Turismo

Pesquisador

Lélio Galdino Rosa

Possui Doutorado em Organização do Espaço (com estudos sobre os Serviços Hoteleiros nas Metrópoles) pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI-SC. Especialização em Administração Hoteleira SENAC-MG e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Triangulo Mineiro. Tecnólogo em Hotelaria e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi-SP. Atualmente é professor Doutor Associado II - autárquico da Universidade Federal Fluminense-UFF. Sommelier de Vinhos e de Cervejas.

Ari da Silva Fonseca Filho

Doutor (2013) e Mestre (2007) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Bacharel em Turismo (2002) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (Stricto Sensu - Mestrado) da Faculdade de Turismo e Hotelaria (FTH) da UFF. Coordena o Programa de Tutoria e a atividade de Estágio Docência do PPGTUR-UFF (2018-atual). É professor dos cursos de Bacharelado em Turismo e Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (2011 - Atual).

Lúcia Oliveira da Silveira Santos

Doutoranda em Turismo pela Universidade de São Paulo (USP, 2020-2024), mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2006), especialista em Ecoturismo e também em Lazer & Animação Sociocultural - ambas pelo Senac (2002) e possui graduação em Hotelaria - Senac (2000). É docente em cursos superiores desde 2001 e já teve experiência em funções administrativas e como coordenadora de cursos. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF) nos cursos de bacharelado em Turismo e de tecnologia em Hotelaria.

Valeria Lima Guimaraes

Doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012); Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001); especialista em turismo, com ênfase em planejamento, gestão e marketing pela Universidade Católica de Brasília (2005) ; bacharel em Turismo pela UniverCidade (2007); bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998); possui formação como guia de turismo (regional, nacional - CIETH, 2002).

Bernardo Lazary Cheibub

Professor adjunto, Pesquisador e Extensionista da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense, desde 2006. Docente do quadro permanente do Mestrado em Turismo (Ppgtur) da FTH / UFF. Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (2014) - Bolsista Prosup/Capes - com doutorado sanduíche na Universidade de Surrey, Inglaterra; Mestre em Estudos do Lazer (Interdisciplinar) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) ?

Fábia Trentin

FÁBIA TRENTIN é professora Adjunta do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo (PPGTUR) e do Bacharelado em Turismo. Atualmente, exerce a chefia do Departamento de Turismo e Coordena o Laboratório de Política, Governança e Turismo (LabPGTUR).

Renato Gonzalez de Medeiros

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense na Faculdade de Turismo e Hotelaria. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agências de turismo, formação profissional, governança do turismo, marketing e desenvolvimento de produtos turísticos.

Fátima Priscila Morela Edra

Sou Doutora em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa, Portugal), Mestre em Ciências em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Especialista em Gestão em Turismo e Hotelaria pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA) e em Ciência Política pela Faculdade Paraíso (FAP) e Graduada em Turismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Saulo Barroso Rocha

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (2011), Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2001), Analista de Sistemas (1994) e Licenciatura em Matemática na UFF (em andamento). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Empreendedorismo e Gestão. Interessado nos seguintes temas: Matemática e Gestão, Educação Matemática para empreendedores, Métodos Ativos de Aprendizagem. Antes de ingressar na área acadêmica atuou como executivo da área de Tecnologia de Inofmração em organizações privadas no Brasil e no exterior.

Marcello de Barros Tomé Machado

Professor Associado IV do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador e docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (Mestrado) da UFF. Leciona no Bacharelado em Turismo e no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF. É bacharel e licenciado em Geografia (UFF), Pós-graduado (lato sensu) em Planejamento Ambiental-Educação Ambiental (UFF), Mestre em Geografia Humana - ênfase em Geografia do Turismo (USP), Doutor em Geografia - Ordenamento Territorial Urbano-Regional (UFF).

Subscrever Turismo