História

Pesquisador

Andrea Oliveira Ribeiro

Professora Adjunta do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis(UFF).Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Pesquisadora do INCT Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento e do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo (NEIC/IESP/UERJ). Pesquisadora visitante no Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) entre março e novembro de 2015. É também co-coordenadora do Grupo de Investigación Estado, Instituciones y Desarrollo da ALACIP.

Greice Ferreira Drumond Holzweber

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paula Arantes Botelho Briglia Habib

Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) sobre a institucionalização das ciências no Brasil e a história dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , em Piracicaba. Possui Mestrado em História Social pela Unicamp (2003) no qual discutiu as relações entre História e Literatura abordando os conceitos de nação, raça, eugenia e nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001).

Daniella Martins Costa

Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PROARQ/UFRJ (2012), Doutora em Arquitetura com ênfase em Preservação do Patrimonio Cultural no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFF (2017). Tem experiência na área de Conservação e Restauro, tendo atuado em projetos no Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Desenho Técnico - Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense.

Christiano Britto Monteiro dos Santos

Especialista em Ensino de História, História dos videogames, História Militar. Possui graduação (bacharel e licenciatura) em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e doutorado em História pelo PPGHC pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense - CAMPOS, onde ministra as disciplinas de Estágio supervisionado e Práticas Educativas, além de optativas nas áreas de videogames, mídias e História.

Luciana Esmeralda Ostetto

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012).

Raphael Jonathas da Costa Lima

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).

Donizete Vago Daher

Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

José Antonio Miranda Sepulveda

É doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). É especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995). Possui Licenciatura e Bacharelado em História (1991). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense Professor Adjunto IV da Universidade Federal Fluminense.

Renata Flavia da Silva

Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2013/2014), com bolsa CAPES. Professor Associado III de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história e ficção, memória, infância, identidade e pós-colonialismo.

Joao Batista de Abreu Junior

Professor titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em rádio por Ciespal/ Radio Nederland Training Centre, e graduação em Jornalismo e Ciências Socais pela UFF. Autor dos livros "As manobras da informação - análise da cobertura jornalística da luta armada no Brasil" (Eduff/ Mauad, 2000) e "Batalha sonora - o rádio na Segunda Guerra Mundial", organizado em conjunto com a professora Cida Golin (UFRGS).

Greice Ferreira Drumond

possui Bacharelado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Licenciatura em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestrado (2002) e Doutorado (2010) em Letras Clássicas pela UFRJ E Pós-doutorado em Filologia Clássica na Universidade de Viena (2015-2016). Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas (Língua e Literatura Grega), atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Grega e Comédia Grega Antiga.

Nivea Maria da Silva Andrade

Nivea Andrade é professora adjunta do Departamento Sociedade Educação e Conhecimento e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) . Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ). Possui pós-doutorado em Educação e Imagem pelo PROPED-UERJ, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela UFF.

Vanessa Massoni da Rocha

Professora de Língua francesa e de Literaturas francófonas na Graduação em Letras e nos programas de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu (Mestrado em Literaturas francófonas) na Universidade Federal Fluminense. Coordena o curso Lato Sensu de Língua francesa e literaturas francófonas da UFF (2018-2022). Realizou estágio de pós-doutoramento em Literatura comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com período de cooperação na Université des Antilles, Fort-de-France, Martinica. Doutora em Estudos de literatura na UFF com tese sobre a escrita epistolar.

Karla Holanda de Araújo

Professora do curso de Cinema e Audiovisual e do PPGCine (Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual), da Universidade Federal Fluminense. É doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Realizou pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/Unicamp (2019-2020).

Rosana Soares de Lima Temperini

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. É

Alessandra Daflon dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De março de 2009 a janeiro de 2011 esteve vinculada à Universidade Federal de Goiás/Campus Jataí e, atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF/CURO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia e memória e subjetividade.

Elisa de Campos Borges

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Historia Social pela PUC-SP (2005), Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2011), com estágio na Universidade de Santiago do Chile (Usach).

Renata Rodrigues Vereza

Possui graduação em História pela UFF (1995), mestrado em História Social pela USP (1998) e doutorado em História Social pela UFRJ (2007). Atualmente é professora do Depto. História da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ibérica, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, história iberica, história urbana e conflitos etnicos. Conta com experiência, também, em gestão univeristária, em especial, nas áreas de pesquisa e pós-graduação.

Fabrina Magalhaes Pinto

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado (2001) e doutorado (2006) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pós-doutorado em Filosofia pela PUC-Rio (2010) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Iniciará o pós doutorado no Departamento de Teoria e História Literária -IEL 
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, sob supervisão de Carlos Eduardo Ornelas Berriel, em março de 2022.

Ricarda Lucilia Domingues Tavares

Professora do Departamento de Arquitetura da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense - EAU-UFF, desde agosto de 2009. Arquiteta e Urbanista pela EAU-UFF (1993), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - POSGEO-UFF (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU-UFF (2016), com participação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, como bolsista da CAPES. Experiência docente em outras instituições de ensino.

Subscrever História