Ciências Contábeis

Pesquisador

Ana Raquel Coelho Rocha

Professora adjunta na Universidade Federal Fluminense-UFF. Doutora e Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e Bacharel em Ciências Contábeis pela UERJ. Concluiu um MBA em Marketing, pela PUC-Rio, e um MBA em Gestão de Recursos Humanos, pela FGV-RJ. Vivenciou um período como Guest Researcher na KU - Universidade de Copenhagen (6 meses) e como Visiting Researcher na SDU - Universidade do Sul da Dinamarca (1 ano), como parte do Pós-Doutorado no Instituto COPPEAD de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da UFRJ.

Marcelo Adriano Silva

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2000), Graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1990), Pós-graduação em Sistemas de Informações Gerenciais pela UFF (créditos concluídos em 1995), Mestrado em Gestão Empresarial pela FGV/RJ (2008) e Doutorado em Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor de cursos de MBA da UFF e Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Eduardo de Brito

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP USP (2020). Mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEARP UPS (2010), Graduação em Ciências Contábeis pela USP Ribeirão Preto (1996), Certificação em IFRS e Normas Internacionais de Contabilidade pela FIPECAFI (2014) e Especialização em Direito Tributário pela Universidade de Ribeirão Preto (2007). Atua na docência superior, em graduação e pós-graduação a treze anos. Ministra disciplinas de Contabilidade em Geral, Contabilidade Tributária, Finanças, Orçamento Empresarial e Matemática Financeira.

Mateus Rocha Menezes

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - CEPCON/FACE/UFMG (2014) . Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Novos Horizontes (2011), tendo sido premiado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) como melhor aluno do curso. Atualmente, é Professor Adjunto I da Faculdade Novos Horizontes e Professor Assistente III do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.

Julio Candido de Meirelles Junior

Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Programa Binacional Brasil e Argentina, com ênfase em Políticas Públicas Comparadas no Mercosul, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Daniel Ferreira Falcão

Doutorando em Engenharia Civil - Área de Concentração "Gestão em Construção Civil - Créditos concluídos no Doutorado em Contabilidade pela UnB. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998), Pós-Graduado em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2001), MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral ? FDC (2002) e Mestrado em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ? UFRRJ (2009), Atualmente é professor assistente do Departamento de Contabilidade, da Universidade Federal Fluminense ?

Ubiratan Nunes da Silva

Contador, Professor Substituto do Departamento de Contabilidade da Uff Macaé. Recém aprovado para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Informação - PROFNIT no IFF - Instituto Federal Fluminense, Curso Mba em Licitações e Contratos pela FAEL e Pós Graduação Lato Sensu em Contabilidade Pública pela UCAM. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense, onde curso atualmente a Graduação em Direito. Presidente da Comissão Permanente de Licitação e Pregoeiro da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Paulo Roberto de Sant'Anna

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas Simonsen (1983), graduação em Administração - Faculdades Integradas Simonsen (2008), Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio (2000), Mestrado em Sistema de Gestão- UFF (2011) , Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2013) e Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense-2016, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, Fez parte da Comissão Própria de Avaliação -CPA 2004/2020 da Unigranri

Paulo Roberto da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (1988), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações, pela Universidade Técnica de Lisboa (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense.

Ernani Viana Saraiva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1987), graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1988). Tem pós graduação em Recursos Humanos, pelo ICMG e extensão em Sistemas de Informação realizada em 1986 no XICTMD-EUA. Fez o curso de Mestrado em Educação pela Universidad Pedagogica Enrique Jose Varona(tese defendida só no Brasil) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).

Antonio Ranha da Silva

Doutor em Administração de Negócios pela Florida Christian University - FCU - Florida - EUA., Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes - RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Gama Filho - RJ. Foi auditor da KPMG Auditores no período de 1988 a 2001, responsável pelas áreas de auditoria em Instituições Financeiras e Transportes Marítimos e Terminais Portuários nos níveis do escritório do Rio de Janeiro e Brasil, respectivamente.

Cesar Frederico dos Santos Von Dollinger

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em em Ciências Empresariais. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense.

Leonardo José Seixas Pinto

Doutor, Mestre e Graduado em Ciências Contábeis. Professor Adjunto III na UFF ministrando disciplinas na graduação e pós graduação Lato Senso na área contábil e tributária. Atuou como professor convidado no Mestrado Stricto Senso em Ciências Contábeis da UERJ, ministrando a disciplina de Planejamento Tributário. Líder do Grupo de Pesquisa em Informação Contábil e Tributária(CNPq). Editor-chefe da Revista de Contabilidade e Gestão Contemporânea da UFF.

Paulo Mauricio Tavares Siqueira

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense-UFF lotado no DCA-Departamento de Ciências Atuariais e de Finanças.
Professor do Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas da Computação do ICT-Instituto de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras-RJ da UFF.
Doctor en Humanidades y Artes con Mención en Ciencias de la Educación (UNR 2016), reconhecido como Doutor em Educação (UFF 2019)
MBA em Controladoria e Finanças (UFF 2003).
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula (USU 1982)
Coordenador do Projeto Oficina de Práticas Cont

Aline Moura Costa da Silva

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB (Programa Multi-institucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2009); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005). Atuou como assistente de pesquisa na área contábil na Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ(2006-2007). É professora adjunta da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (servidora da instituição desde 2010).

Carlos Eduardo Inacio Ribeiro

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Ciências Contábeis pela FGV/RJ. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já lecionou em cursos de graduação, pós-graduação e MBA em várias instituições. Já atuou como secretário e subsecretário de Controle Interno e de Administração em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Isabel Cabral

Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense no ICHS em Volta Redonda. Foi gerente técnica da Banerj Seguros. Possui experiência na área de Administração e Ciências Contábeis. Leciona as disciplinas de Contabilidade Internacional, Teoria da Contabilidade.

Luciana Rezende Thomaz dos Santos

Mestre em Engenharia Civil (2014), Pós-graduação em Gestão Pela Qualidade Total, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (1994), Atualmente é professora Adjunta do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, tendo atuado ao longo de sua carreira acadêmica nas seguintes disciplinas: Auditoria, Contabilidade Geral, Contabilidade de Seguros, Tópicos II em Contabilidade Aplicados à Atuária.

Maycon Peter da Rosa

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista na área de Contabilidade e Auditoria (Lato Sensu) e MBA em Gestão de Negócios, ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Jonathas Coelho Queiroz da Silva

Professor Magistério Superior na Universidade Federal Fluminense (UFF) Com atuação na área de Contabilidade Tributária. Doutorando pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Fui Professor Substituto na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui graduação em Ciências Contábeis (2007), Especialização em Auditoria Tributária (2011) e mestrado em Ciências Contábeis (2015) todos os cursos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 16 anos de experiência na área Tributária, financeira, contábil e administrativa.

Selma Alves Dios

Doutora em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza, Espanha); Mestre em Ciências Contábeis (Fundação Getúlio Vargas) e em Contabilidade e Finanças (Universidad de Zaragoza); Especialista em Políticas Públicas e Governo (UFRJ/IUPERJ); Graduada em Ciências Contábeis (UFRJ). Professora Associada Universidade Federal Fluminense. Foi Chefe do Departamento de Contabilidade e Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. Professora do MBA em Controladoria e Finanças (UFF) e professora convidada em outros cursos de pós-graduação.

Mariana Pereira Bonfim

Doutora em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCONT) pela Universidade de Brasília - UnB (2018); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011); Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense - UFF (Volta Redonda); Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Auditoria (PGCA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Empresarial em Tributação e Contabilidade da Universidade F

Melissa Christina Corrêa de Moraes

Possui graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009).

José Paulo Cosenza

Possui doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza/Espanha (título revalidado pela FEA/USP, na área de Controladoria e Contabilidade). Tem mestrado acadêmico em Ciências Contábeis (UERJ) e MBA PDG Exec (IBMEC). É bacharel em Ciências Contábeis (UERJ) e em Administração de Empresas (UFF). Possui pós-graduação em Contabilidade (FGV-RJ) e, também, vários cursos de aperfeiçoamento e especialização nas áreas contábil e financeira.

Leonardo Soares Francisco de Almeida

Doutorando em Engenharia Civil pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Engenharia Civil da UFF. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2014). Pós Graduado em Controladoria e Finanças pela UCAM (2011). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (2007).

Rodrigo Resende Ramos

Professor de contabilidade e controladoria do departamento de economia da Universidade Federal Fluminense - UFF e professor do curso de administração pública do Centro de Educação a Distância do Estado de Rio de Janeiro - CEDERJ/UAB.

Selma Regina Martins Oliveira

Selma Regina Martins Oliveira possui Pós Doutorado em Gestão da Inovação pela Faculty of Engineering and Science - Department of Business and Management - Center for Industrial Production - Aalborg University - North of Jutland, Denmark / Scandinavian.

Roberto Pires Soares Junior

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2005); Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2010), com ênfase em Controladoria no Setor de Petróleo e Gás; Doutorando do Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Pública de Blumenau - PPGCC / FURB. Foi professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 2008 a 2010.

Adriano Vargas Freitas

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE).

Manoel Severino de Jesus

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005).

Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro

Professora Assistente da Universidade Federal Fluminense (2015), com doutorado em Sistema de Gestão Sustentável pela LATEC/UFF (2017/atual), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011), pós graduação em Auditoria Fiscal e Tributária pela Universidade Gama Filho (2008) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atuou como contadora no CEFET-RJ (2009-2015), onde ocupou o cargo de subgerente de Gestão Contábil e Financeira (2010-2015).

Anderson Nunes Fraga

Mestrado em Ciências Contábeis, Especialização em Gestão Tributária, graduação em Ciências Contábeis. Professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense, polo de Volta Redonda. Pesquisador do Grupo de Pesquisa ARCONTE - Análise de Risco e Controladoria Estratégica

Mauro Silva Florentino

Doutorando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México - (UNINI-MX); Mestre em Ciências Contábeis - UERJ; Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Grande Rio; Professor Adjunto, do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM da Universidade Federal Fluminense em Macaé, Estado do Rio de Janeiro; de 2011 a 2013 atuei como Chefe do Departamento de Administração e Contabilidade de Macaé - MAC; de 2013 a 2016, atuei como Diretor do Instituto de Ciências da Sociedade - Macaé - ICM; de outubro de 2017 até outubro de 2019 atuei como Chefe do Departamen

André Cantareli da Silva

Pós-Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense, na Área de Concentração em Gestão, Produção e Meio Ambiente. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ na área de Desenvolvimento de Tecnologias Integradas a Produtos e Processos. Possui MBA em Gestão pela Qualidade Total pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Dário Bezerra de Andrade

Doutorando no PPGCCA - Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração na Fundação Universidade Regional de Blumenau - DINTER FURB/UFF; Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (PIGEAD) - UFF. Especialista em Gerência Financeira pela Unigranrio. Bacharel em Ciências Contábeis pela Unigranrio.

Carlos Enrique Guanziroli

Possui graduação em Economia pela Universidade Nacional de Buenos Aires- UBA(1975), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- COPPE (1983), Doutorado em Econômia - University College London- UCL (1990) e Pós Doutorado pela University of California UCSC (2003).

Andre Luiz da Silva Porto de Oliveira

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (1999), Graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2000), Graduação em Contabilidade pela Universidade Salgado de Oliveira (2020) e Pós-Graduação em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (1993). É professor da UNVERSO desde 2003 até a presenta data. Lecionou como professor substituto no Departamento de Direito Público da Universidade Federal Fluminense nos anos de 2007 a 2009. Foi professor de Direito da Faculdade Redentor (Itaperuna - 2018).

Alexandre Cunha Gomes

Doutor em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), MBA no Curso de Formação de Consultores com Habilitação em Finanças pela Faculdade Ideal em convênio com a Estratego - Centro de Educação Corporativa (2009) e Graduado Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2004). Professor do curso de Ciências contáveis da Universidade Federal Fluminense.

João Antônio Salvador de Souza

Possuo Doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano de obtenção 2020, Mestrado em Ciência Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ano de obtenção 2014, e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (FACCACI), ano de obtenção 2009. Atualmente sou professor Adjunto I e Chefe do Departamento de Contabilidade MCT/ICM (2021-2023) da Universidade Federal Fluminense - UFF - Campus Macaé. Também sou Coordenador de disciplina da CEDERJ.

Miriam Assunção de Souza Lepsch

Doutora em Ciências Empresariais (UMSA-AR), especialista em Gestão pela Qualidade- com ênfase na Área Pública - Universidade Federal Fluminense(UFF), bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da UFF- Departamento de Ciências Atuariais e Finanças, ministra as disciplinas de Contabilidade Pública e Contabilidade de Instituições de Previdência.

Márcio Marvila Pimenta

Professor efetivo da Universidade Federal Fluminense - UFF/ICM. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013-2015). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2006-2011). Experiência em auditoria nas empresas Deloitte, BDO e KPMG. Interesse de pesquisa na área de mercado financeiro com ênfase na discricionariedade contábil fornecida às empresas.

Erica Jann Velozo

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal Fluminense, regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Ivan Carlin Passos

Pós-Doutor (2015), Doutor (2011), Mestre (2004) e Bacharel (2000) em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e do Departamento de Ciências Contábeis, Campus Aterrado de Volta Redonda - R.J. (VCO), da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador da graduação em Ciências Contábeis e do MBA em Controladoria e Finanças do Centro Universitário Fundação Hermínio Ometto (FHO).

Jorge Vieira da Costa Junior

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela UFRJ (1993), Mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ (2001) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (eleita a melhor Tese de 2008). Foi aluno do Prof. Natan Szuster na Graduação e no Mestrado. Foi auditor independente em uma das big 4 (EY). Foi pesquisador da Fipecafi nos anos de 2006-2007. No ano de 2008, assessorou o então Diretor da CVM Eliseu Martins no processo de convergência das IFRSs no Brasil. É Prof. Adjunto da Graduação em Ciências Contábeis da UFF. Foi Prof.

Hugo Costa de Macêdo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), Universidade de Brasília (2012) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), respectivamente. Atualmente é professor no departamento de contabilidade da Universidade Federal Fluminense e atua em projetos de pesquisa com parcerias e fomentos de outras instituições de ensino superior e agências estatais.

Subscrever Ciências Contábeis