Cultura Popular

Publicação

Pesquisador

Marcio de Sousa Soares

Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF).

Geovana Tabachi Silva

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes (COC-UFF). Doutora em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (PPGPS-UENF), com período de doutorado sanduíche (PDSE-CAPES), na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro em Rede de Investigação em Antropologia - UNL-FCSH-CRIA (2019). Mestre em Antropologia, na Universidade Federal Fluminense (2003). Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1997).

Rodrigo Lima Ribeiro Gomes

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis, da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2009 e 2014) e Graduado em História pela mesma universidade. Foi professor de História da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Renata de Sá Gonçalves

Atualmente é professora do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Realizou estagio pos-doutoral na Universidad de Buenos Aires, Argentina (2015). Foi pesquisadora visitante na Universität Tübingen, Alemanha (2018). Foi Coordenadora da área de Ciencias Sociais/ PIBID/Capes 2014-2018. É coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) da UFF desde 2010.

Maurílio Guimarães Soares

Diretor de Arte / Designer Gráfico e Professor de Artes Visuais - Estudei Comunicação Visual / Belas Artes na UFRJ, possuo graduação em Licenciatura em Artes Visuais e Mestrado em Artes / UERJ.

Rodrigo Cazes Costa

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (2003), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professor adjunto-1 da Universidade Federal Fluminense.

Nivea Maria da Silva Andrade

Nivea Andrade é professora adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF.

Neide Aparecida Marinho

Graduação/Licenciatura em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Artes - Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Artista Plástica, Pesquisadora e Professora Associada do Departamento de Arte do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (IACS/UFF).

Kate Lane Costa de Paiva

Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ (2014), mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UERJ (2009), onde também graduou-se em Educação Artística (2005). É professora da educação básica desde 2005, na rede pública desde 2007. Desenvolve ensino e pesquisa nas áreas de cultura, estética, religiosidade e política, em especial, cultura popular e afrobrasileira. Atualmente é professora de Artes do ensino básico federal, no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI) da Universidade Federal Fluminense.

Cláudia Foganholi

Possui graduação em Educação Física e Motricidade Humana pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Atividade Motora Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar e doutora em Educação pelo mesmo programa e instituição, com período sanduíche realizado na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Daniel Bitter

Mestre em História da Arte pela EBA-UFRJ (2000) e Doutor em Antropologia pelo IFCS-UFRJ com Estágio no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (IIUL- SCTE - Lisboa). Atualmente é professor Associado do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF e do Programa de Pós-graduação em Cultura em Territorialidade PPCULT-UFF.

Gilmar Rocha

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado e pós-doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003/2017). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) e do Programa de Pós-Graduação Cultura e Territorialidades (PPCULT), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Rosa Malena de Araújo Carvalho

Graduada em Educação Física pela UFRJ, Mestre em Educação pela UFF, Doutora em Educação pela UERJ, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada no Instituto de Educação Física (IEF) da Universidade Federal Fluminense - UFF e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades.

Denise Mancebo Zenicola

Coreógrafa, pesquisadora, bailarina e professora universitária. Possui Mestrado em Teatro e Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO. Possui Pós Doutorado Sênior em Danças Negras e Grafismos Corporais /financiamento Capes, no ISCTE em Lisboa. Docente do IACS, é professora Associada na Universidade Federal Fluminense - UFF e coordena o Laboratório inscrito no CNPQ Coletivo MUANES Dançateatro e Performances Afro Brasileiras. É Professora do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas - PPGAC na UNIRIO.

Gladys Viviana GELADO

Possui graduação em Letras pela Universidad Nacional de Cuyo (1987) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (bolsa CNPq, 2004). Realizou pós-doutorado em Princeton University (bolsa CNPq, 2011-2012). É professora titular do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal Fluminense.

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo

Professor titular da Universidade Federal Fluminense e editor do site Impressões Rebeldes: www.historia.uff.br/impressoesrebeldes
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1989 e 1996, respectivamente).

Subscrever Cultura Popular