estética

Pesquisador

Luciano Vinhosa Simão

Doutor em Études et Pratiques des Arts pela Université du Québec à Montréal (UQAM, 2004). Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ,1997). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1986). Professor Associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/ UFF entre os anos de 2013 a 2016.

Patrick Estellita Cavalcanti Pessoa

possui graduação (1998) e mestrado em Filosofia (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universität Potsdam e pós-doutorados em Estética pela PUC-RJ (2009) e pela USP (2015). É Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFF e foi o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF no quadriênio 2017-2021.

Maurilio Machado Lima Junior

Possui graduação em Comunicação Social. Concluiu Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professor associado do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar em Humanidades, Performances Culturais, Educação do Campo, Permacultura e Biorregionalismo.

Enéas Rangel Teixeira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutorado em Enfermagem - UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Pós Doutorado em Ciência do Cuidado de Enfermagem pela Université LAVAL-Québec - Canadá e foi pesquisador convidado da ULAVAL- CA. Pós Doutorado em Saúde Coletiva IESC/UFRJ.

Bernardo Barros Coelho de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) e doutor em Filosofia pela mesma instituição (1997). Sua tese, na área de Estética moderna, intitulou-se O que significa orientar-se pela arte: uma leitura da Crítica da Faculdade do juízo. Atualmente é professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino e pesquisa em estética, filosofia da arte e história da filosofia. Autores estudados: H. G. Gadamer, P. Ricoeur, W. Benjamin e I. Kant (3ª crítica).

Vladimir Menezes Vieira

Doutor em filosofia pela UFRJ/PPGF (2009) e professor associado do Departamento de Filosofia da UFF. Atua nas áreas de estética e filosofia moderna, com ênfase especial sobre a doutrina estética kantiana, seus precursores e desdobramentos. Desenvolveu pesquisas e publicou artigos sobre autores tais como Kant, Schiller, Schopenhauer, Nietzsche e Hume. Edita desde 2007, junto com Patrick Pessoa, o periódico científico Viso: Cadernos de Estética Aplicada.

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e desde 2009 é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Em 2019, realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

Juarez Torres Duayer

Graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1973), mestrado em Analyse Regionale Et Amenagement de L Espace - Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1978) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Titular em regime de dedicação exclusiva da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, estética marxista, estética da arquitetura, história e filosofia da arte.

Jorge Baptista de Azevedo

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 
Possui Mestrado em Educação pela Escola de Educação UFF(1997) e Doutorado em Geografia pela UFF (2007).

Subscrever estética