Enfermagem

Pesquisador

Cláudio José de Souza

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia (1997) pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac (FELM) e Nutrição (2018) pela Faculdade Bezerra de Araújo (FABA). Pós Doutor, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Cuidado em Saúde, pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Marcela Pimenta Guimarães Muniz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Mestrado em Ciências do Cuidado (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, grupos de Recovery em Saúde Mental, atenção psicossocial, Ouvidores de Vozes, esquizoanálise, experimentações ético-estéticas.

Leila Leontina do Couto Barcia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Maritza Consuelo Ortiz Sanchez

Graduada em Enfermagem pela Universidad Nacional de La Amazonía Peruana, IQUITOS -PERU; Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ); Doutorado em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Especialista em Enfermagem do Trabalho (EEAN/UFRJ). Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense-Niterói-RJ (MFE/EEAAC/UFF). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Cidadania e Gerência da EEAAC/UFF. Cadastrado no CNPq.

Ana Luiza Dorneles da Silveira

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/1999), Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense (UFF/ 2004), Mestrado em Enfermagem (2010) e Doutorado em Enfermagem (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF) e coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF.

Liliane Faria da Silva

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Residência em Enfermagem em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer (2002). Especialista em Enfermagem em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica (2007). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de saúde da criança e do adolescente.

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Gama Filho (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (2007). Atualmente é professor Associado IV do Departamento Interdisciplinar do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de Gestão, Planejamento e Políticas de Saúde; Educação Popular em Saúde. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva- GPISCO/UFF.

Linda Nice Gama

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado UFRJ. Doutorado UFF. Linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde e Tecnologias aplicadas em Saúde Mental. Interesse em redes cooperativas de informações e pesquisas interdisciplinares (network) em desenvolvimento de tecnologias em Saúde.

Luiz dos Santos

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982), Habilitação em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), Licenciado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1986), Especialista em Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1989), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1999); Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2016); Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Flumin

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da EEAAC/UFF sendo orientadora do mestrado e doutorado.

Lucia Cardoso Mourão

Realizou Pós-doutorado no laboratório École, Mutations et Apprentissage(EMA), da Université de Cergy-Pontoise, França (2014), possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Especialização em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Desenvolvimento Gerencial de Unidade Básica de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública-FIOCRUZ (1997); e graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1985).

Fátima Helena do Espírito Santo

Enfermeira graduada pela Universidade Federal Fluminense (1985), Licenciatura em Enfermagem e Habilitação em Enfermagem Médico Cirúrgica pela UFF (1987); Mestrado (1997) e Doutorado em Enfermagem (2003) pela UFRJ ; Pós Doutorado pela UERJ (2015); Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica na UERJ (1988);Especialista em Educação na Área de Saúde (NUTES/UFRJ,1991); Especialista em Terapia Floral (UFRJ,2014); Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn).Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico Ci

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos

Doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Prof. Associado IV da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa da Pós Graduação da Escola de Enfermagem Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem da UFF. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Oncologia Capes/UFF. Tutor da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF na área de Enfermagem Oncológica. Editor de Seção do Online Brazilian Journal of Nursing (OBJN). Decano Chefe do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica.

Deise Ferreira de Souza

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1980), Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Federal Fluminense (1982), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa /UFF (2018).

Jorge Luiz Lima da Silva

Graduação em Enfermagem e Licenciatura -Universidade Federal Fluminense (UFF-2004). Pós-graduação em Formação Pedagógica p/ Área da Saúde (2005) e Ativação de Processos de Mudança, na Formação Superior em Saúde (Ensp/Fiocruz-2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio-2007) - desenvolveu estudo epidemiológico, na área de saúde mental do trabalhador, em parceria com a Fiocruz. Doutorado em Ciências área Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz, 2015).

Cristina Lavoyer Escudeiro

CRISTINA LAVOYER ESCUDEIRO CONCLUIU O DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 2002. ATUALMENTE É PROFESSOR ASSOCIADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU 30 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 160 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 LIVROS PUBLICADOS. POSSUI 32 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. PARTICIPOU DE 153 EVENTOS. ORIENTOU 147 TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NAS AREAS DE ENFERMAGEM, EDUCACAO E HISTORIA. RECEBEU 3 PREMIOS E/OU HOMENAGENS. ATUALMENTE PARTICIPA DE 6 PROJETOS DE PESQUISA, SENDO QUE COORDENA 4 DESTES.

Hayda Josiane Alves

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Humanidades e Saúde de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFF. Pós-doutorado pelo Departamento de Antropologia/IFCH/UNICAMP e Prevention Sciences Research Center/Morgan State University. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela UNICAMP.

Sueli Soldati Abranches

Docente Associado em Saúde Coletiva/ Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostra(RIR)/Curso de Graduação em Enfermagem/ Instituto de Humanidades e Saúde/Campus Universitário de Rio das Ostras/Universidade Federal Fluminense da (UFF). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em Enfermagem e Gerencia em Saúde Coletiva.

Ana Karine Ramos Brum

Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/EEAN,
PhD em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery -UFRJ, 
Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO, 
Especialista em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar pela Universidade Federal Fluminense- UFF, 
Graduada pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ,
Professor Associado IV do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração- EEAAC- UFF.

Claudia de Carvalho Dantas

Enfermeira. Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Campus Rio das Ostras, do Instituto de Humanidades e Saúde, na Área do Conhecimento: Administração e Enfermagem e Saúde Integral do Adulto e do Idoso. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Doutorado da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE/USP) com projeto de pesquisa realizado na área de Ocorrências Éticas/Legislação do Exercício Profissional da Enfermagem.

Mirian da Costa Lindolpho

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO,1987), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1996) e doutorado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde do Idoso da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense/UFF. Professora da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem III.

Márcia Valéria Rosa Lima

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1980), Especialista nas áreas de Enfermagem Cirúrgica (UERJ), Administração Hospitalar (Faculdade Luiza de Marilac) e Infecção relacionada a assistência hospitalar (UFF). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UNI-RIO (1999) na linha de Pesquisa Enfermagem do Adulto e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ/EEAN (2005) na linha de Pesquisa Enfermagem Hospitalar.

Rosimere Ferreira Santana'

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (2000), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2012). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D (2021).

Cláudia Maria Messias

Pós Doutora Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa-EEAC/UFF, Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery-UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO . Possui Especialização em Centro Cirúrgico, Enfermagem Obstétrica; Docência do Ensino Superior, MBA em Gestão Avançada em Sistema de Saúde e Docência na Saúde. Graduada em Enfermagem e Obstetricia pela Faculdade de Enfermagem e Obstetricia de Barra Mansa - RJ.

Suely Lopes de Azevedo

Professora Associada do Departamento de Fundamentos e Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Doutora pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem Hospitalar (NEPENH). Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( EEAN/UFRJ), Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac - FELM.

Euzeli da Silva Brandão

Graduada em Enfermagem em 1992, Especialista em Enfermagem Intensivista (1998), Mestre (2002) e Doutora em Enfermagem (2014) pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDE - São Paulo). Chefiou durante 12 anos (1994 - 2006) a Seção de Dermatologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, além de ser membro efetivo da Comissão de Curativos do referido hospital, desde a sua implantação.

Maria da Anunciação Silva

Possui graduação em Enfermagem e Obstetríticia pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) na Área de Concentração de Saúde Pública e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora adjunto I 40 horas DE do Departamento Iterdisciplinar do Polo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Fedral Fluminense.

Thiago Quinellato Louro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, bioética, enfermagem de tratamento intensivo, cuidado intensivo e direitos humanos e avaliação de tecnologias em saúde.

Yonara Cristiane Ribeiro

Doutora em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pelo programa de pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bacharel e licenciada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Especialista em administração hospitalar pela UNOPAR - Londrina - PR (2000) e Enfermeira Nefrologista pela UNOPAR (2005). Atualmente é Coordenadora e professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus em Rio das Ostras, RJ.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em Enfermagem (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado pela UFSC (2011) e Pós-Doc pela USP com bolsa CNPq-Pesquisador Senior (2016). Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (2003 - Atual). Membro do corpo editorial do Online Brazilian Journal of Nursing, Einstein e revisora de 7 periódicos. Coordenou o Projeto de Monitoramento e Avaliação de cursos do Ministério da Saúde - Região Sudeste (2002-2006).

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva

Enfermeira Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciatura plena em Enfermagem pela Universidade Gama Filho. Professora Adjunta 40h DE da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-graduação Latu Sensu Enfermagem Neonatal pela Universidade Gama Filho (2003-2013).

Virginia Fernanda Januario

Enfermeira (EEAN/UFRJ - 1988) com Licenciatura Plena em Enfermagem (FE-UFRJ - 1989). Especialista em Terapia Intensiva (FACENF/UERJ - 2001). Mestre em Enfermagem (EEAP/UNIRIO - 2005). Doutora em Ciências - (FM/UFRJ-2015).

Docente na Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Experiência profissional em: Assistência e Ensino de Enfermagem, com ênfase em Cuidados Intensivos e Cardiologia.

Emília Gallindo Cursino

Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Professora Associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atua como docente na área da Saúde da Criança e do Adolescente no Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrico. Mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Educação em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF.

Marcela Pimenta Muniz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Mestrado em Ciências do Cuidado (2011) e Doutorado em Ciências do Cuidado pela Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, saúde mental, atenção psicossocial, esquizoanálise, experimentações ético-estéticas. E-mail: marcelamuniz@id.uff.br

Beatriz Fernandes Dias

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (Bacharelado e Licenciatura em 2004), especialista Acupuntura (2005) e Controle e Gestão de Infecção Hospitalar (2007), mestre e doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009 e 2013). Já atuou como enfermeira nos setores: maternidade, clínica médica e cirúrgica (2004-2007); fez consulta de enfermagem a idosos acometidos com acidente vascular encefálico (2005-2010) e também foi coordenadora de pesquisa clínica (2005-2010).

Ana Cláudia Mateus Barreto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Rio de Janeiro e enfermeira associada da Associação Brasileira de Enfermagem Obstetricia do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Ramos Pereira

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF. Pós-Doutora pela UERJ. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial MPEA (UFF). Professora de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde- PACCS (UFF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação Mestrado de Ensino na Saúde MPES/UFF. Professora Visitante Distinguida do Posgrado da Universidad Nacional de Trujillo (UNT), Perú.

Diva Cristina Morett Romano Leão

Enfermeira, Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense e Doctora por la Universidad de Granada, Granada, España dentro del Programa de Doctorado de Medicina Clínica y Salud Pública.

Lidia Santos Soares

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da UFMG (1988). Especialista em Enfermagem do Trabalho (Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, 1990). Cursou o Mestrado (1997 - Área de concentração: Enfermagem e Mudança Social) e Doutorado (2000 - Área de concentração: A Enfermagem no contexto Social Brasileiro) ; ambos na EEAN/UFRJ. Realizou Estágio Pós-doutoral (2018-2020) desenvolvendo atividades no Grupo de Pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos/CNPq da EEAN/UFRJ.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Pós Doutorado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto - Portugal (2014-2015). DOUTORADO (2009) e MESTRADO (2005) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro. GRADUAÇÃO e Licenciatura em ENFERMAGEM pela Universidade Federal da Paraíba (1988-1989), ESPECIALIZAÇÃO em Enfermagem do Trabalho (2003), Formação Pedagógica em Educação na área de Saúde (2002) EnSP/FioCruz; Direito do Trabalho UCM - (2013-2014).

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp

Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp. Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Enfermagem pela UNIRIO em 2010. Especialista em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz em 2012. Graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/ UNIRIO em 2007. Docente do quadro permanente do magistério superior da Universidade Federal Fluminense - área de atuação: Saúde Coletiva.

Luciana Rodrigues da Silva

Possui graduação em pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense.

Ana Carla Dantas Cavalcanti

Possui graduação (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRGS (PNPD/CAPES-2014). Fez Residência no Programa de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular do Hospital Univerítário Pedro Ernesto/UERJ (1998) e é especialista em Docência do Ensino Superior pela UNESA/RJ (2005).

Nelson Carvalho Andrade

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor em tempo parcial na Universidade Federal Fluminense, horista na Faculdades Integradas de Jacarepaguá, horista da Universidade Salgado de Oliveira .

Fernanda Garcia Bezerra Góes

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialização em Enfermagem Pediátrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007), MBA Executivo em Saúde na COPPEAD pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). É Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense.

Selma Petra Chaves Sá

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense/UFF. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (1982), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (1999), doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2004) e Pós doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Barbara Pompeu Christovam

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1987), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery (2009).

Leila Leontina Couto

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora adjunta de enfermagem da Universidade Federal Fluminense- PURO, com atuação na área da saúde da criança e saúde do adolescente.. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Aconselhamento Genético, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, enfermagem, pediatria, família e enfermagem pediátrica.

Vera Maria Sabóia

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense-RJ (1982), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Concluiu pós - doutoramento no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É professora Titular da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense- RJ, desde 2005.

Maria Estela Diniz Machado

Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2019). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2014). Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2005). Especialista em Enfermagem Neonatal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2003). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1987). Habilitação em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (1988).

Helen Campos Ferreira

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciatura em Enfermagem, pela Universidade Gama Filho (1980); Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000).

Dalmo Valério Machado de Lima

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002) e, doutorado em Enfermagem na Saúde do Adulto (2009) pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu pesquisa relacionada à Enfermagem Baseada em Evidências, em especial, a revisão sistemática de literatura.

Sandra Maria do Amaral Chaves

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1991), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Livre Docência pela Universidade Gama Filho, (1996). Exerceu a Chefia do Departamento de Enfermagem de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense por dois mandatos consecutivos. Atua na área de Enfermagem com ênfase em Saúde Mental e experiência na temática de Gestão em Saúde Coletiva, Meio Ambiente e Biossegurança.

Eliane Brandão Salles

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Centro de Memória da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa / UFF.

Aldira Samantha Garrido Teixeira

Doutora e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ na área de Enfermagem e Saúde da Mulher. Especialista em Gestão em Saúde pela Fiocruz RJ. Professora Adjunto da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC da Universidade Federal Fluminense - UFF atuando na área de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Metodologia da Pesquisa. Vice coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da EEAAC/UFF. Autora do livro "O significado da espera do parto pelo pai?.

Enéas Rangel Teixeira

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1988). Graduação em Psicologia pela UFF (1991). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UFF. Formação em Psicoterapia Corporal. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutorado em Enfermagem - UFRJ. Pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica/SP. Pós Doutorado em Ciência do Cuidado de Enfermagem pela Université LAVAL-Québec - Canadá e foi pesquisador convidado da ULAVAL- CA. Pós Doutorado em Saúde Coletiva IESC/UFRJ.

Marilda Andrade

DOUTORADO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO EM 1997. ATUALMENTE PROFESSORA ASSOCIADA IV DA ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. PUBLICOU ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS E TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI LIVROS PUBLICADOS. POSSUI PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE VÁRIOS EVENTOS NO BRASIL. ORIENTOU TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO NA ÁREA DE ENFERMAGEM. RECEBEU PREMIO E/OU HOMENAGEM. ENTRE 2000 E 2002 COORDENOU PROJETOS DE PESQUISA.

Marli Rodrigues Tavares

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Doutorando em Educação na Universidad de la Empresa - Montevideo - Uruguai. Atualmente é sub-chefe de departamento de ensino MFE, da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto IV/Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Leite Hipolito

Doutor em Enfermagem (2015) e mestre pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGENF). Atualmente é professor adjunto IV do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF/ Niterói/RJ/ Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa/ Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica). Avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Elaine Antunes Cortez

Possui Graduação em Enfermagem e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2000), Especialização em Saúde da Família/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Fez residência em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Ativação dos Processos de Mudança na Formação do Profissional de Saúde pela FIOCRUZ (2006). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). É doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009).

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart

Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Gama Filho (2012), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense - Campus Universitário de Rio das Ostras.

Isabel Cristina Fonseca da Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1993). Desde 1994, é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e o Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN), atuando desde 2005 na formulação e implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra-PNSIPN junto ao Ministério da Saúde e outros órgãos.

Pedro Ruiz Barbosa Nassar

Pós Doutorado pela Escola nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Doutor pelo Programa de Pós Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências - PPGEnfBio/UNIRIO, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pós Graduação em Gerência dos Serviços de Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense e graduação em enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Simone Martins Rembold

Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio (2000) e Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde pela escola de Enfermagem da universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Fluminense e Vide-Diretora no quadriênio 2020-2024.

Dayse Mary da Silva Correia

Enfermeira. Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2014), com período sanduíche na York University/Canada (2013). Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Gama Filho(1988). Possui Residência em Enfermagem no Programa de Cirurgia Cardiovascular pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992); e Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade Grande Rio(2000). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004).

Gisella de Carvalho Queluci

Pós-Doutorado pela EEAN/UFRJ na Linha de Pesquisa em Estudos Epistemológicos na Enfermagem. Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (UFRJ) - 2009. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela EEAN/UFRJ. Possui experiência na área de Fundamentos de Enfermagem, com enfoque no tema Situações-problema de clientes hospitalizados e graus de complexidade na prática assistencial de Enfermagem. Realiza pesquisas na área de Formação Pedagógica e Sistematização da Assistência de Enfermagem. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Formação e Qualificação Profissional: Saúde e Educação /UFF.

Paula Vanessa Peclat Flores

Doutora em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense (2018) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), pós graduação/residência em Clínica Médica e Cirúrgica (UNIRIO) e pós graduação Terapia Intensiva Cardiológica (UFF).

Subscrever Enfermagem