Rio de Janeiro

Pesquisador

Ynaê Lopes dos Santos

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2012), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel e licenciada em História pela USP (2002). Atualmente é Professora Adjunta no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. Realiza Pesquisa na aérea de História da América, com ênfase em Escravidão Moderna e Relações Étnico-Raciais nas Américas, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas , relações étnico raciais e ensino de história.

Marco Marques Pestana de Aguiar Guedes

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense em 2009. Entre 2005 e 2006, foi estagiário do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, onde trabalhou com os fundos Presidência de Província, Casa de Detenção e DPS (Divisão de Polícia Política e Social). Entre 2007 e 2009 foi bolsista de iniciação científica pela FAPERJ, tendo desenvolvido pesquisa sobre as associações recreativas dos trabalhadores cariocas entre 1900 e 1920. Entre 2009 e 2021, lecionou no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES).

Ezequias Batista Martins

Medico pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestre em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (2006). Residência Médica em Infectologia pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (2004). Trabalha como Professor Efetivo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) e recebe Bolsa de Pesquisa para atuar no Ambulatório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz.

Fernando de Souza Paiva

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (PCH/INFES/UFF) em Santo Antônio de Pádua - RJ. Possui Doutorado em Educação (UFF, 2011); Mestrado em Educação (UFF, 2003); Especialização em Os profissionais da escola e as práticas curriculares (UFF, 1999); Licenciatura em Pedagogia (FANELT/UNIPLI, 1991); Bacharelado em Filosofia (UFF, ICHF, 2016) e Licenciatura em Filosofia (UFF, ICFH, 2018).

Ana Lucia Vieira dos Santos

Ana Lucia Vieira dos Santos é arquiteta (FAU/UFRJ), mestre em Arquitetura (PROArq/FAU/UFRJ) com a dissertação ? Habitação Escrava nas Propriedades Rurais da Província do Rio de Janeiro? (2000), e doutora em História (PPGHis/ IHT/UFF) com a tese ?A Casa Carioca - estudo sobre as formas de morar no Rio de Janeiro - 1750-1850? (2005). 
Iniciou sua prática profissional em escritório próprio, trabalhando com projetos de arquitetura, construção civil e perícias judiciais.

Marcelo Badaró Mattos

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado (1991) e doutorado (1996) em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágios de pós-doutoramento e pesquisa no Museu Nacional-UFRJ, no Instituto Internacional de História Social, de Amsterdã e na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense. É bolsista de Produtividade nível 1 do CNPq.

Antônio Carlos Rafael Barbosa

Professor Associado III do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro /Museu Nacional (2005). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política, Antropologia Simétrica e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos minoritários; ilegalismos; políticas públicas sobre drogas; sistema penitenciário.

Marcio de Sousa Soares

Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (ESR/UFF).

Rodrigo Nunes Bentes Monteiro

Professor titular de História Moderna na Universidade Federal Fluminense. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1999), mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1993), licenciado e bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Áreas de atuação: História Moderna, com ênfase em história intelectual, história política, história do livro, interpretação e materialidade de manuscritos e impressos da Época Moderna.

Thiago Pavoni Gomes Chagas

Professor Adjunto e Subchefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice coordenador do Curso de Especialização em Análises Clínicas (UFF). Realizou Estágio Pós-doutoral na Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre 2017 e 2018. Possui Doutorado (2011 - 2015) e Mestrado (2009 - 2011) em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical (Área de Concentração: Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias) do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ).

Renata de Sá Gonçalves

Atualmente é professora do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Realizou estagio pos-doutoral na Universidad de Buenos Aires, Argentina (2015). Foi pesquisadora visitante na Universität Tübingen, Alemanha (2018). Foi Coordenadora da área de Ciencias Sociais/ PIBID/Capes 2014-2018. É coordenadora do Núcleo de Antropologia das Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA) da UFF desde 2010.

Bernardo Kocher

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestre em História (1987) e Doutor em História (1997) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal Fluminense em regime de Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área História das Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Globalização, Terceiro Mundo, Oriente Médio e Política Externa Brasileira. Possui também experiência em pesquisa, orientação e ensino em Economia Política, notadamente a Economia Brasileira.

Adriana Quintella Lobão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Diversidade Vegetal: Conhecer e Conservar pela Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ (2009). Atualmente é professor associado nível 1 da Universidade Federal Fluminense e curadora do Herbário de Niterói-NIT.

Emmanoel Vieira da Silva-Filho

graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1985), doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e pós doutorado em hidrogeoquímica pela Universitè D'Avignon-França. Professor Titular na Universidade Federal Fluminense. Professor Visitante na FSU_EUA em 2019. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Geociências (Geoquímica) da Universidade Federal Fluminense de 2016 a 2021.

Jacqueline Ribeiro Cabral

Jacqueline Ribeiro Cabral atua como docente adjunta no Departamento de Ciência da Informação (UFF). Realizou estágio pós-doutoral em Sociologia no IUPERJ como bolsista da CAPES (2014-2015), e obteve os títulos de doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz (2012), mestrado em História pela UERJ (2003), especialização em História do Brasil pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História também pela UFF (1999), e bacharelado em Arquivologia pela UNIRIO (2015).

Maria Fernanda Baptista Bicalho

Licenciada em História pela PUC-RJ (1981), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (1988), doutora em História Social pela FFLCH-USP (1997), fez pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (em 2007 e, novamente, em 2013/2014). Professora Associada no Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 2010 e 2013. Desde 2009 atua como Professora Visitante na Université de Provence (Aix-en-Provence).

María Gabriela Scotto

Possui graduação em Ciencias Antropologicas pela Facultad de Filosofia y Letras, da Universidad de Buenos Aires (1985). Mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional / UFRJ (1994), e doutorado pela mesma instituição (2003). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (Campos dos Goytacazes) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento regional, ambiente e políticas públicas (PPGDAP/UFF).

Rita de Cassia Santos Freitas

Sou professora titular na Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Brasil. 
Nesta instituição, além de dar aulas na graduação atuo como professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Sou também coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e do Núcleo de Pesquisas Proteção Social, Gênero, Famílias e Gerações. Sou membro da Rede de Pesquisa sobre Famílias e Política Social - REFAPS
Minha vida acadêmica iniciou-se no Curso de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Michael Alexandre Chetry

Professor Adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense em Angra dos Reis (IEAR). Pesquisador do INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ) e do Grupo de Estudos da Baía da Ilha Grande (GEBIG/IEAR). Possui Doutorado em Geografia pela Université Jean Moulin Lyon 3 (França) e Mestrado em Estudos Urbanos pelo Institut d'Urbanisme de Lyon (França). Realizei pós-doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ).

Paulo Cruz Terra

Paulo Cruz Terra é professor de História do Brasil República no Departamento de História, da Universidade Federal Fluminense, além de atuar no Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. É bolsista CAPES-Alexander von Humboldt Stiftung na Universität Bonn, na modalidade de "pesquisador experiente". Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Anna Cecilia Faro Bonan

Professora Substituta de Prática Criminal na Faculdade Nacional de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ), Docente da Pós-Graduação em Criminologia, Direito e Processo Penal da Universidade Cândido Mendes (UCAM), Doutoranda em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGD/PUC-Rio), Mestra em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (PPGDC/UFF) e Advogada.

Gladys Sabina Ribeiro

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Especialização em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1983), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (1987) e Doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1997).

Guilherme Araujo de Figueiredo

Doutorado e Mestrado em Ciências em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura - FAU / UFRJ;
Graduação em Arquitetura e Urbanismo - FAU / UFRJ;
Professor Associado do Departamento de Arquitetura - EAU / UFF;
Arquiteto com ênfase em projeto, construção e paisagismo;
Pesquisador nas áreas de projeto de arquitetura, patrimônio cultural e paisagismo.

Marcello de Barros Tomé Machado

Professor Associado IV do Departamento de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador e docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (Mestrado) da UFF. Leciona no Bacharelado em Turismo e no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFF. É bacharel e licenciado em Geografia (UFF), Pós-graduado (lato sensu) em Planejamento Ambiental-Educação Ambiental (UFF), Mestre em Geografia Humana - ênfase em Geografia do Turismo (USP), Doutor em Geografia - Ordenamento Territorial Urbano-Regional (UFF).

Subscrever Rio de Janeiro