Ontologia

Publicação

Pesquisador

Daniel Costa de Paiva

Tem interesse na transdisciplinaridade das tecnologias, em especial nas áreas de Jogos, Aspectos Cognitivos, Metodologia de Pesquisa, Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes.

Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino através do desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil.

Paulo Henrique Furtado de Araujo

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1988), mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1994) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFF (PPGE-UFF).

Jorge Luiz Rocha de Vasconcellos

Jorge Vasconcellos, negro-indígena. Doutor em Filosofia. Professor do Associado na Universidade Federal Fluminense/UFF, Niterói-RJ/Brasil, no Departamento de Artes e Estudos Culturais/RAE e no Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/PPGCA-IACS-UFF. Foi Coordenador do Programa/PPGCA (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisas CNPq ? práticas estético-políticas na arte contemporânea. Teórico-ativista no Coletivo - de ações e práticas estéticos-políticas e procedimentos acadêmicos contrapedagógicos - 28 de Maio/C28M. Cientista de Nosso Estado/CNE-2020 pela FAPERJ.

Antonio Henrique Bernardes

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis. Graduação, Doutorado e estágio Pós-doutoral em Geografia pela UNESP, campus de Presidente Prudente-SP. 
Com experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Epistemologia, Metodologia e Ontologia em Geografia.

Leonardo Pinto de Almeida

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Autor dos livros "Escrita e Leitura - A Produção de Subjetividade na Experiência Literária" (Juruá, 2009) e "Escrita & Autoria - Internet, Literatura e Ontologia" (Juruá, 2014).

André Constantino Yazbek

ANDRÉ CONSTANTINO YAZBEK é Mestre e Doutor em Filosofia pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado parte de seu doutorado na École Normale Supérieure de Paris (ENS) e no Institut Mémoires de l?Édition Contemporaine (IMEC). Também possui um estágio de pós-doutorado na École Normale Supérieure de Lyon (ENS-Lyon). Dedica-se ao estudo das principais correntes da filosofia francesa contemporânea, com destaque para as obras de Jean-Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault.

Lia Corrêa de Oliveira Guarino

Possui doutorado, mestrado e graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professora de Filosofia da Educação e Epistemologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisa em Pensamento Contemporânea e Educação numa abordagem transdisciplinar envolvendo estudos filosóficos em ética, estética, epistemologia, assim como em psicanálise e educação.

Maracajaro Mansor Silveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Metodologia da Análise Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, pragmatismo, relativismo, instrumentalismo e epistemologia.

Bernardo Barros Coelho de Oliveira

Mestre em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (1992) e doutor em Filosofia pela mesma instituição (1997). Sua tese, na área de Estética moderna, intitulou-se O que significa orientar-se pela arte: uma leitura da Crítica da Faculdade do juízo. Atualmente é professor associado do Depto. de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Atua no ensino e pesquisa em estética, filosofia da arte e história da filosofia. Autores estudados: H. G. Gadamer, P. Ricoeur, W. Benjamin e I. Kant (3ª crítica).

Paulo Rodrigues Gajanigo

Professor Associado de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades da UFF. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestrado em Antropologia Social também pela Unicamp (2006) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012).

Subscrever Ontologia