Arte

Publicação

Pesquisador

Italo Bruno Alves

Professor Associado II do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Regime de Dedicação Exclusiva, onde atua no Bacharelado em Artes e, como Professor Convidado, nas disciplinas "Tópicos em Interdisciplinaridade" e "Línguas, Linguagens, Códigos e Tecnologia" do Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão/UFF.

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira

Artista e professor titular do Departamento de Poéticas Contemporâneas da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Artes Visuais (História e Teoria da Arte) pelo PPGAV-EBA-UFRJ (2006), com estágio de doutorado junto à Universidade de San Diego (USD), Califórnia, Estados Unidos. Cursou Mestrado em Arte na Universidade de Nova York (NYU), Estados Unidos (1991) e graduação em Artes Visuais (pintura) na EBA-UFRJ (1978). É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), do qual foi o coordenador no período de 2008 a 2013.

Michele Pucarelli

Professor no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense(UFF). Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano PPGMC/UFF. Coordenador do Projeto de Extensão Universitário LIEX - Laboratório de Imagens Expandidas: fotografia, artes, redes e tecnologia (linktr.ee/liex.uff). Participa do Grupos de Pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF. Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro, 2020, GCO/UFF-IART/UERJ.

Wallace de Deus Barbosa

Professor e pesquisador do Departamento de Arte (GAT) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o quadro docente do bacharelado em Produção Cultural e do Programa de Pós Graduação CULTURA e TERRITORIALIDADES ? PPCULT ? IACS ? UFF. Doutor em antropologia pelo Museu Nacional (PPGAS-UFRJ, 2001) e Mestre em Artes Visuais pela Escola-UFRJ de Belas Artes ? UFRJ (1991).

Hélio Jorge Pereira de Carvalho

Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com dissertação acerca das possibilidades de montagem e reconfiguração proporcionadas pelos processos de criação multimidiáticos. Possui Graduação em Artes Visuais - Pintura (1986) e em Desenho Industrial (1982), ambas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professor Adjunto do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atualmente Coordena o Curso de Graduação em Artes (UFF).

Tania Cristina Rivera

Psicanalista e ensaísta. Trabalha em um campo multidisciplinar de reflexão crítica sobre a imbricação entre o sujeito e a cultura, movendo-se entre os terrenos da Psicanálise, da Filosofia, da teoria e da prática artística e literária. Explora o diálogo entre psicanalise e cultura ? arte, cinema e literatura ?, interessada principalmente em recolher e desdobrar propostas de delineamento do sujeito na cultura em nível micropolítico, tentando contribuir para se pensar questões de gênero e de descolonização do pensamento.

Gustavo Cruz Ferraz

Professor adjunto do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense/ICHS-VR. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), com período sanduíche como bolsista CAPES no Departamento de Filosofia da Universidade Paris VIII (2008), França. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Realizou Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (2012).

Pedro Cattapan

Psicanalista membro do Espaço Brasileiro de Estudos Psicanalíticos (EBEP) desde 2005. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, agraciado com bolsa CAPES, (2004) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2009) com estágio doutoral sob bolsa CNPq na Université Paris VII (2007). Concluiu estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica do IP-UFRJ, sob supervisão de Joel Birman (2017-2018).

Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e desde 2009 é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Em 2019, realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

Edimilson Antonio Mota

É professor Associado I do Departamento de Geografia da UFF Campos do curso de Licenciatura e atua nas disciplinas: 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia; 2. Geografia e Multiculturalismo. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado, e orienta os temas: Ensino de Geografia, Raça, Gênero, Religião, e Cidade. Está coordenador do Projeto do Programa Residência Pedagógica Capes/MEC. Coordena a Ludoteca Étnico-Racial Camilo José Gomes. Coordena a disciplina Currículo, do Curso Pedagogia EaD da UENF, pelo consórcio CEDERJ.

Subscrever Arte