Psicologia (Psicologia Clínica)

Pesquisador

Ana Carolina Monnerat Fioravanti

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Renata Theophilo da Costa Moura

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense desde 2017, coordena do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Política - NUPP e é membro do Núcleo Diretor da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFF- ACNUR- ONU. 
 Possui pós-doutorado em Teoria e Clínica Psicanalítica pela UERJ (2003-2004), doutorado em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise pela Université de Paris 7 -Denis Diderot (1996-2001), mestrado (1994) e graduação (1990) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.

Stephan Malta Oliveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), residência médica em psiquiatria pelo Instituto Philippe Pinel-RJ (2003) e Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2009), com ênfase em Musicoterapia de Improvisação e Perspectiva Desenvolvimentista no autismo; Doutorado em Saúde Coletiva, com ênfase em filosofia da psiquiatria, na neurobiologia, fenomenologia e antropologia da esquizofrenia - área de concentração: Ciências Humanas e Saúde - Instituto de Medicina Social - UERJ/2014.

Cidiane Vaz Gonçalves

Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense no campus de Rio das Ostras (UFF RO). Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na linha Família e Casal: Estudos Psicossociais e Psicoterapia. Cursou a especialização na modalidade Residência em Psicologia Clínico-Institucional pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/ IP/UERJ e graduou-se em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Ana Carolina Monnerat Fioravanti Bastos

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (2002). Mestre (2006) e Doutora (2011) em Psicologia pela linha Clínica e Neurociência, Departamento de Psicologia PUC-Rio. Pós Doutorada no grupo Interação Social e Desenvolvimento-UERJ (2014). Professora adjunta do departamento de Psicologia UFF-PURO. Professora Colaboradora da Pós Graduação em Psicologia Social UERJ. Tem interesse em psicometria e avaliação psicológica, mais precisamente na validação de instrumentos de medidas em Psicologia.

Maria Lídia Oliveira de Arraes Alencar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em psicanálise pela UFMG (2011). Atualmente é professora associada da Universidade Federal Fluminense.

Érica de Lana Meirelles

Doutora em Ciências pelo IBCFF/ UFRJ. Graduada em Psicologia pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia pela Santa Casa de Misericórdia-RJ e Mestrado em Psicologia Clínica e Neurociências pela PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com formação e experiência clínica em atendimento psicoterápico e treinamento em habilidades sociais.

Maddi Damiao Junior

Psicólogo. Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Pós-doutorado em Psicologia Médica e Psiquiatria pela UNICAMP (2006). Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, leciona Teorias e Técnicas Psicoterátpicas, Psicopatologia e Estágio Supervisionado. Avaliador ad hoc para cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (desde 2002).

Eduardo Henrique Passos Pereira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992).

Monica Maria Raphael da Roza

Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia de Rio das Ostras, doutora em História das Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1996). Foi consultora do Ministério da Saúde para a implantação da Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão no SUS (PNH/SUS) entre 2007 e 2011. A partir da pesquisa ?O apoio institucional na Política Nacional de Humanização?

Lúcia de Mello e Souza Lehmann

LUCIA DE MELLO E SOUZA LEHMANN É PROFA: ASSOCIADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF-RJ).DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO como BOLSISTA DO CNPq) . POS- DOUTORADO NA UNIVERSIDADE LUSÓFONA ULTH- LISBOA. FOI BOLSISTA CAPES DO PROGRAMA PRO_DOC NA UNIRIO.MESTRE EM PSICOLOGIA PELA PUC/RIO. PROFESSORA NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO.e MEMBRO DO CORPO DOCENTE DO MESTRADO PROFISSIONAL DIVERSIDADE E INCLUSÃO DO INSTITUTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.FOI MEMBRO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UFF.

Paulo Eduardo Viana Vidal

Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, pós-doutor pela UFRJ, professor-associado do Departamento de Psicologia da UFF, na graduação e no programa de Pós-graduação stricto sensu Estudos da Subjetividade. Psicanalista, movido e interrogado pelo real da clínica e pela atividade de ensino, faz pesquisas nas dobras entre psicanálise e filosofia, psicanálise e "cultura", tematizando os fundamentos da psicanálise, a clínica das psicoses, a história e a epistemologia da psicanálise, as relações desta com a psicologia clínica.

Abrahao de Oliveira Santos

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, projeto Gestão coletiva dos sonhos, sob supervisão do Prof. Dr.

Luciana Gageiro Coutinho

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ (2018).

Issa Leal Damous

Graduação em Psicologia (2000), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise: clínica e cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral (2010) na Université de Montréal (UdeM), bolsa CAPES. Residência em Saúde Mental (2001-2003), pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira e Hospital Municipal Jurandyr Manfredini, em convênio com o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ).

Francisco Leonel de Figueiredo Fernandes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é supervisor do Instituto Franco Basaglia e professor associado II da Universidade Federal Fluminense.

Marília Etienne Arreguy

Pós-doutorado em Sciences de l'Éducation pela Université Paris 8 - bolsista CAPES de março de 2017 a julho de 2018. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e Doutora em Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie pela Universidade de Paris Diderot (Paris VII) em 2008 (cotutela). Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999).

Marcelo Santana Ferreira

Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense. É professor do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense .Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, subjetividade, cidade, psicologia social e homossexualidade masculina.

Subscrever Psicologia (Psicologia Clínica)