo Alipio Germano Filho

Professor Assistente de Anestesiologia da Universidade Federal Fluminense UFF, desde 2020. Doutorando e Mestre em Medicina (Ciências Cirúrgicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2014. Presidente da Comissão Examinadora para Título Superior em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, 2018. Presidente do Comitê de Via Aérea Difícil da Sociedade Brasileira de Anestesiologia 2016. Membro da Comissão Examinadora para Título Superior em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, 2016-17.

Ana Catarina Busch Loivos

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz), possui mestrado em Clínica Odontológica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e especialização nas seguintes áreas: Dentística Restauradora (UERJ) , Saúde Coletiva (UFRJ) e Saúde da Família(UERJ). Desempenhou a função de Coordenadora de Saúde Bucal , possui experiência em gestão e planejamento na Atenção Primaria(ESF), na gerência de Clinicas de Saúde da Família e na assessoria técnica da Atenção Básica. Desempenhou atividade docente na área de ensino e trabalho de campo supervisionado na graduação.

Henrique Thadeu Periard Mussi

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (2009). Fez Residências Médicas de Clínica Médica no HUAP/UFF e Cardiologia no HUPE/UERJ. Mestre em Ciências Médicas pela PGCM- UERJ.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica e Cardiologia. Tem experiência docente como Professor substituto de Medicina na UFRJ (2014-2016) e Professor desde 2017 na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Coordenador da disciplina de Propedêutica da Universidade Estácio de Sá - Campus Presidente Vargas- RJ. Professor assistente de Clínica Médica da UFF desde janeiro/2020.

Etyene Schnurr

Atua como Professor Convidado na Universidade de Zurich, Faculdade de Odontologia e Medicina Oral. Possui Pos Doutorado (2014) pela Universidade da California Sao Francisco (UCSF) e certificacao internacional (LARC- UCSF e LARC- UCLA) para realizar cirurgias em animais experimentais. Desenvolve pesquisa para o estudo da patogenese do Estafilococos aureus em modelos de endocardite infecciosa, osteomielite e dermonecrose em coelhos, ratos e camundongos. Tem experiencia na manipulacao genetica dos genes realcionados a adesao (MSCRAMMs) do Estafilococos aureus aos tecidos vivos.

Maria da Penha Araujo Murta

Possui graduação em Administração pela Universidade Gama Filho - UGF (2003) e Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia - IME (2013). Atuou como Supervisora de Contas na Kraft Foods do Brasil S.A. (2000 a 2010).

Francisco José Batista de Sousa

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense - UFF, Escola de Administração, Coordenador do Observatório de Tecnologia/Escola de Startups, Diretor da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFF (2012-2015), Líder do grupo de pesquisas GEPIE (Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), Pesquisador Associado do Núcleo de Estudos em Inovação, Conhecimento e Trabalho NEICT, Pesquisador Associado do Triple Helix Research Group ? Brazil. Pesquisador do CETCOPRA - Sorbonne, Paris (2007-2008). Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Gama Filho (1979).

Marcelo Bezerra Mathias

Mestre em na área de Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Federa do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1986). Atualmente é coronel médico do serviço de ortopedia do Hospital Central da Policia Militar do RJ (PM) e professor assistente da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Medicina,com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: placas ósseas, fixação interna de fraturas, estudos retrospectivos, fraturas do rádio e análise estatística.

Christina Gaspar Villela

Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Gama Filho, 1986), Mestre (1995) e Doutora (2000) em Ciências (Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, RJ). Possui Pós-doutorado em Química de Proteínas (Laboratório de Toxinologia, FIOCRUZ; recém-doutor/CNPq) e em Farmacologia Molecular (Laboratório de Farmacologia Bioquímica e Celular, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ; Pesquisador associado/FAPERJ).

José Eduardo Manhães da Silva

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. 
Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-Campos (2019). 
Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes - UCAM-RJ (2011). 
Pós graduado (MBA) em Controladoria - UFF-RJ (2003).
Pós graduado (MBA) em Finanças PUC-RJ (1995).
Formado em Ciências Econômicas (1988).
Atua nas áreas de Pensamento Econômico e Gestão.

Lilian Soares Pinto de Souza Ribeiro

Doutorado em Cinema e Audiovisual no PPGCine da Universidade Federal Fluminense (2021), Mestrado em Ciência da Arte também pela UFF. (2009). Possui graduação em Comunicação pela Universidade Gama Filho (1981), graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (1990). É professora de graduação na UFF desde 1985. Foi Chefe de Departamento do Curso de Comunicação Social da UFF até Junho de 2012 e foi vice chefe na gestão seguinte.

Rogerio Fulgêncio Pinheiro

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1990), mestrado em Odontologia (Dentística) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Odontologia (Dentística) pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (1999) e Pós-Doutorado pela Universidad de Granada - Espanha. Atuou como pesquisador contratado pela Universidad de Granada - Espanha (2010) e como Professor Visitante na Hokkaido University - Japão (2010). Atualmente é professor Associado 1 da Universidade Federal Fluminense.

Adriana Martins Correia

É doutora em Educação Física pela UERJ/ Universidade Gama Filho (co-tutela), onde também concluiu o mestrado em Educação Física e graduação, Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Instituto de Educação Física. Entre 2002 e 2014 foi professora assistente do Centro Universitário Augusto Motta, onde também exerceu a função de Coordenadora Geral dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

Clarissa Canella Moraes do Carmo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (2003), mestrado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e doutorado em Medicina (Radiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é Professor Adjunto em Radiologia da Universidade Federal Fluminense e Médica Radiologista da Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI) e Clínica ALTA Excelência Diagnóstica. Tem experiência na área de Radiologia do Sistema Msculoesquelético e Diagnóstico das Lesões de Partes Moles, Dérmicas e Ungueais.

Arley Silva Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1986), mestrado em Patologia Buco-Dental pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Ciências Diagnósticas pela Universidade de Maryland (2005). Atualmente é odontólogo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ciências Diagnósticas e Patologia Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: hiv/aids, manifestações bucais, prevenção e controle, epstein-barr virus e doenças infecto-contagiosas.

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007). Atualmente é professor Associado IV do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Educação Popular em Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva- GPISCO/UFF.

Luiz Otavio Neves Mattos

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-Doutorado pelo Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro-Portugal. Ex-Diretor de Esporte Comunitário do Estado do Rio de Janeiro (2002). Ex-Diretor do Departamento de Políticas Sociais de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte (2003-2007).

Helen Pinto de Britto Fontes

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Professora nos cursos de graduação em Jornalismo e em Publicidade na Universidade Federal Fluminense e na Universidade Estácio de Sá. Jornalista e radialista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Empresarial, Jornalismo, Rádio e Locução. Já atuou como coordenadora acadêmica do Curso de Comunicação Social e na estruturação e coordenação de laboratórios experimentais de rádio, mídia impressa, tv e assessoria de comunicação em universidades.

Mônica Diuana Calasans Maia

Possui Especialização e Mestrado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense. Concluiu o II Curso Nacional de Capacitação em Pesquisa Clínica pelo Ministério da Saúde. Possui certificação em Bioética e Boas Práticas Clínicas pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica. Atualmente é professora Titular da Disciplina de Cirurgia Oral Menor da Universidade Federal Fluminense. Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFF.

Anizaura Lidia Rodrigues de Souza

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (Área de Concentração: Psicologia Social - Linha de Pesquisa: Trabalho, Sociabilidade e Saúde). Período de Doutorado-Sanduíche, no Departamento de Psicologia Social, da Universidad Complutense de Madrid - Espanha (Bolsa PDSE/CAPES). Mestre e graduada em Psicologia pela UGF. Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE, no período de fevereiro de 2016 a junho de 2017. Professora na mesma instituição de 2004 a 2017.

Arlindo de Oliveira Freitas

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Associação Brasileira de Ensino Universitário - ABEU (1987), Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II - FAHUPE(1990), Graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho - UGF (1994), Especialização em Magistério Superior em Direito - UNESA (1996), Especialização em Direito Civil e Processo Civil - UNESA (1998), Especialização em Controladoria com Ênfase nas àreas Tributárias e de Custos - UNESA (1999) e Mestrado em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004

Neyse Luz Muniz

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1982), graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1983) e mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação física, ação pedagógica, formação docente e educação física e mídia.

Sylvio Merhy de Carvalho

Economista e Cientista Social. Livre Docente em Economia pela Universidade Gama Filho. Aprovado em Concurso Público da Universidade Federal Fluminense-UFF, em primeiro lugar, com média 9,8. Professor Adjunto 40 horas, dedicação exclusiva, da Universidade Federal Fluminense. Pesquisador nas áreas de Ciências Econômicas e Ciências Sociais. Experiência profissional de 50 anos de magistério superior. Integrante da Comissão de Especialistas do MEC. Professor Titular e Pesquisador dos Programas de Doutorado e Mestrado em Direito da Universidade Gama Filho.

Paulo Roberto Mattos da Silva

Concluiu o doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Fluminense; Coordenador do curso de Psicologia do Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO/UFF; Diretor do Laboratório de Psicopatologia Fundamental, Psicanálise e Psicossomática do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia/ICHF/UFF; Coordenador do Programa Permanente "Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica" GSI/HUAP/UFF, desenvolvido desde 1983.

Ronaldo Domingues Vieira

Possui curso Técnico em Mecãnica pelo CEFET-RJ (1973), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1978) e mestrado em Engenharia Mecânica - Mecãnica dos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981). Professor convidado na FH-Munique em 1989. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia mecânica, análise de tensões, integridade estrutural e análise de falha. Atual professor das disciplinas de Projeto de Máquinas e Processamento de Polímeros do Dep. Eng.

Maurilio Machado Lima Junior

Possui graduação em Comunicação Social. Concluiu Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor associado do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades, Performances Culturais, Educação do Campo, Permacultura e Biorregionalismo.

Maria Cristina Moreira

Possui graduação em licenciatura em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1980). Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: recreação e jogos, capacidade aeróbica, formação docente, pibid e força muscular.

Julio Vieira Neto

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos.

Antonio Ranha da Silva

Doutor em Administração de Negócios pela Florida Christian University - FCU - Florida - EUA., Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes - RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho - RJ. Foi auditor da KPMG Auditores no período de 1988 a 2001, responsável pelas áreas de auditoria em Instituições Financeiras e Transportes Marítimos e Terminais Portuários nos níveis do escritório do Rio de Janeiro e Brasil, respectivamente.

Saulo Cabral Bourguignon

Possui graduação em Ciências Biológicas (1985) pela UGF, Mestrado em Biofísica pela Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1991) e Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Foi Diretor do Instituto de Biologia no período de abril de 2007 a janeiro de 2015. Foi coordenador de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação da UFF no período de janeiro de 2015 a julho de 2016. Foi presidente da Comissão de Biossegurança (CBio) da UFF no período de 2016 a Julho de 2019.

Egidio Romario Cardoso

MESTRE em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1990). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Ciência do Treinamento Desportivo (UGF/1980). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Ciência do Futebol (FICAB/1985). ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU em Anatomia Humana (UNESA/2001). LICENCIATURA PLENA em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1979).

PROFESSOR ADJUNTO IV do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Fluminense docente das disciplinas: Ginástica, Treinamento Contra-Resistência (Musculação) , Condicionamento Físico e Atividade Física e Promoção de Saúde.

Jose de Albuquerque Calasans Maia

Possui Mestrado e Doutorado em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, lotado no departamento de Odontoclínica (MOC), ministrando aulas nas disciplinas de Ortodontia Preventiva e Estágio Supervisionado: Clínica Integrada Infantil. É professor do curso de Especialização em Ortodontia da UFF e do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO-UFF) - Area de concentração: Ortodontia, como orientador de Mestrado e Doutorado.

Cecilia Maria Aldigueri Goulart

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998).

Aline Muniz de Oliveira

Graduou-se em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1994 -1997). Pós-graduou-se (Nível Especialização) em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e cursou o Mestrado em Odontologia com área de concentração em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo Facial na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Em 2007 iniciou o Doutorado no Programa de Pós-graduação em Patologia e na área de concentração de Patologia Buco-dental, tendo concluído o curso em 2009.

Maria Carolina de Lima Jacy Monteiro Barki

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (2000), especialista em Estomatologia pela Universidade do Grande Rio (2012), Mestre em Odontologia (Patologia Bucal) pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2009) e Doutora em Ciências Odontológicas/Patologia Bucal pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (2014) . Habilitada em Laserterapia (LELO - USP) e Ozonioterapia (FACOP).

Luiz Roberto Leão Ferreira

Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho, Mestre em Bioquímica pelo Instituto de Química da UFRJ e Doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ. Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em sinalização celular. Atuou como chefe do departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) e membro titular do Comitê Multidisciplinar de Pesquisas (Área - Ciências Biológicas) da PROPPi-UFF.

Lúcia de Mello e Souza Lehmann

LUCIA DE MELLO E SOUZA LEHMANN É PROFA: ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF-RJ).DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO como BOLSISTA DO CNPq) . POS- DOUTORADO NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA ULTH- LISBOA. FOI BOLSISTA CAPES DO PROGRAMA PRO_DOC NA UNIRIO.MESTRE EM PSICOLOGIA PELA PUC/RIO. PROFESSORA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO.e MEMBRO DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UFF.

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva

Enfermeira Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta 40h DE da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-graduação Latu Sensu Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2003-2013).

Suzete Araujo Oliveira Gomes

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1998), Doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003) e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005).

Rosane Barbosa Marendino

Professora Associada na Universidade Federal Fluminense. Diretora da Faculdade de Educação da UFF na gestão 2016-2020. Graduações em Psicologia e Pedagogia. Especializou-se em Docência do Ensino Superior na FERLAGOS (1998). Fez Mestrado (2004) e Doutorado (2011), ambos em Educação, pela Universidade Federal Fluminense. Dentre as áreas de interesse, estão as interfaces entre a psicologia e a educação; as políticas de formação de professores e os dilemas das práticas; a democratização, acesso e permanência no ensino superior e as temáticas referentes à Sociologia da Educação.

Marcia Soares Pinheiro

Formada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Doutorado em Saúde da Mulher e da Criança pelo Instituto Fernandes Figueira (2008) - FIOCRUZ.
Docente na Universidade Federal Fluminense desde 1994 atuando na disciplina de Bacteriologia para diversos cursos da área de saúde.

André Luiz de Souza Braga

Possui Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Gama Filho - UGF (1991) e Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo - FONF/UFF (1996). Habilitado em Saúde Pública pela UGF (1991). Especialista Formação Pedagógica em Educação na Área de Saúde pela FIOCRUZ (2005), Especialista em Vigilância Sanitária pelo UNIPLI (2008), Especialista em Controle de Infecção na Assistência em Saúde UFF (2013), Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e do Ambiente pelo UNIPLI (2005). Doutor em Ciências do Cuidado pela UFF (2017).

Diva Cristina Morett Romano Leão

Enfermeira, Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e Doctora por la Universidad de Granada, Granada, España dentro del Programa de Doctorado de Medicina Clínica y Salud Pública.

Lurdes Perez Oberg

Possui licenciatura e graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1981/1982), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense e supervisora de estágio em Práticas comunitárias em localidades rurais da Universidade Federal Fluminense.

Alice Goncalves Martins Gonzalez

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1990), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Pós-Doutorado no Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), Madrid, Espanha, no laboratório de Biotecnologia Bacteriana (2010/2011). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

Maria Teresa Costa Soares

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Gama Filho (1979), especialização em Técnica, Planejamento e Gerenciamento da Construção Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1983) e mestrado em Sistemas de Gestão - Área de concentração: Sistema de Gestão do Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é docente da Universidade Federal Fluminense e exerce o cargo de Chefe da Divisão de Integração e Desenvolvimento das Ações de Extensão - Coordenação de Integração Acadêmica - Pró-Reitoria de Extensão.

Julio Cesar Mendonça Gralha

Professor Associado de História Antiga, Medieval da UFF Polo Universitário de Campo dos Goytacazes/ Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho (1988), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2000) trabalhando na área de História Antiga - Egiptologia.

Dagmar de Mello e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

Valeria Tostes Salles

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Odontologia pela Universidade Iguaçú (1999). Mestre em Anatomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Especialista em Acupuntura (2009) e Ayurveda (Arya Vaydia Paharmacy - Coimbatore, India) .

Antonio Carlos Sá de Gusmão

Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Universidade Gama Filho - UGF (1983), Extensão em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG/RJ (1987), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1994) e Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2016).

Mônica Maria de Azevedo

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Gama Filho (1988) , especialização em Alfabetização pela UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei (1998) e em Psicopedagogia (1999) através do convênio CEP (Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro) e a UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019).

Magda de Souza Chagas

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde e Sociedade. 
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com bolsa CAPES. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Membro da Linha de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em Gestão do Sistema e Serviço de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ.

Luciane Marie Bedran

Doutorado em Ciências Médicas com ênfase em Radiologia Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), HUAP (2018). Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2000).
Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense na disciplina de Oclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: desordens da articulação temporomandibular (ATM) e imagens de ressonância magnética da ATM.

Humberto Lauro Rodrigues Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1991) e mestrado em Clínica Odontológica (2012) e doutorado em Odontologia (2017) pela Universidade Federal Fluminense, atuando principalmente nos seguintes temas: odontogeriatria, reabilitação bucal e idoso.

Marcia Maria dos Anjos Azevedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Especialização em Psicanálise pela Universidade Santa Úrsula - CEPCOP (1992), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense - do Instituto de Saúde Coletiva - ISC, Departamento de Saúde e Sociedade - MSS e do curso de Especialização ACESSO A SAUDE: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EQUIDADE uma Parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva e o ICICT/ FIOCRUZ.

Nicolas Homsi

Formado em Odontologia pela Universidade Gama Filho (1990), Especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial. Especialista em Implantodontia. Atua como professor universitário de graduação desde 1996 e de pós-graduação desde 2004. Atua na docência superior, cirurgia maxilofacial e implantodontia. Participa como revisor de periódicos nacionais e internacionais.

Carlos Alberto Araujo Chagas

PhD student in Medical Sciences UFF. Full Member ACAMERJ - Academy of Medicine of Rio de Janeiro Chair 37 Professor Mario Negreiro Pardal, Full Member FBAM - Brazilian Federation of Academies of Medicine. Adjunct Professor IV Department of Morphology, Fluminense Federal University UFF, Leader of the Capes Medical Science Research Group - Cnpq link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1987466988831840, Secretary of the Regional ABMLPM Rio de Janeiro 2015/2016 Scientific Director of the ABMLPM RJ 2017/2018. Vice President of ABMLPM RJ 2019-2020.

Rachel Moreira Morais dos Santos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1989), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Modalidade Médica (1992), graduação em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2009), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).

Helen Campos Ferreira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciatura em Enfermagem, pela Universidade Gama Filho (1980); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000).

Sandra Maria do Amaral Chaves

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Livre Docência pela Universidade Gama Filho, (1996). Exerceu a Chefia do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense por dois mandatos consecutivos. Atua na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Mental e experiência na temática de Gestão em Saúde Coletiva, Meio Ambiente e Biossegurança.

Daniel Pagnin

Professor Associado de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicologia Médica do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal Fluminense, possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1992), residência médica em Psiquiatria e Psiquiatria infanto-juvenil (R3) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Neurobiologia e Clínica dos Transtornos Afetivos - Universitá degli Studi di Pisa-Itália (2004) e pós-doutorado pela Faculdade de Medicin

Etyene Castro Dip

Atua como Professor Convidado na Universidade de Zurich, Faculdade de Odontologia e Medicina Oral. Possui Pos Doutorado (2014) pela Universidade da California Sao Francisco (UCSF) e certificacao internacional (LARC- UCSF e LARC- UCLA) para realizar cirurgias em animais experimentais. Desenvolve pesquisa para o estudo da patogenese do Estafilococos aureus em modelos de endocardite infecciosa, osteomielite e dermonecrose em coelhos, ratos e camundongos. Tem experiencia na manipulacao genetica dos genes realcionados a adesao (MSCRAMMs) do Estafilococos aureus aos tecidos vivos.

Patricia Pimentel Duarte Rodrigues Terra

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1987) e mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É professora do Curso de Especialização em Anestesiologia e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, e foi médica do Hospital Universitário Antônio Pedro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia

Lucia Adriana Salgado Affonso Anhel

Possui graduação em Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Fundação Getúlio Vargas- RJ. Foi professor por 25 anos da Universidade Federal Fluminense (Niterói), aposentando-se como professor adjunto. Trabalhou também como professor por 8 anos na Universidade Estácio de Sá e voltou a ministrar disciplinas como bolsista na UFF desta vez no Polo Universitário de Rio das Ostras -PURO/UFF.

André Filipe Marcondes Vieira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (1992), especialização em Clínica Médica pela Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (1994) e mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estácio de Sá.

Ana Maria Ribeiro dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Ciências (Química Biológica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência em pesquisa experimental, na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: puromicina, barreira de filtração glomerular, dextram sulfato, doença renal crônica.
 Experiência em atividade assistencial na área de Nefrologia.

Adriana Terezinha Neves Novellino Alves

Doutora em Odontologia pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia da Universidade Federal Fluminense-PPgO-UFF. Experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Bucal e Estomatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Histopatologia Oral; Diagnóstico de lesões bucais; Técnicas laboratoriais e análise histológica para pesquisa com substitutos ósseos em reparo ósseo. Docente nas disciplinas de Patologia Oral, Estomatologia e Triagem Odontológica.

Dayse Mary da Silva Correia

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Sergio Ricardo da Silveira Barros

Professor Associado do Departamento de Análise Geoambiental no Instituto de Geociências da UFF. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Ciência Ambiental e Coordenador da REMADS - Rede UFF de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. É Economista com Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão Ambiental pelo LATEC/ UFF -Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio Ambiente com apoio da FAPERJ ? Departamento de Engenharia de Produção.

Rodrigo Torquato da Silva

Professor Associado da Universidade Federal Fluminense e Advogado. Líder do Grupo de Pesquisa ALFAVELA. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Quatro Especializações: Direito e Processo Penal (Universidade Cândido Mendes); Direito Público (UCAM); Psicopedagogia - Clínica e Institucional (Universidade Gama Filho); e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM). Graduações em Direito (Universidade Cândido Mendes) e Pedagogia (Universidade Gama Filho).

Subscrever Universidade Gama Filho