Administração

Pesquisador

Debora Bogea da Costa Tayt-Son

Coordenadora da Graduação em Administração UFF/Niterói. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UFF, ministrando aulas na Graduação em Administração e membro do corpo docente do Mestrado em Administração (PPGAd - UFF). Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (PPGAd-UFF - de 2018 a 2020). Doutora em Administração pelo Coppead / UFRJ (2018) com período sanduíche na Kedge Business School - Bordeaux/França (2017).

Claudio Roberto Marques Gurgel

É economista, com Especialização em Administração, pela PUC/RJ, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1993), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Educação pela UFF (2002). Professor Titular da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, da Universidade Federal Fluminense., atuando na graduação e pós-graduação stricto sensu.

Marco Aurélio Cabral Pinto

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1988), mestrado em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ (1996) e doutorado em Economia pelo IE/UFRJ (2005).. 

Há cerca de 20 anos é engenheiro no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Durante cerca de 10 anos foi executivo na área de Comércio Exterior e, desde então, atuou com projetos de natureza ambiental e social.

Carlos Alberto Campello Ribeiro

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007); Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1998); Pós-graduado em Planejamento, Implementação e Gestão da Ead pela UFF/Universidade Aberta do Brasil – UAB (2013), em Graduado em Administração pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio (1978), e em Professor de parte da formação especial pelo Centro Universitário Plínio Leite (1983).

Isabella Chinelato Sacramento

é doutora em Administração pelo Instituto Coppead de Administração da UFRJ. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Administração, Contabilidade e Turismo da UFF, com atuação no Programa de Pos Graduação em Gestão Empreendedora (PPGE-UFF) e do Coppead/UFRJ. Suas áreas de interesse incluem os seguintes temas: Aprendizagem ativa (active learning), técnicas de ensino ligadas à arte (art based methods), Comunicação e Negociação.

Nilson Brandalise

Possui Graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1981), Especialização em Administração em Comércio Exterior (1996), Especialização em Mba (1997), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula Todaro Taveira Leite

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense; Especialização em Administração pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa/CNPq Actividade: Ergologia e Clínicas do Trabalho; Professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Polo Volta Redonda - tendo sido uma das responsáveis pela elaboração e implementação desse curso.

Diana Costa de Castro

Doutora em Administração e Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Possui Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e pós-graduação em Turismo pela Universidade Católica de Brasília e pelo Observatório do Turismo da Fundação Getulio Vargas. Atualmente é professora do Departamento de Turismo de Hotelaria Universidade Federal Fluminense. Foi professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Nilo Peçanha e pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas - RJ.

Lígia Graciete Soares da Silva

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. É professora da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda. Atuação em projetos de extensão em gestão social e economia solidária, políticas públicas e geração de trabalho e renda.

Ernani Viana Saraiva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Doutorado em Engenharia Civil - Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Professor Titular em Administração na Universidade Federal Fluminense e Diretor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão, conhecimento, gestão do conhecimento e inovação.

Júlio Cesar Andrade de Abreu

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Foi coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda (PNAP/UAB/CEDERJ).

Lílian Simone Aguiar da Silva

Doutora em Engenharia Civil - UFF com especialização na área de Gestão/Finanças.

Miguel Ferreira Lima

Professor, coordenador de cursos de pós-graduação e pesquisador na área de Marketing, Internacionalização de Empresas, Marketing Internacional, Empreendedorismo, Comércio Exterior, Planejamento Estratégico, e Governança Corporativa em empresas internacionalizadas. É Doutor em Comunicação Empresarial pela UFRJ (2006) e Mestre em Administração pela UFF (2002), Pós-Graduado em Relações Internacionais pela UERJ (1989) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFF (1982). Atuou em cargos executivos na Petrobrás Internacional - Braspetro, e na Petrobrás Comércio Internacional - Interbrás.

Fabio Vinicius de Araujo Passos

Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégia, Governança e Conhecimento, Especialista em Marketing e graduado em Turismo. Atualmente é professor na Pós-Graduação em Gestão de Serviços, com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos e nos cursos de Turismo e Hotelaria na Universidade Federal Fluminense - UFF, na Pós Graduação em Gestão Universitária na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e na Graduação Tecnológica em Hotelaria no Senac RJ.

Verônica Feder Mayer

Verônica Feder Mayer é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em marketing e mestrado em administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seu doutorado em administração (COPPEAD/UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa nos EUA sob a supervisão do Prof. Kent B. Monroe, da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign, aprofundando seus estudos sobre comportamento, psicologia dos preços e economia comportamental.

Julio Carlos Figueiredo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1977), especialização em Psicologia pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Frederico José Lustosa da Costa

Frederico Lustosa da Costa é professor do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAd) da Universidade Federal Fluminense e membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração. Foi professor Titular da Escola Brasileira de Adminstração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getullio Vargas (DFGV) e professor visitante do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL, Lisboa) e da École Superieur de Commerce de Paris (ESCP Europe).

Gustavo da Silva Motta

Gustavo da Silva Motta é doutor (2012) e mestre (2009) em administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui graduação em Administração de Empresas (2001) e especialização em Gestão Estratégica de Marketing (2003). Atualmente é Professor da UFF-VR - Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda e Editor Associado da RAC.

Raquel Lenziardi

Mestre em Administração pela FGV/EBAPE, Especialista em Liderança pela FGV (em andamento) e graduada em Turismo pela UFF. Atualmente trabalha na FGV como Coordenadora de Programas Acadêmicos, sendo responsável pela capacitação e avaliação de docentes e pelos módulos internacionais do MBA. Na mesma Instituição ministra disciplinas na Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais. Leciona na Graduação da Faculdade Turismo e Hotelaria da UFF. Também realiza projetos de pesquisa.

Catharina Marinho Meirelles

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Participou do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho - Portugal, no âmbito do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Atualmente pesquisa o Trabalho nas Universidades Públicas Brasileiras. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Administração, ambos pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, Campus Niterói.

Oscar Camilo Silva Evangelista

Doutorando em em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Administração pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (2001). Professor colaborador do Instituto COPPEAD de Administração e professor colaborador da Escola Politécnica da UFRJ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Métodos Quantitativos.

Favio Akiyoshi Toda

Doutorado em Administração pela PUC-Rio. Mestrado em Administração pelo COPPEAD/ UFRJ. Bacharelado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas/ IBGE. Atualmente é professor do quadro da Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de graduação do Departamento de Empreendedorismo e Gestão (STE) e do Mestrado Acadêmico da Faculdade de Administração (PPGAD/ UFF), e professor convidado do quadro de professores permanente do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( MPGE/ UFRRJ).

Marcela Cohen Martelotte

Marcela Cohen Martelotte é professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense; possui graduação em Estatística; mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE / FGV) e também em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua pesquisa foi publicada em revistas científicas como Science and Public Policy, IEEE Transactions on Multimedia e Journal of Official Statistics.

Elaine Aparecida Araújo

Professora associada do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ), da área de Economia e Finanças. Possui experiência e atuação de pesquisa principalmente com as temáticas: finanças corporativas, mercado financeiro, análise contábil-financeira, microfinanças, economia solidária, responsabilidade social e sustentabilidade. Doutora em Administração (2012), pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG), tese de doutorado sobre gestão financeira e impacto social de instituições de microcrédito brasileiras.

José Ricardo Maia de Siqueira

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Administração pelo Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração - COPPEAD - da UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Antônio Carlos Magalhães da Silva

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ (2005). Mestrado em Administração pela Coppead/UFRJ (2000). Graduado em Eng. de Produção pela UFRJ (1993), Administração de Empresas pela UERJ (1993), Ciências Contábeis pela UERJ (2004) e Direito pela UFRJ (2007). Pós-Doutorado em Engenharia de Produção pela UFF (2019). Professor da Universidade Estácio de Sá (Unesa) do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE/UNESA). Professor da Escola Nacional de Seguros e Professor da UFF (Departamento de Engenharia de Produção).

Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências - Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado na London School of Economics and Political Science. Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Análise de Políticas Sociais - NAP-UFF. Trabalha com políticas sociais no Brasil e em nível internacional.

Joysinett Moraes da Silva

Professora da Universidade Federal Fluminense. International Successful School Principals Project (ISSPP) Member desde 2018. Professora convidada da The University of Nottingham (UK). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1996).

Liliane Belz dos Reis

Possui graduação em Faculdade de Enfermagem pelo Instituto Adventista de Ensino (1981) e mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, avaliação, gerência, enfermeiro, atenção primária à saúde e auriculoterapia como estratégia para promoção e prevenção da saúde.

Pitias Teodoro Lacerda

Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/UFRJ (2015); Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - PRPG/DAE/UFLA (2005); Especialização em Gestão Financeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora FEA/UFJF (2001) e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora - FEA/UFJF (2000). Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda.

Subscrever Administração