Saúde Pública

Pesquisador

Alen Batista Henriques

Professor Adjunto, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas (PCH) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Doutorado em Ciências, Linha de Pesquisa "Desigualdades Sociais, Modelos de Desenvolvimento e Saúde" pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Geografia.

Valéria Troncoso Baltar

Graduada em Estatística pela UNICAMP (1999), fez seis meses de curso intensivo de demografia no CELADE (ONU-Chile, 1999). Concluiu o mestrado em Estatística pelo IME/USP (2005), com período sanduíche na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, 2004) e doutorado em Saúde Pública, na área de Epidemiologia, pela USP (2011), com período sanduíche na Imperial College London (2009-2010). Trabalhou de 2001 a 2007 como estatística do Laboratório de Epidemiologia e Estatística do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

Benedito Carlos Cordeiro

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1993). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Gestão e Administração Pública. Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atualmente é professor Associado II da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense.

Sandra Costa Fonseca

Possui graduação em Medicina (UERJ,1982), mestrado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ,1997) e doutorado em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ,2005). Atualmente é professora associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Administra disciplinas para a graduação (Curso de Medicina) e orienta discentes de graduação e pós-graduação (Mestrado em Saúde coletiva).

Claudia Osorio da Silva

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002) e pós doutorado em Linguagem e Trabalho na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009-2010). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho.

Luciene Burlandy Campos de Alcântara

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense do curso de graduação em Nutrição, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição e do Programa de Estudos Pós Graduados (Mestrado e Doutorado) em Política Social.

Marcos Paulo Fonseca Corvino

Graduou-se em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), cursou especialização em Saúde Pública-Medicina em Nível Local pela Universidade de São Paulo (1980), residência em Doenças Infecciosas e Parasitárias no HUPE/UERJ (1981), e mestrado e doutorado em Saúde Pública/USP (1991, 1996). Sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 1981 à 1994, e da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo de 1992 à 1994, exerceu cargos de assessoria e gestão em centros de saúde, distrito sanitáro e outros órgãos sub-regionais, metropolitano e central.

Aluísio Gomes da Silva Junior

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981);fez Residência em Medicina Preventiva e Social -HUAP-UFF(1983), Especialização em Administração de Serviços de Saúde em áreas Integradas,Regionalizadas e Hierarquizadas na UFF(1984) e Doutorado em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ (1996). Cursou Regulation in a Modern National Economy na The George Washington University - School of Business - USA(2005). Desde 1983 é Professor da Universidade Federal Fluminense-UFF.

Deison Alencar Lucietto

Professor Adjunto do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), com atuação nos cursos de graduação em Farmácia e Odontologia. Docente colaborador do Mestrado Profissional Ensino na Saúde: formação interdisciplinar para o SUS (MPES/EEAAC/UFF) na linha de pesquisa de Educação Permanente no SUS.

Maria Inês Couto de Oliveira

Possui graduação em Faculdade de Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É vice-coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro e membro da International Baby-Food Action Network-IBFAN desde 1987. Atualmente é professora associada no Departamento de Epidemiologia e Bioestatística da Universidade Federal Fluminense.

Julio Alberto Wong Un

Medico pela Universidad Peruana Cayetano Heredia (1988), Lima - Peru, Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997) - Rio de Janeiro; e Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002).

É professor adjunto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ desde 2006.

Tem experiência na área de Saúde Pública e Saúde Coletiva, com ênfase em

Jorge Luiz Lima da Silva

Graduação em Enfermagem e Licenciatura -Universidade Federal Fluminense (UFF-2004). Pós-graduação em Formação Pedagógica p/ Área da Saúde (2005) e Ativação de Processos de Mudança, na Formação Superior em Saúde (Ensp/Fiocruz-2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2007) - desenvolveu estudo epidemiológico, na área de saúde mental do trabalhador, em parceria com a Fiocruz. Doutorado em Ciências área Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz, 2015).

Sônia Maria Dantas Berger

Professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Doutorado e Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) e Especializações em Teorias e Práticas Ambulatoriais em Instituições Públicas (UFRJ e UFF).

Flávia Helena Miranda de Araújo Freire

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), especialização em saúde mental (2001) pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, Mestrado (2004) e Doutorado (2012) em saúde pública pela ENSP/FIOCRUZ. Especialização em Ativação de Mudança na Formação Superior em Profissionais de Saúde (2014). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense UFF campus Volta Redonda.

Patty Fidelis de Almeida

Professora e pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal Fluminense (2013). Realizou Pós Doutorado (2018), Doutorado (2010) e Mestrado (2002) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999). Possui experiência em análise de políticas, programas e serviços em Atenção Primária à Saúde e Redes de Atenção à Saúde no Brasil e América do Sul.

Elaine Silva Miranda

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2010). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) na subárea de Toxicologia (2003). Graduação em Farmácia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000).

Ândrea Cardoso de Souza

Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora vinculada ao quadro Permanente do Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (UFF). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gestão e Trabalho em Saúde NUPGES/CNPq. Membro da Coordenação Nacional do Curso de Especialização em Educação à Distância, Micropolítica do Trabalho e Gestão em Saúde/UFF-MS. Integrante da equipe de tutores do Programa de Educação pelo Trabalho (PET/MS) e Pró-Saúde na UFF.

Vivian Wahrlich

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1991), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidade energética, gasto energético, metabolismo basal, composição corporal e antropometria.

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Mônica de Castro Maia Senna

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Docente Permanente do Programa de Estudos Pós-graduados em Política Social, do qual foi coordenadora no período de 2011 a 2014. Membro do Grupo de Pesquisa Futuros da Proteção Social, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ nos períodos de 2008 a 2010 e 2012 a 2014.

Armando Cypriano Pires

Possui Graduação em Medicina (1986) e Residência em Medicina Preventiva e Social (1989) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado (1986) e Doutorado (2015) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ/MS). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde da Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Márcia Guimarães de Mello Alves

Possui graduação em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (1985), residência em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Saúde Pública (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2004) e pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008).

Otilio Machado Pereira Bastos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1981), Especialização no Curso Básico da Fundação Oswaldo Cruz (1982), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1987) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1997). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Foi professor titular de Microbiologia e Imunologia das Faculdades de Medicina, Nutrição e Enfermagem de Petrópolis, professor titular do Centro Universitário Serra dos Órgãos e professor adjunto da Faculdade de Medicina de Campos.

Mônica de Rezende

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), especialização e mestrado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Professora adjunta do Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (MPS/ISC/UFF). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UFF). Membro do grupo de pesquisa "Caminhos para Análise de Políticas de Saúde".

Maria Goretti Andrade Rodrigues

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Realizou estágio de Pós-doutorado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (LAPS-ENSP-FIOCRUZ). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e vice-coordenadora do Mestrado em Ensino no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense.

Audrey Vidal Pereira

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal Fluminense (1998). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal Fluminense (2001) e Gestão em Saúde da Família pela Faculdade de Enfermagem e Instituto de Medicina Social da UERJ (2002). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2006) e Doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2013).

Lilian Koifman

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Atua na Graduação de Medicina, no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e no Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS). É Vice-Líder do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde (GEGES/UFF, GP CNPq).

Gilson Saippa de Oliveira

Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1990-1991), Mestre em Saúde Pública, área de concentração - Políticas Públicas de Saúde (1998) e Doutor em Saúde Pública, linha de pesquisa - Profissão, Trabalho e Formação em Saúde (2010) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ).

Andréa Neiva da Silva

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e mestrado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (2003). É doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da UFF vinculada ao Departamento Saúde e Sociedade.

Rita Leal Paixão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990.

Mônica Tereza Machado Mascarenhas

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ (2003). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas em curso de graduação e mestrado acadêmico. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Serviços de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Atenção Básica, Saúde da Família, Saúde do Adolescente.

Lenita Barreto Lorena Claro

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1993) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde da Comunidade, Universidade Federal Fluminense.

Daniela Leles de Souza

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2003), especialização em Paleopatolgia e Paleoparasitologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz, ENSP-FIOCRUZ (2004). Mestrado (2007) e Doutorado (2010) em Saúde Pública pela ENSP-FIOCRUZ. Pós-doc FAPERJ (2010-2011). Atualmente é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e Professora Adjunta na disciplina de Parasitologia (Instituto Biolmédico - MIP) pela Universidade Federal Fluminense.

Fabíola Giordani

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (2000), mestrado em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2011). Atualmente é professora adjunto-C da Universidade Federal Fluminense

Subscrever Saúde Pública