Enfermagem

Pesquisador

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2013). Especialista em Controle de Infecção em Assistência à Saúde - UFF (2015) e em Terapia Intensiva (2016) - UVA. Doutora e Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde com foco em pesquisa clínica, feridas e microbiologia pela UFF. No mestrado e doutorado desenvolveu pesquisas na área de diagnóstico molecular e clínico, colonização/infecção em feridas por MRSA e por Pseudomonas aeruginosa, assim como perfil microbiano e diversidade clonal Microbiana.

Cláudio José de Souza

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia (1997) pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac (FELM) e Nutrição (2018) pela Faculdade Bezerra de Araújo (FABA). Pós Doutor, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leila Leontina do Couto Barcia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Maritza Consuelo Ortiz Sanchez

Graduada em Enfermagem pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana, IQUITOS -PERU; Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ); Doutorado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho (EEAN/UFRJ). Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-Niterói-RJ (MFE/EEAAC/UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Cidadania e Gerência da EEAAC/UFF. Cadastrado no CNPq.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Habilitação em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1999); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016); Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Flumin

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007). Atualmente é professor Associado IV do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Educação Popular em Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva- GPISCO/UFF.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da EEAAC/UFF sendo orientadora do mestrado e doutorado.

Brunno Lessa Saldanha Xavier

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2001). Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006 e 2014). Professor Adjunto IV do quadro permanente da Universidade Federal Fluminense. Subchefe do Departamento de Enfermagem - REN/IHS/UFF período 2018/2019. Membro Vice Coordenador da Comissão de Pós Graduação do Departamento de Enfermagem UFF. Coordenador das seguintes disciplinas: 1- Enfermagem no cuidado à saúde do adulto e idoso clínico; 2 - Enfermagem no cuidado ao usuário em Terapia Renal Substitutiva.

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa da Pós Graduação da Escola de Enfermagem Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem da UFF. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Oncologia Capes/UFF. Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF na área de Enfermagem Oncológica. Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN). Decano Chefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Deise Ferreira de Souza

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1980), Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1982), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa /UFF (2018).

Ana Karine Ramos Brum

Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EEAN,
PhD em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery -UFRJ, 
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO, 
Especialista em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense- UFF, 
Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ,
Professor Associado IV do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração- EEAAC- UFF.

Claudia de Carvalho Dantas

Enfermeira. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras, do Instituto de Humanidades e Saúde, na Área do Conhecimento: Administração e Enfermagem e Saúde Integral do Adulto e do Idoso. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP) com projeto de pesquisa realizado na área de Ocorrências Éticas/Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem.

Sueli Soldati Abranches

Docente Associado em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Zenith Rosa Silvino

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1982), graduação em Direito (1988), Licenciatura Plena em Enfermagem (1983), Mestrado em Direito do Estado (1994), Doutorado em Enfermagem (2002) e Pós-doutorado (2015). Atualmente é Professor Titular na área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação, Mestrado e Doutorado. Avaliadora de Cursos do INEP. Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar. Integra o Corpo Editorial e é consultora ad hoc de renomadas revistas.

Cláudia Maria Messias

Pós Doutora Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-EEAC/UFF, Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO . Possui Especialização em Centro Cirúrgico, Enfermagem Obstétrica; Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Avançada em Sistema de Saúde e Docência na Saúde. Graduada em Enfermagem e Obstetricia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetricia de Barra Mansa - RJ.

Rosana de Carvalho Castro

Rosana de Carvalho Castro, Professora Adjunta da UFF/PURO, Doutora em Enfermagem na Área de Saúde da Mulher pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Mestre em Ciências da Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2002), e especialista em Enfermagem Obstétrica (UERJ), Enfermagem Ginecológica (FIOCRUZ), Administração Hospitalar (CEDAS/RJ), e Metodologia do Ensino Superior (UVA).

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Donizete Vago Daher

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Maria da Anunciação Silva

Possui graduação em Enfermagem e Obstetríticia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) na Área de Concentração de Saúde Pública e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunto I 40 horas DE do Departamento Iterdisciplinar do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Fedral Fluminense.

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos e avaliação de tecnologias em saúde.

Yonara Cristiane Ribeiro

Doutora em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo programa de pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bacharel e licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em administração hospitalar pela UNOPAR - Londrina - PR (2000) e Enfermeira Nefrologista pela UNOPAR (2005). Atualmente é Coordenadora e professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus em Rio das Ostras, RJ.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em Enfermagem (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc pela USP com bolsa CNPq-Pesquisador Senior (2016). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (2003 - Atual). Membro do corpo editorial do Online Brazilian Journal of Nursing, Einstein e revisora de 7 periódicos. Coordenou o Projeto de Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste (2002-2006).

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva

Enfermeira Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta 40h DE da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-graduação Latu Sensu Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2003-2013).

Valdecyr Herdy Alves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1994). Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2000) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2014) e Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstétrica(2014). Atualmente é Pesquisador e Prof.

Emília Gallindo Cursino

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atua como docente na área da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico. Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Educação em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF.

Eliane Ramos Pereira

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde- PACCS (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo (UNT), Perú.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Pós Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (2014-2015). DOUTORADO (2009) e MESTRADO (2005) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro. GRADUAÇÃO e Licenciatura em ENFERMAGEM pela Universidade Federal da Paraíba (1988-1989), ESPECIALIZAÇÃO em Enfermagem do Trabalho (2003), Formação Pedagógica em Educação na área de Saúde (2002) EnSP/FioCruz; Direito do Trabalho UCM - (2013-2014).

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Barbara Pompeu Christovam

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009).

Leila Leontina Couto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Enéas Rangel Teixeira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutorado em Enfermagem - UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Pós Doutorado em Ciência do Cuidado de Enfermagem pela Université LAVAL-Québec - Canadá e foi pesquisador convidado da ULAVAL- CA. Pós Doutorado em Saúde Coletiva IESC/UFRJ.

Marilda Andrade

DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVROS PUBLICADOS. POSSUI PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ÁREA DE ENFERMAGEM. RECEBEU PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 2000 E 2002 COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA.

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Dayse Mary da Silva Correia

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Gisella de Carvalho Queluci

Pós-Doutorado pela EEAN/UFRJ na Linha de Pesquisa em Estudos Epistemológicos na Enfermagem. Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (UFRJ) - 2009. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela EEAN/UFRJ. Possui experiência na área de Fundamentos de Enfermagem, com enfoque no tema Situações-problema de clientes hospitalizados e graus de complexidade na prática assistencial de Enfermagem. Realiza pesquisas na área de Formação Pedagógica e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação /UFF.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2018) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), pós graduação/residência em Clínica Médica e Cirúrgica (UNIRIO) e pós graduação Terapia Intensiva Cardiológica (UFF).

Subscrever Enfermagem