Enfermagem

Pesquisador

Marcela Pimenta Guimarães Muniz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Mestrado em Ciências do Cuidado (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, grupos de Recovery em Saúde Mental, atenção psicossocial, Ouvidores de Vozes, esquizoanálise, experimentações ético-estéticas.

Karinne Cristinne da Silva Cunha

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2004), mestrado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atuou como professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2012-2019), onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar- UNIRIO(2016-2018) e foi coordenadora de Curso do Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar- UNIRIO(2013-2016).

Leila Leontina do Couto Barcia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Maritza Consuelo Ortiz Sanchez

Graduada em Enfermagem pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana, IQUITOS -PERU; Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ); Doutorado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho (EEAN/UFRJ). Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-Niterói-RJ (MFE/EEAAC/UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Cidadania e Gerência da EEAAC/UFF. Cadastrado no CNPq.

Manuelle Maria Marques Matias

Doutora e Mestra em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da UERJ (IMS/UERJ). Atualmente é aluna do Curso de Maestría en Estado, Gobierno y Politicas Publicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Flacso Brasil. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Sobral/CE. Egressa do VER-SUS Brasil.Trabalhou como gerente do Centro de Saúde da Família Sinhá Sabóia em Sobral/CE.

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007). Atualmente é professor Associado IV do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Educação Popular em Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva- GPISCO/UFF.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Habilitação em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1999); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016); Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Flumin

Liliane Faria da Silva

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Residência em Enfermagem em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer (2002). Especialista em Enfermagem em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2007). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de saúde da criança e do adolescente.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da EEAAC/UFF sendo orientadora do mestrado e doutorado.

Eny Dórea Paiva

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Residência em Enfermagem Materno-Infantil pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF) da Fundação Oswaldo Cruz - FioCruz (2004). Mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde pela USP (2012). Pós Doutorado na Ryerson University, Toronto, Canadá (2019).

Brunno Lessa Saldanha Xavier

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2001). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006 e 2014). Professor Adjunto IV do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense. Subchefe do Departamento de Enfermagem - REN/IHS/UFF período 2018/2019. Membro Vice Coordenador da Comissão de Pós Graduação do Departamento de Enfermagem UFF. Coordenador das seguintes disciplinas: 1- Enfermagem no cuidado à saúde do adulto e idoso clínico; 2 - Enfermagem no cuidado ao usuário em Terapia Renal Substitutiva.

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa da Pós Graduação da Escola de Enfermagem Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem da UFF. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Oncologia Capes/UFF. Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF na área de Enfermagem Oncológica. Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN). Decano Chefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFF. Pós-doutorado pelo Departamento de Antropologia/IFCH/UNICAMP e Prevention Sciences Research Center/Morgan State University. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP.

Sueli Soldati Abranches

Docente Associado em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Márcia Valéria Rosa Lima

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1980), Especialista nas áreas de Enfermagem Cirúrgica (UERJ), Administração Hospitalar (Faculdade Luiza de Marilac) e Infecção relacionada a assistência hospitalar (UFF). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNI-RIO (1999) na linha de Pesquisa Enfermagem do Adulto e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/EEAN (2005) na linha de Pesquisa Enfermagem Hospitalar.

Patricia dos Santos Claro Fuly

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Tem pós-doutorado pela Escola de Enfermagem da USP (2014), com financiamento CNPq.

Elisabeth Aquilino Bacchi

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense e Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Habilitação em Licenciatura pela UFF. Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).

Rosimere Ferreira Santana'

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021).

Suely Lopes de Azevedo

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NEPENH). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( EEAN/UFRJ), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - FELM.

Luana Asturiano da Silva

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Mulher. Atua como enfermeira obstétrica na Maternidade Municipal Alzira Reis, em Niterói-RJ, prestando assistência às gestantes, às puérperas e aos recém-nascidos. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Enfermeira Obstétrica pela EEAAC/UFF. Membro do Grupo de Pesquisa- Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança, com projetos na área da Saúde da Mulher da EEAAC - UFF.

Ana Lúcia Abrahão da Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gestão Em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, processo de trabalho, politica de saúde, cuidado em saúde e formação em saúde.

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Claudia Mara de Melo Tavares

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado).

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos e avaliação de tecnologias em saúde.

Marcela de Abreu Moniz

Doutora e Mestre em Ciências, com ênfase em Saúde Pública e Meio Ambiente, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Amanda Ornela Hyppolito

Graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2000), Mestre em Ciências da Saúde (2003) e Doutora em Saúde Pública (2018) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Saúde e Sociedade, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense. Atuando em ensino, pesquisa e extensão no campo da Saúde Coletiva em Saúde do Trabalhador; Políticas Públicas e Saúde da Família.

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva

Enfermeira Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta 40h DE da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-graduação Latu Sensu Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2003-2013).

Marcela Pimenta Muniz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Mestrado em Ciências do Cuidado (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, atenção psicossocial, esquizoanálise, experimentações ético-estéticas. E-mail: marcelamuniz@id.uff.br

Ana Cláudia Mateus Barreto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro e enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem Obstetricia do Estado do Rio de Janeiro.

Lidia Santos Soares

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da UFMG (1988). Especialista em Enfermagem do Trabalho (Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, 1990). Cursou o Mestrado (1997 - Área de concentração: Enfermagem e Mudança Social) e Doutorado (2000 - Área de concentração: A Enfermagem no contexto Social Brasileiro) ; ambos na EEAN/UFRJ. Realizou Estágio Pós-doutoral (2018-2020) desenvolvendo atividades no Grupo de Pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos/CNPq da EEAN/UFRJ.

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela UNIRIO em 2010. Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em 2012. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO em 2007. Docente do quadro permanente do magistério superior da Universidade Federal Fluminense - área de atuação: Saúde Coletiva.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Possui graduação (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS (PNPD/CAPES-2014). Fez Residência no Programa de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular do Hospital Univerítário Pedro Ernesto/UERJ (1998) e é especialista em Docência do Ensino Superior pela UNESA/RJ (2005).

Nelson Carvalho Andrade

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor em tempo parcial na Universidade Federal Fluminense, horista na Faculdades Integradas de Jacarepaguá, horista da Universidade Salgado de Oliveira .

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Carlos Nogueira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1975). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Embriologia e Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: condrogênese, osteogênese, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e osteoporose.

Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila

Possui graduação em Enfermagem pela Unifenas (2007). Especialização em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (2010). Especialização em Formação Docente em Educação Profissional na Área da Saúde pela Fiocruz (2011). Mestrado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2011). Doutorado em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem - EERP/USP (2015). Líder do grupo de pesquisas Laboratório de Pesquisa, Práticas e Ensino Simulado em Enfermagem - LAPESE da Universidade Federal Fluminense.

Leila Leontina Couto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Carlos Alberto Araujo Chagas

PhD student in Medical Sciences UFF. Full Member ACAMERJ - Academy of Medicine of Rio de Janeiro Chair 37 Professor Mario Negreiro Pardal, Full Member FBAM - Brazilian Federation of Academies of Medicine. Adjunct Professor IV Department of Morphology, Fluminense Federal University UFF, Leader of the Capes Medical Science Research Group - Cnpq link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1987466988831840, Secretary of the Regional ABMLPM Rio de Janeiro 2015/2016 Scientific Director of the ABMLPM RJ 2017/2018. Vice President of ABMLPM RJ 2019-2020.

Miriam Marinho Chrizostimo

Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2021).

Eliane Brandão Salles

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF.

Érica Brandão de Moraes

Professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense. Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial - MPEA/UFF. Enfermeira formada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Possui aprimoramento em Terapia Comportamental Cognitiva pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (FMUSP).

Marilda Andrade

DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVROS PUBLICADOS. POSSUI PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ÁREA DE ENFERMAGEM. RECEBEU PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 2000 E 2002 COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA.

Marli Rodrigues Tavares

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorando em Educação na Universidad de la Empresa - Montevideo - Uruguai. Atualmente é sub-chefe de departamento de ensino MFE, da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto IV/Universidade Federal Fluminense.

Flora Aparecida Milton

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, com período sanduíche (bolsista CAPES - PDSE nº 9687/11-4) no Instituto de Pesquisa do Hospital Metodista de Houston, Texas e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília.

Flávia de Bittencourt Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (2001), mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, lactação, ratas, enfermagem e endométrio.

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Desde 1994, é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN), atuando desde 2005 na formulação e implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-PNSIPN junto ao Ministério da Saúde e outros órgãos.

Cristina Portela da Mota

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2013), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Pós Doutorado pela Escola nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Doutor pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPGEnfBio/UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós Graduação em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Thalita Gomes do Carmo

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (Bacharel em 2006). 
Especialista em enfermagem nos moldes de Residência Clínica e Cirúrgica - Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009).
MBA em Controle e Gestão de Infecção Hospitalar pelo Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa de São Paulo (2010). 
Mestre em Ciências do Cuidado e Saúde (MACCS) pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF (2010).

Dayse Mary da Silva Correia

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Janaina Luiza dos Santos

Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF/RO), Ministra aula nas Disciplinas de Enfermagem em Situações Críticas, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem e nas Disciplinas Optativas a Tanatologia os Cuidados Paliativos na Pluralidade do Ser Humano e Bioética em Enfermagem. Doutora em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP - USP (2013). Lecionou na Universidade Estácio de Sá (2016 até 1/2018), campus de Nova Friburgo no curso de Enfermagem.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2018) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), pós graduação/residência em Clínica Médica e Cirúrgica (UNIRIO) e pós graduação Terapia Intensiva Cardiológica (UFF).

Subscrever Enfermagem